O cadastro de status agora tem prioridade “Disponibilidade”:
A disponibilidade está lá para evitar que status cadastrado apenas para um fluxo específico apareçam na lista de status do “mudar status” de ocorrências normais sem fluxo.
O perfil de prestador agora tem Cadastro WEB > Service Desk > Fluxos de Operações, para dar permissão a esse cadastro.
– Cadastrar Fluxo
Para criar um fluxo acesse o manual MN 09_103.2017 – Manual Service Desk – Cadastro de Fluxo.
Observação sobre como funciona o fluxo:
Importante: Ocorrência com fluxo possui apenas o botão Mudar status/ Encaminhar, isso não pode ser alterado.
Para ocorrências com fluxo de status apenas
Para Alterar Fluxo (Cadastro > Service Desk > Perfil de Atendimento > Funcionalidades para ocorrências > Alterar Dados – Fluxo).
Essa opção permite que o usuário remova o fluxo atual da ocorrência (transformar em ocorrência normal), ou alterar o fluxo da ocorrência.
O primeiro passo é configurar o usuário para poder Alterar/ Excluir os fluxos de Ocorrências. Em Cadastro > Service Desk > Perfis de Atendimento, clique em editar do perfil:
Na aba Permissões – Ocorrências > Funcionalidades para ocorrência habilite os campos destacados (Alterar Dados – Solicitação e Divisão / Alterar Dados – Fluxo).
Para que o fluxo seja alterado, é necessário cadastrar uma nova solicitação seguindo os passos conforme mostra o manual Manual Call Center – Cadastro de Divisão e Solicitação.
É importante ressaltar que se não houver divisão cadastrada, faça o passo a passo inteiro do manual, mas caso já exista divisões cadastradas pode ser feito a partir do Cadastro de Solicitação.
Depois da divisão e solicitação cadastradas, poderão ser feitos os seguintes testes para saber se o fluxo está funcionando corretamente.
A) Para manter a Divisão e alterar apenas a Solicitação cadastrada recentemente, siga os seguintes passos:
Em CRM/ Service Desk > Consultar, coloque o número de uma ocorrência para efetuar a consulta:
Clique em Encaminhar:
Selecione a Solicitação e habilite o campo Contato de Cliente Visualiza essa narrativa?, em seguida clique em Salvar.
Será exibida uma caixa perguntando se deseja confirmar essa alteração, clique em OK:
Na narrativa estarão descritas as alterações feitas, inclusive o responsável pela mesma.
B) Para alterar o Fluxo de Ocorrência siga para CRM/ Service Desk > Consultar, insira o número da ocorrência desejada e clique em Alterar Dados.
Clique em Alterar Divisão e Solicitação, altere a divisão e a solicitação será alterada automaticamente.
Clique em Confirmar Alterações.
Em seguida retorne ao Alterar Dados e habilitando a opção Alterar Fluxo estarão disponíveis dois fluxos, o da divisão anterior e o da divisão atual.
Altere o fluxo e clique em Confirmar Alterações.
C) Para tornar a ocorrência normal (sem fluxo), siga para CRM/ Service Desk > Consultar, insira o número da ocorrência desejada e clique em Alterar Dados.
Habilite a opção Alterar Fluxo e clique em Desvincular Fluxo da Ocorrência.
Todas as alterações feitas estarão disponíveis no histórico da ocorrência:
Funcionalidade de Encaminhar para ocorrências com FLUXO DE STATUS apenas
Pode haver problemas ao seguir o fluxo de status, um exemplo é quando ocorre o imprevistos se o operador atual da ocorrência faltar ou a divisão estiver errada.
Para ocorrências com o fluxo de ocorrência, existe um encaminhamento de Divisão/ Solicitação/ Operador, que não causa mudança de status como é o encaminhamento habitual de ocorrências sem fluxo. Nessa situação será habilitado um botão conforme mostra a configuração a seguir:
Habilite no perfil a opção Encaminhar Ocorrências em Cadastro > Service Desk > Perfis de Atendimento, edite um perfil, na aba Permissões – Ocorrências > Funcionalidades para ocorrências.
Se a ocorrência estiver dentro de um fluxo, vai aparecer o botão Encaminhar ao lado do botão Mudar Status, clique nele.
Como exemplo, altere o operador e confirme as alterações.
Antes da alteração a ocorrência estava assim:
Alterando o operador não foi alterado nada no fluxo, a ocorrência foi apenas encaminhada para outro operador conforme mostra a imagem: