A funcionalidade “Roleta”, disponível nas configurações do Status, foi implementada para possibilitar a distribuição de várias ocorrências a uma determinada lista de Solicitações, conforme cada ocorrência é direcionada ao Status configurado.
Para acessar o status vá em Cadastros > Service Desk : Status, ao editar um status clique na aba Roleta. Para habilitar a opção clique em Encaminha para a Divisão e Solicitação Especifica. O número de ocorrências a distribuir é configurável na seção Funções, campo Ocorrências para distribuição.
Após a configuração correta da Roleta, é criada uma tabela interna no sistema contendo campos onde serão incluídas as respectivas ocorrências, respeitando a quantidade de ocorrências (informada no campo Ocorrências para distribuição) que deverão ser distribuídas às Solicitações selecionadas, e seu “Tipo de Distribuição”.
A ordem de distribuição é respeitada pelo número de ocorrências configurado na Solicitação (maior para menor). Caso o valor seja igual, é considerado o nome da Solicitação (ascendente).
Atenção: Caso houver alguma alteração na configuração da Roleta de um determinado Status, e caso já houver alguma ocorrência distribuída utilizando uma configuração anterior, o sistema irá considerar a nova configuração somente após a conclusão da distribuição das ocorrências da configuração anterior.
Regra de Encaminhamento
Existem dois tipos de regra de encaminhamento: Nenhum e Encaminha para a Divisão e Solicitação Específica.
-A opção Nenhum: desconsidera a regra de encaminhamento e desabilita a funcionalidade.
– A opção Encaminha para a Divisão e Solicitação Específica: habilita as configurações de distribuição para a Divisão e Solicitação específica.
Tipos de Distribuição
Existem dois tipos de distribuição de ocorrências disponíveis nas configurações da Roleta: Sequencial e Alternado.
Segue abaixo exemplos dos “Tipos de Distribuição” disponíveis, levando em consideração que serão distribuídas 10 (dez) ocorrências para 3 (três) “Solicitações” com as seguintes configurações:
Distribuição Sequencial
A distribuição sequencial define a sequência padrão de distribuição de ocorrências.
Ex.:
Distribuição Alternada
A distribuição alternada define uma alternância nas solicitações.
Seleção de Solicitações
Segue abaixo algumas regras a serem consideradas na seleção e configuração das solicitações:
Funcionalidades
Distribuição de Porcentagem
A funcionalidade “Distribuir porcentagem?”, disponível na tabela à direita das solicitações, efetua o cálculo automático do percentual de todas as “Solicitações” selecionadas, facilitando a configuração da funcionalidade.