O objetivo desse manual é esclarecer o conceito de SLA. |
SLA (Service Level Agreement) é o prazo acordado entre o cliente e a prestadora de serviço para o atendimento e solução das solicitações do cliente. Esse prazo é um valor em horas, relativo à abertura da ocorrência, e não uma data fixa.
Tipos de SLA
Como é determinado o SLA Existem diversas regras que podem ser cadastradas para setar qual o SLA da ocorrência. Ao abrir a ocorrência, o sistema faz um procura para determinar qual SLA deve usar (ou se precisa trocar o SLA atual). Essa busca é feita na hierarquia abaixo.
Assim que uma das regras é respeitada, o SLA é selecionado. Por exemplo, se a regra 1 for respeitada, o sistema seta o SLA de resposta e passa a procurar apenas alguma regra para setar o SLA de solução. O sistema precisa setar o SLA de resposta, e o de solução.
SLA Resposta: é contabilizada do momento de abertura da ocorrência até a primeira movimentação, levando sempre em consideração a Carga Horária e a Configuração de Status.
SLA Solução: é contabilizada se baseando na Carga Horária e na Configuração de Status as quais a ocorrência passou. Ao abrir a ocorrência, o sistema:
1 – É verificado se o contato tem SLA customizado (seta o SLA de resposta da ocorrência). Cadastros > Clientes > Contatos de Cliente
2 – É verificado se o cliente tem SLA customizado (seta o SLA de resposta da ocorrência). Cadastros > Clientes > Clientes aba Service Desk.
Para saber que horário essa carga respeita vá em Cadastros > Service Desk > Faixa de Horas(SLA):
3 – São verificados se existem alguns SLA de Contexto cadastrados de acordo com os dados da ocorrência (seta resposta e solução). Consulte o manual Manual Service Desk – SLA Contextos.
4 – Será verificado se a prioridade da ocorrência tem SLA customizado (seta resposta e/ou solução, de acordo com a regra da prioridade).
5 – Será verificado se a urgência da ocorrência tem SLA customizado (seta resposta e/ou solução, de acordo com a regra da prioridade).
6 – Utiliza-se o SLA da solicitação (padrão do sistema). Cadastros > Service Desk > Solicitações.
Importante: Se estiver usando o campo ORIGEM e a origem estiver cadastrada como alterar SLA, vai passar por cima de todos esses.
Algumas configurações fazem com que o SLA seja alterado em movimentações de ocorrência / alteração de dados da ocorrência:
– Alteração de Prioridade atualiza o SLA. – Alteração de Urgência atualiza o SLA. – Alteração de Solicitação atualiza o SLA para o SLA da solicitação atual.
Telas de detalhes de SLA No detalhe da ocorrência existe o resumo da situação onde podem ser encontradas três cores de sinalização Verde, Amarelo e Vermelho:
Ao clicar em um dos tipos de SLA, aparecem os detalhes:
Clicando no botão SLA (dentro da movimentação da ocorrência) irão aparecer os mesmos detalhes, com a adição que é possível ver o tempo decorrido pausado (em responsabilidade do cliente), que não contou contra o SLA. Chamamos isso de dependência do status.
Exemplo: SLAs SLA Solicitação = 48 horas SLA Contextos = 24 horas SLA Cliente = 16 horas SLA Abertura = 8 horas
O sistema dará prioridade sempre para a SLA que tem menos tempo para Solução.
Suponha que uma ocorrência seja aberta para SLA Criação de Manual, terá 48 horas para solução da mesma. Agora se a ocorrência for aberta para o cliente Chevrolet a solução da mesma terá de ser feita em 24 horas, pois foi configurada a regra no seu perfil. Dependendo da configuração da Carga Horária Personalizada ou a SLA de Contexto do cliente, o sistema dará prioridade a ela ignorando as regras cadastradas na solicitação. |