Pra que serve? Este manual tem como objetivo orientar em como realizar o cadastro das Divisões e Solicitações. As solicitações servem para definir uma ação ou necessidade de algum processo que será executado por algum departamento, todas as solicitações estão vinculadas a uma Divisão.
Pré-requisitos: Este manual não tem pré-requisitos, tudo que precisamos é simplesmente pôr a mão na massa!
Para iniciação do cadastro uma ordem deverá ser seguida, ou seja, cadastre primeiro a Divisão e depois a Solicitação. Antes mesmo do cadastro da divisão, podemos definir uma Divisão Macro e em seguida o Grupo de Divisão para melhor controle e ordem no cadastro.
Para isso vá em Service Desk > Cadastro > Menu Avançado > Divisões: Macro.
Ao acessar Divisões: Macro você irá se deparar com a tela abaixo:
Clique em Adicionar e você será redirecionado para tela abaixo.
Em Adicionar teremos dois itens.
Ao voltar pra tela de Macro Divisão: verá que a divisão estará disponível, caso você já tenha alguma Divisão criada anteriormente você irá conseguir visualiza-los aqui, como poderá criar uma nova Divisão ou editar alguma Divisão anterior.
Temos dois botões Editar e Mais:
Editar: Onde poderá ser editado ou alterado os itens Macro Divisão e o Chatbol de qualquer Divisão anteriormente já cadastrada.
Mais: Onde poderá ser copiado qualquer Divisão já cadastrada anteriormente para ser editado ou alterado os itens Macro Divisão e o Chatbol.
Para cadastrar o grupo da divisão vá em CRM/Service Desk > Cadastro > Menu Avançado > Divisões: Grupos, e clique em Adicionar grupo.
Ao acessar Divisões: Grupos você irá se deparar com a tela abaixo:
Em Adicionar teremos três itens.
Ao voltar pra tela de Grupo Divisão: verá que a divisão estará disponível, caso você já tenha algum Grupo criado anteriormente, você irá conseguir visualiza-los aqui, como poderá criar um novo Grupo ou editar algum Grupo anterior.
Em seguida vá em CRM/Service Desk > Cadastro > Divisões.
Ao acessar Divisões você irá se deparar com a tela abaixo:
Clique em Adicionar Divisão e você será redirecionado para tela abaixo.
Na tela que será aberta, os seguintes campos estarão disponíveis para preenchimento:
Ao finalizar o cadastro clique em Salvar.
Após o término do cadastro da Divisão, vamos iniciar o cadastro da Solicitação.
Agora vamos em Service Desk > Cadastro > Solicitações, para criar uma nova solicitação, em seguida clique em Nova Solicitação:
Após seguir o caminho clique na opção Nova Solicitação que irá aparecer como demonstra na imagem abaixo.
Em Nova Solicitação teremos quatro abas:
Na aba Dados Principais: temos seguintes sub-itens, Solicitação, Ativa, Divisão, Código, SLA de resposta, SLA de soluções, SLA de contorno, Exibir Alerta na abertura se o cliente já abriu OC com esta Solicitação, Exibir descrição na tela de movimentação de ocorrências, Marcar a Ocorrência como tipo, Descrição, Variável, Utilizar Fluxo de Status, Status Inicial, Documentos associados e Scripts e Orientações Avançadas.
Importante: mais utilizado quando o sistema está em módulo Service Desk.
Obs.: a partir da versão 2017.01, estão disponíveis as variáveis destacadas para abertura de ocorrência.
Na aba Permissões: temos seguintes sub-itens Permite Seleção de Produto na Abertura de Ocorrência, Permite Categorizar na Abertura de Ocorrência, Permite Prazos na Ocorrência, Permite que quem abriu a ocorrência também opere na mesma, Permite abrir Ocorrências com esta solicitação e Limite em dias para permitir reabertura da ocorrência.
Na aba Problemas: temos somente um sub-item Problemas encerrados nesta solicitação também encerram as ocorrências vinculadas com status.
Na aba Abertura de E-mail: teremos três sub-item, Esta será uma Solicitação de Triagem, Abertura de Ocorrência através do e-mail e Esta Solicitação obedece a uma Triagem.
Ao finalizar o cadastro clique em Salvar, em seguida aparecerá a seguinte mensagem.
Quando e inserida uma Nova Solicitação.
Quando foi modificada uma Ocorrência.
Agora poderemos consultar o cadastro da solicitação através das seguintes formas: Informando apenas alguns dados e selecionando alguns filtros de busca:
Ao consultar o cadastro da Solicitação irá aparecer da seguinte forma.
Click no botão Enviar: teremos vários itens como ID, Editar, Excluir, Ativo, Copiar, Macro Divisão, Grupo da Divisão, Divisão, Solicitação, Código, SLA de Resposta, SLA de Solução, SLA de Contorno, Status Padrão, Fluxo, Status Inicial Fluxo, Permite Seleção Produtos, Permite Categorizar ITIL, Permite Prazos, Permite que o Solicitante Opere, Permite abrir Ocorrências com esta Solicitação, Permite escolher status e OC’s .
São todos itens indicativos, mostrando o que está ativo ou não, o que podemos fazer ou não e qual status ou situação da solicitação.