O sistema Multidados consegue trocar informações com sistemas de terceiros como, por exemplo, os sistemas de empresas de análise de crédito (como SERASA e SPC) dentre outros sistemas. Esta comunicação é feita pela Integração.
SOAP é um protocolo usado para fazer a comunicação. Ele tem regras mais formais. REST é um padrão de desenvolvimento, mais livre e mais recente do que o SOAP. Para ver mais sobre ambos veja este artigo.
A Multidados tem Integrações já prontas com sistemas parceiros, geralmente usando SOAP. Caso não haja uma implementação para o que você deseja, você pode ver com a consultoria sobre o desenvolvimento de um projeto adequado às suas necessidades.
A movimentação de Ocorrência pode chamar uma integração através de um Status. No cadastro do Status, há a aba Integração Externa, onde se define a integração. Se você não puder acessar a aba, como na imagem abaixo, entre em contato com o Suporte da Multidados.
O primeiro campo, Ativar integração externa neste Status?, habilita a integração para o status, se este campo não estiver selecionado, os outros campos ficarão desabilitados, não permitindo edição.
Em seguida, há o campo Método de Ativação, em que o usuário pode escolher como realizar a integração. Há várias integrações pré-cadastradas no sistema. Verifique a lista de opções que o campo apresenta.
Este campo é importante, pois é nele que se define se a integração nova é REST ou SOAP:
No exemplo a seguir, para cadastrar uma integração REST em um Status, eu escolhi o Método de Ativação “Ativar pop-up com URL de retorno”.
O campo “Texto do Botão” é onde você define um texto para saber que aquele botão vai chamar este integração.
O campo “Método de envio de dados” é onde se define como os dados serão transferidos, se por GET (expondo os dados na URL) ou por POST (camuflando os dados). Este campo aparece para qualquer método de ativação, independente se é SOAP ou REST.
O campo “URL da integração externa” é onde se coloca o caminho de onde está o arquivo que mexe com a integração. O Suporte ou a Consultoria da Multidados poderá lhe informar esta URL.
Por fim, há uma área em que se faz a correspondência de campos para a integração. Do lado esquerdo, são os parâmetros que a integração exige, são os nomes dos dados que a empresa terceirizada vai reconhecer. Do lado direito, são os campos que contém os dados do banco de dados do sistema Multidados ou com valores fixos, definidos no cadastro da integração no status.
Vejamos melhor com um exemplo:
Neste caso, o primeiro dado que o sistema externo vai receber é do parâmetro empresa, que tem um valor fixo “Multidados”.
Já em seguida, o sistema externo recebe o parâmetro ocorrência que se corresponde com o campo N º, que é o número da ocorrência.
É possível incluir mais campos (botão Adicionar nova linha, acima) e excluir também (pelo campo X da linha ou selecionando o campo no final da linha e depois de marcar os campos desejados, clicar no botão Remover Selecionados).
Feito tudo isso, basta clicar no botão Salvar para guardar tudo o que se configurou.
Para o caso de adicionar uma integração que usa SOAP, o exemplo a seguir usa o método de ativação “Utilizar NuSOAP para integração”.
Conforme a imagem a seguir, há poucas diferenças com o caso anterior demonstrado aqui, que usa integração REST:
Depois de se definir a correspondência entre os campos para o envio de dados, você poderá salvar as configurações do status.
Ao movimentar uma ocorrência (Operar OC), você escolhe o status com a integração desejada e salva as informações.
O sistema vai apresentar a resposta da integração e na narrativa da Ocorrência movimentada.