Integração é a comunicação entre sistemas usando webservices, ou seja, serviços disponíveis pela internet que processam e transmitem dados.
Por exemplo, o nosso sistema quer gerenciar os clientes que estão com dívidas no SERASA ou SPC, o nosso sistema CRM busca as informações no sistema do SERASA e do SPC através de uma integração.
Há dois tipos de integração: SOAP, que veio primeiro, e REST, mais recente. Ambas são igualmente úteis, cada uma mais adequada a certos casos.
Outro termo que aparece muito neste manual é “API”, uma sigla em inglês que significa uma interface de programação de aplicação. Por ser uma interface, a API cria padrões lógicos de programação para se comunicar com outro sistema, seja pegar informações de clientes com outra empresa ou até usar a câmera do celular, sendo o sistema operacional do celular um outro sistema também.
SOAP é um sistema de protocolo de comunicação padrão que permite que processos usando diferentes sistemas operacionais, como Linux e Windows, se comuniquem via HTTP e XML. As APIs baseadas em SOAP foram projetadas para criar, recuperar, atualizar e excluir registros como contas, senhas, leads e objetos personalizados.
As APIs SOAP aproveitam as vantagens de criar protocolos baseados na Web, como HTTP e XML, que já estão operando em todos os sistemas operacionais. É por isso que seus desenvolvedores podem manipular facilmente os serviços da Web e obter respostas sem se importar com o idioma e as plataformas.
Um estilo arquitetônico que define um conjunto de recomendações para o design de aplicações que usam o protocolo HTTP para transmissão de dados.
As diretrizes dessa API permitem que os desenvolvedores implementem os detalhes necessários de acordo com suas próprias necessidades. Os serviços da Web criados seguindo o estilo de arquitetura REST são chamados RESTful Webservices.
O SOAP expõe componentes da lógica do aplicativo como serviços, e não como dados. Além disso, opera por meio de diferentes interfaces.
Já o REST, por outro lado, opera por meio de uma interface consistente para acessar os recursos nomeados. É mais usado quando se publica uma API pública pela Internet.
Simplificando, o REST acessa os dados enquanto o SOAP executa operações por meio de um conjunto mais padronizado de mensagens. Ainda assim, na maioria dos casos, tanto REST como o SOAP podem ser usados para obter o mesmo resultado (e ambos são infinitamente escaláveis), com algumas diferenças na forma como são configurados.
Os tópicos abaixo vão ajudar a entender o embate REST x SOAP:
Já há alguns anos REST tem sido a escolha mais popular dos desenvolvedores para criar APIs. É possível encontrar muitos exemplos, especialmente porque todos os grandes sites de mídia social fornecem APIs REST para que os desenvolvedores possam integrar perfeitamente suas aplicações à plataforma.
Essas APIs também vêm com documentação detalhada, onde se podem obter todas as informações necessárias para extrair dados da API. Conheça alguns benefícios: