O Chatbot é um atendente automatizado para WhatsApp e webchat, ele direciona o cliente para solicitações com atendentes humanos.
Em Configurações Proprietárias, há uma opção para ativar o Chatbot, e assim fazer aparecer a opção de Configurações do Chatbot no Menu Principal.
Primeiramente, é necessário cadastrar um usuário onde seu código deverá ser integra.chatbot, esse usuário será responsável por fazer uma integração completa do menu, assim evitando erros. Acesse: CRM > Cadastro > Usuários.Clique no botão para adicionar usuário, e como dito acima, preencha da seguinte maneira:
Lembre-se de selecionar que este usuário opera ocorrências.
Atualmente, só o usuário Multidados tem acesso à página Configurações do Chatbot (CRM > Parametrizações > Configurações do Chatbot).
Na tela de Configurações do Chatbot, há muita coisa a se fazer e configurar, desde os critérios para identificar um cliente, informações solicitadas para cadastrar um cliente como anônimo, as perguntas para fazer a triagem da solicitação, os horários de funcionamento, aceitação de termo de uso, entre outros.
Vamos mostrar as funcionalidades aba por aba, no momento.
Nesta primeira aba, o usuário pode definir um nome para o bot, que irá aparecer para o cliente.
O Termo de Uso é uma configuração opcional. É um arquivo de texto (do formato PDF ou Word) contendo as regras de uso dos dados de clientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados. Ao escolher o arquivo, o sistema habilita dois campos de texto:
O campo URL Chatbot Web contém a URL que redireciona o cliente para o webchat, logo depois de clicar em algum botão de chat, definido em Parametrizações > Chat > Código HTML.
O chatbot também pode fazer o controle de horário de funcionamento. O usuário define os horários em que o chatbot vai estar disponível para atender e encaminhar os clientes aos operadores. Há uma tabela com horários de início e término, de domingo a segunda-feira, além de uma mensagem que o chatbot irá exibir quando for fora do horário de atendimento. Para ativar ou desativar esta funcionalidade, basta usar o campo de seleção checkbox.
Para definir os horários de forma eficiente:
Nesta parte da página é onde o usuário pode definir a forma como o chatbot vai encontrar o cliente na base e cadastrar clientes novos, os anônimos.
Os clientes pré-cadastrados foram incluídos no sistema por vários meios, como cadastro na tela Clientes CRM, na abertura de OC, OC aberta por e-mail, através de integração externa. Geralmente, são os clientes de pós-venda.
Já os clientes anônimos não foram identificados pelo chatbot, que pede informações para cadastrá-los na base de dados.
Tanto para clientes pré-cadastrados como para anônimos, os critérios de identificação estão numa lista de seleção múltipla, contendo Telefone, E-mail, CPF/CNPJ e Código Auxiliar. A ordem de escolha dos campos define a ordem que o chatbot vai perguntar para o cliente. O usuário pode escrever as perguntas sobre cada campo escolhido.
Quando o cliente usa o WhatsApp, o chatbot já consegue perceber o número de celular, não precisando perguntar sobre o número de celular para o cliente. Porém, para o cliente anônimo, o chatbot pergunta.
O Código Auxiliar é um código que representa um código arbitrário seguindo o modelo de negócio da empresa, por exemplo um número de prontuário, para clínicas médicas.
Para clientes anônimos, estes campos escolhidos são usados para preencher os dados para cadastro. Além desses campos, o chatbot sempre vai perguntar o nome do cliente. Se o usuário preferir desabilitar esta opção, é só desmarcar o campo de seleção checkbox correspondente.
Aqui contem as perguntas sobre os níveis de atendimento (Macro, Grupo de Divisão, Divisão e Solicitação) e sobre o projeto ou empreendimento que o cliente possui. O chatbot faz perguntas quando há mais de uma resposta possível, por exemplo, se o cliente possui pelo menos dois projetos. Quando, só há uma resposta encontrada, ela será usada por padrão.
Sobre os níveis de atendimento, vejamos um exemplo de uma árvore de atendimento:
Vejamos um exemplo:
Um cliente que mora num empreendimento deseja a 2ª via do boleto. Ele navegaria pelo menu de opções da seguinte forma: Empreendimentos Residenciais (Grupo de Divisão) > Administrativo (Divisão) > 2ª Via de Boletos (Solicitação), assim passando por todos os níveis.
Já outra pessoa quer falar com a Assessoria de Imprensa. O fluxo de opções no WhatsApp da pessoa é Outros (Grupo de Divisão) > Assessoria de Imprensa (Solicitação).
Como o grupo Outros só tem uma divisão WhatsApp – Outros, o chatbot já define esta divisão sem perguntar, mas pergunta a solicitação porque são 3 nesta divisão.
O campo Habilitar regra de PRÉ/POS, permite ocultar as solicitações marcadas como Pós-Venda para clientes que não são de Pós-Venda. Estes clientes apenas acessam as solicitações de pré-venda ou que não tenham nenhuma definição neste sentido (Pré ou Pós-Venda).
OBS: Ao ativar o campo Habilitar regra de PRÉ/POS apenas clientes cadastrados com a categoria CLIENTES irão para as solicitações de pós-vendas.
Nesta seção, o usuário pode escrever as mensagens que vão aparecer em várias partes do fluxo de atendimento, desde boas-vindas até o encerramento.
Aqui é onde o usuário escreve os textos dos botões Reiniciar Atendimento, Encerrar Atendimento e Falar com Atendente.
Caso a árvore de atendimento apenas possua uma única solicitação, o chatbot já encaminha o usuário para a roleta de atendimento diretamente, sem mostrar os botões.
Sempre no lado direito da tela de Configurações do Chatbot tem uma lista de variáveis disponíveis para serem usadas nos campos de Mensagens.
As variáveis são úteis para escrever conteúdos dinâmicos, como o nome do robô, o nome do cliente, número da ocorrência, link do termo de uso. São informações que podem mudar facilmente. Maria está sendo atendida pela ocorrência 200 e Joaquim está sendo atendido pela ocorrência 201, por exemplo.
No cadastro de Solicitação tem configurações que são usadas pelo Chatbot, algumas funcionalidades novas.
O campo Nome visível no chatbot, que está logo abaixo do campo Divisão, é onde o usuário define o nome com que a solicitação irá aparecer no sistema e pode ser diferente do nome real da solicitação. Isso é para fornecer um nome mais amigável e mais compreensível para cliente.
Neste campo, é possível definir a ordem da solicitação na lista. Por exemplo: 1 – 2ª Via de Boleto, 3 – SAC. Cada nome poderá ter uma classificação, que é indicada no começo da linha pela sequência: número da ordem > espaço > hífen (traço) > espaço > nome da solicitação para o menu de opções. Esta informação não aparece para o cliente no WhatsApp, apenas o nome em si, como 2ª Via de Boleto e SAC, no nosso exemplo.
Caso um nome não tenha a indicação de ordem, a solicitação irá aparecer após as solicitações com o número de ordem, porém segue a ordem de criação da solicitação. Por exemplo, na ordem de criação das solicitações (ordem dos IDs) que estão na mesma divisão e que atendem chat:
3 – Comercial
Acordo Financeiro
1 – 2ª Via de Boleto
SAC
2 – Assistência Técnica
No menu de opções no sistema, essas solicitações:
2ª Via de Boleto
Assistência Técnica
Comercial
SACImportante: caso em alguma etapa, o chatbot duplique as opções, volte e olhe os cadastros de divisão e solicitação, possivelmente haverá duplicadas.
Esta aba apresenta as configurações de chat que a solicitação pode ter.
Aqui, o usuário escolhe qual a ação que o chatbot vai executar sobre a solicitação.
O campo Chatbot: Mensagem de encerramento é onde o usuário escreve uma mensagem que será exibida após o operador encerrar o atendimento com o cliente.
Agora, sobre os campos a seguir, só é possível escolher um deles, ao escolher o outro, o sistema limpa os outros campos desta aba, com a exceção do campo da mensagem de encerramento.
Esta opção ficará disponível sempre que houver uma integração, irá apresentar a seguinte lista:
Atenção para as seguintes configurações, na flag apresentada acima, você irá limitar os dias/meses em que o chatbot irá apresentar os boletos vencidos. Como funciona: O chatbot irá pegar a data vigente e irá subtrair a quantidade de dias que será preenchido na opção “Boletos vencidos há mais de” e comparar com a data de vencimento do boleto.
Exemplo: Se hoje é dia 12, e eu preenchi para apresentar boletos vencidos há mais de 6 dias e o boleto venceu no dia 05, o chatbot irá puxar todos os boletos vencidos a partir do dia 05.
1. Configurar a URL de integração com o mega;2. Habilitar o GetdesvOC 107456 3. Habilitar a client var portal_cliente_integra_mega_financeiro.
Ao selecionar a opção de antecipação de parcelas no chatbot, ele irá trazer uma lista das 3 ultimas, apenas as 3 últimas que hoje é um padrão:
1.Parcela 012.Parcela 023.Parcela 03
O cliente selecionou a número 1, então ele digita 1 no chat e envia a mensagem;Automaticamente o chatbot irá perguntar se ele deseja antecipar mais parcelas, caso a resposta seja afirmativa, o chatbot irá trazer a lista subtraída da parcela selecionada anteriormente, nesse caso:
1.Parcela 022.Parcela 03
E assim sucessivamente até que seja finalizada essa lista.
Ele irá concatenar o valor em um único boleto, assim como é feito via portal de clientes.
Sobre o desconto, esse assunto não é tratado pela Multidados e sim com o MEGA.
A transcrição do chatbot aparece apenas a transcrição do chat atual (Obs: se o chat for ativo não tem transcrição então não aparece nada.)
IMPORTANTE : 1. Caso os operadores recusem a solicitação de chat, o mesmo será encerrado e logo em sequência será aberto uma ocorrência;2. Caso passe o tempo de 30 minutos (tempo máximo que garantimos) sem interação, o chat é encerrado e será aberto uma ocorrência para que seja realizado o atendimento ativo posteriormente!lembrando que isso não é o sistema quem faz, ou seja, é uma limitação.
Para o uso de Campos Adicionais é necessário habilitar esse campo em CRM>Cadastro>Menu Avançado>Campos Adicionais>Ocorrências.
Preenchendo os seguintes campos conforme a imagem abaixo.
Depois de feita a configuração necessária, estará disponível o campo adicional dentro do ChatBot conforme a imagem abaixo.