Esta Instrução de trabalho tem a finalidade de mostrar passo a passo a configuração para a integração do CRM com a ferramenta de assistência técnica Mobuss.
Nestes tópicos estão inclusas ações de configuração, assim como ações pertinentes ao processo de implantação utilizadas pela equipe da consultoria.
O Mobuss é um sistema para gestão de obras com diversas funcionalidades e comercializado pela parceira TECLOGICA. Uma das funcionalidades é gerenciar o processo de assistência técnica de empreendimentos. Assim como o CRM, o Mobuss também atende por ordem de serviço (Ocorrência).
Cada ordem de serviço tem sua própria numeração e passa geralmente pelos processos básicos de abertura de solicitação (ordem de serviço), vistoria da unidade, execução do reparo e encerramento. Mais detalhes no link do fornecedor: https://www.mobussconstrucao.com.br/.
O objetivo básico é fazer com que as equipes envolvidas utilizem apenas um único sistema. Por exemplo: O cliente entra em contato com a central de relacionamento reclamando de um problema em seu apartamento. A central de atendimento registrará o pedido do atendimento APENAS no CRM. Após esse processo, em uma determinada etapa do processo, o CRM integra com o Mobuss e cria um registro de atendimento (ordem de serviço) para o mesmo Cliente/Empreendimento/Bloco/Unidade. O técnico, por sua vez, receberá o atendimento e atenderá o cliente apenas no Mobuss e o CRM poderá receber “comentários” das ações do Mobuss até o seu encerramento.
No CRM, temos um desenvolvimento padrão definido para envio de dados para o Mobuss. No Mobuss, não existe essa integração pronta, cada cliente solicita a integração em um formato, e a Mobuss cria o processo de forma exclusiva de acordo com a necessidade de cada cliente. Por este motivo, uma das primeiras ações com o cliente é definir, em parceria com a equipe da Teclógica/cliente, qual será o método de integração. Basicamente, há três formatos de integração:
Nesta situação, é o CRM que integra a abertura de solicitações ao Mobuss. A ocorrência é aberta no CRM, integra-se com o Mobuss e pode receber comentários com a evolução do atendimento do Mobuss.
Neste formato, o CRM não executa nenhum envio de dados para o Mobuss. As ocorrências são abertas e atendidas diretamente no Mobuss e o mesmo (utilizando nossos Webservices Soap ou Rest) envia ao CRM requisição de abertura de ocorrência apenas para registro do atendimento.
Esse é o processo mais completo, onde tanto o CRM pode criar ordem de serviço no Mobuss, como o Mobuss poderá criar ocorrências no CRM.
Nota: Se o método de integração for o “B”, não haverá nenhuma configuração de integração por parte da Multidados.
Faremos apenas a configuração da URL de integração e daremos apoio à equipe técnica Teclógica na utilização dos Webservices SOAP ou REST.
CRM>Parametrizações>Mega CRM>Integração com o Mobuss.
Neste local, serão configuradas as URLs de conexão que serão fornecidas pelos MOBUSS.
Nota 1: Durante o processo de implantação, devem ser inseridos no CRM apenas os dados de homologação do Mobuss.
Nota 2: Código do Status de Falha de Integração, deve ser criado um status de falha e código deve ser colocado neste local.
Nota 3: Quando o CRM tem o Mobuss integrado, o sistema muda o comportamento de busca do parâmetro “Cod_projeto”. Normalmente nesse campo é informado o código do contrato, mas o Mobuss não tem conhecimento desta informação. Por este motivo, neste parâmetro, o Mobuss nos enviará o “número da unidade”, e o CRM também fará a busca pela unidade e não pelo código do projeto.
As URLs de produção serão fornecidas pelo Mobuss após validado todo o processo em homologação e devem ser inseridas apenas no momento do Go Live do sistema:
Pontos de integração. Toda integração de envio de dados ao Mobuss é efetuada via movimentação de ocorrência selecionando um status específico.
É possível configurar status para os itens abaixo, e para cada ação, deve ser utilizado um status específico:
a) Abrir ordem de serviço no Mobuss (COD. MOBUSS_ISA).
b) Incluir comentário em ordem de serviço no Mobuss (COD. MOBUSS_ICSA).
c) Incluir um pedido de agendamento de vistoria no Mobuss (COD. MOBUSS_IVV).
d) Efetuar o encerramento de ordem de serviço no Mobuss (COD. MOBUSS_SRSA).
Nos status de integração, também há a necessidade de configurar a aba de “Integração Externa”.
Atenção: O IdUnidade deve ser configurado conforme imagem acima, é ele que faz o vínculo com a unidade correta no Mobuss.
Deverão ser informados à Mobuss todos os parâmetros que serão utilizados na API Rest para:
Nota 1: O parâmetro “bloqueio_incluir_cliente = T” deve ser obrigatório para evitar que um cliente seja criado no CRM caso os dados enviados pelo Mobuss não sejam identificados em nossa base de dados.
Nota 2: Na situação de não encontrar os dados, deve ser analisado os dados enviados pelo Mobuss e identificar o motivo de ainda não existirem no CRM.
Nota 3: Geralmente, o cadastro do cliente é feito apenas no Mega, por este motivo, é importante este bloqueio de criação de cliente em caso de divergência nos dados do cliente.
Quando o Mobuss envia uma requisição de abertura da ocorrência no CRM, ele utiliza o número da ocorrência gerada para alterar a numeração da ordem de serviço do lado Mobuss.
Por este motivo, o único retorno que o webservice deve ter é o número da ocorrência.
Para efetuar essa configuração, acesse:
“CRM>Parametrizações>Geral>Webservice>”