Pra que serve? A finalidade desse manual e orienta e instruir com o item de vendedores de ocorrência, que serve para identificar o responsável pela venda da ocorrência. Quando é habilitado esta função o Vendedores de ocorrência, apenas o vendedor ou algum administrador com perfil de atendimento, podem mudar o status ou alterar os dados da ocorrência.
Pré-requisitos: Para este manual será preciso que se tenha o perfil de administrador ou próprio vendedor, que esteja habilitado a função dentro do perfil de atendimento atual.
Obs.: Ao contrário do campo de “operador atual”, que é alterado cada vez que um novo operador muda o status da ocorrência, o campo “vendedores de ocorrência” é persistente – Mesmo que um operador mude o status da ocorrência, o vendedor permanece o mesmo, a não ser que o vendedor ou algum administrador com perfil suficiente altere os dados e troque ou remova o vendedor.
Essa função está presente nos módulos CRM ou Service Desk / Cadastro/Perfil de Atendimento na Aba Permissões-Ocorrências, item Vendedores de ocorrência.
Na Aba Permissões-Ocorrências, no item Vendedores de ocorrência., teremos os seguintes sub-itens; Pode ser machado como vendedor de ocorrência, Pode operar ocorrências de outros vendedores, Pode alterar o vendedor atual da ocorrência (em alterar dados), Opera e visualiza apenas as ocorrências que estão marcado como vendedor e Pode alterar a hierarquia de vendas da ocorrência (em alterar dados).
Neste item Vendedores de ocorrência, apenas habilitaremos ou selecionaremos os três primeiros sub itens seguindo essa ordem, Pode ser marcado como vendedor de ocorrência, Pode operar ocorrências de outros vendedores e Pode alterar o vendedor atual da ocorrência (em alterar dados).
Marcando ou habilitando essa opção, permite que o perfil tenha as configurações necessárias como vendedor.
Marcando ou habilitando essa opção, permite que o perfil tenha as configurações necessárias opera as ocorrências de outros vendedores.
Marcando ou habilitando essa opção, permite que o perfil tenha as configurações necessárias para altere o vendedor de uma ocorrência de outro vendedor.
Obs.: Lembrando que em CRM ou Service Desk / Cadastro / Perfil de Atendimento na Aba Permissões-Ocorrências, item Vendedores de ocorrência, podemos cria um novo perfil ou editar independente qual seja podemos habilitar ou desabilitar, quando criamos um novo perfil, por padrão (default) todas as opções ficam desabilitado.
Para determinar se o status é de venda ou não, edite o status em CRM ou Service Desk / Cadastro / Status na aba Dados Principais habilitaremos os seguintes sub itens.
a) Ao entrar nesse status o operador atual é designado como vendedor da ocorrência.
b) Ação vendedor da ocorrência.
Selecione a ação a ser respeitada, podendo ser:
ALOCAR: Marca o vendedor da ocorrência.
DESALOCAR: Desmarca o vendedor da ocorrência.
c) Ao entrar nesse status, a ocorrência fica disponível para integração de CRM multidados externo.
d) Ocorrências nesse status exibem o seguinte alerta ao entrar na tela de mudar senha.
Exemplo: O operador atual é designado como vendedor da ocorrência.
Obs.: Por padrão(default) já estará em branco, deixa em branco para não exibir alerta.
Existe uma regra chama Limite Ficha Alocada, que determina a quantidade máxima de ocorrências que o vendedor pode operar em cada divisão. Se essa opção estiver habilitada, o sistema fará um controle para alocação de acordo com o número estipulado nessa regra. Caso contrário, o sistema não terá limite, e um vendedor poderá ser alocado livremente.
Obs.: Para maiores detalhes dessa regra, por favor consultar o Manual Service Desk – Ficha Alocada
Como já citado no item 2 desse manual (2. Vendedores de ocorrência.), o administrador ou vendedor terão que está habilitado ou selecionado as opções dentro seu perfil, Pode ser marcado como vendedor de ocorrência, Pode operar ocorrências de outros vendedores e Pode alterar o vendedor atual da ocorrência (em alterar dados).
Para ter o acesso à funcionalidade de trocar ou remover o vendedor da ocorrência através da opção Alterar Dados.
De acordo com o que estiver ou foi habilitado no perfil de atendimento, os usuários irão operar da seguinte forma:
a) O Perfil de operadores possui apenas a opção Pode ser marcado como vendedor. Isso garante que eles realizem vendas e não acessem ocorrências que já tem vendedores.
b) O Perfil do responsável não tem a opção Pode ser marcado como vendedor, pois ele não realiza vendas. Mas terá as opções Pode operar ocorrências de outros vendedores e Pode alterar o vendedor atual da ocorrência (em alterar dados), para que seja possível dar sequência ou continuidade no fluxo da ocorrência.
c) O Perfil do administrador/supervisor tem as três opções, Pode ser marcado como vendedor, Pode operar ocorrências de outros vendedores e Pode alterar o vendedor atual da ocorrência (em alterar dados), para realizar edições e correções, além de sendo possível fazer as alteração e criações dos perfis.
d) Também é possível alterar o vendedor em lote em CRM ou Service Desk / Funcionalidades / Ações Avançadas/ Ações em lote / Alterar Dados em lote.
e) Caso o botão não esteja disponível, será necessário habilitar no perfil de atendimento, para isso vamos em CRM ou Service Desk / Cadastro /Perfil de Atendimento, na hora da criação de um novo perfil ou na edição de algum perfil existente na aba Permissões – Ocorrências no item Funcionalidades para ocorrências habilitando ou selecionado o sub item Alterar Dados de ocorrências em Lote.
O campo Vendedor de Ocorrência está disponível para todas as listas, agrupamento de resumo e agrupamento de dashboards, você consegue essa configuração em CRM ou Service Desk / Cadastro/Menu Avançado / Gerador de Relatórios / Campos Adicionais de Ocorrências no item Filtros.
E o filtro Vendedor da Ocorrência está disponível para os filtros do sistema:
Os vendedores tem a opção de receber e-mail.
Obs.: Para maiores detalhes acessar Service Desk – Envio de e-mail para responsável do chamado.
É possível também alocar/deslocar vendedores via Roleta de Distribuição.
Obs.: Para maiores detalhes acessar Service Desk – Roleta de distribuição para Alocação de Vendedor.
Service Desk – Ficha Alocada
Service Desk – Envio de e-mail para responsável do chamado
Service Desk – Roleta de distribuição para Alocação de Vendedor