Service Desk – Campo Adicional – Exibir observação especial ao encerrar
Este manual tem como objetivo apresentar passo a passo como adicionar um campo adicional para exibir uma observação especial ao encerrar a ocorrência. Esta opção esta disponível tanto para cadastros já existentes ou para os novos.

Para inserir a funcionalidade “Exibir observação especial ao encerrar” no cadastro ou edição do campo adicional – ocorrência vá em: Cadastros > Service Desk > Ocorrências: Campos Adicionais.

Se desejar editar um campo existente, selecione os filtros disponíveis, ou clique direto em Enviar.

E serão exibidos os campos existentes conforme a imagem a seguir:

O exemplo que será utilizado é de um novo campo, para isso clique em Novo Campo Adicional. Dê um nome e um código para esse campo.

Em Contextos selecione somente a opção Encerramento de ocorrência, para que esse campo seja disponibilizado apenas no enceramento da ocorrência.

Em Extras selecione a opção Exibir observação especial ao encerrar.

Ao habilitar o campo uma nova caixa será aberta, insira o nome para o campo e salve.

Esse campo estará disponível na opção Encerrar.

E Operar Oc.

Existe também a possibilidade de colocar um texto fixo na observação, para isso volte no campo adicional criado e clique em Editar.

No campo Tipo selecione a opção Número Inteiro.

No campo Contextos selecione também a opção Movimentação de Ocorrência.

Em seguida preencha o campo Exibir observação quando o campo possuir o valor com um código e insira um texto padrão.

O valor que irá gerar a observação deverá ser preenchido em qualquer movimentação anterior ao encerramento. Se o campo não estiver preenchido não gerará a mensagem no momento do encerramento. Foi feita uma movimentação e preenchida com o valor configurado no campo.

Neste exemplo o valor é o número ‘10’:

Na próxima movimentação, se for selecionada a opção Encerrar o campo já estará com o texto preenchido.