CRM/Service Desk – Cadastrar Perfil de Acesso

Índice.

1. Perfil de Acesso

2. Acessando o Perfil de Acesso

3. Cadastro de um Perfil de Acesso

3.1. Aba Principal

3.2. Aba Controle

3.3. Aba Permissões

3.3.1. Filtro por nome

3.3.2. Selecionar Modulo Especifico

4. Aplicando Perfil de Acesso

1. Perfil de Acesso.

O que é o Perfil de Acesso?

O Perfil de Acesso é uma funcionalidade que serve para gerenciar os acessos dos usuários às páginas e módulos do sistema.

Pra que serve? O administrador do sistema pode agrupar os usuários em perfis de acesso para dar os mesmos padrões de acesso. Além de definir as telas que cada perfil de acesso pode acessar, o administrador pode definir questões sobre o login do sistema e os controles de acesso por algum agrupamento.

Pré-requisitos: Ter perfil de Administrado ou usuário avançado, quando um usuário não tem permissão de acesso para uma determinada página, ela aparece escrita em cinza e o cursor do mouse mostra que ela está bloqueada.

Um detalhe sobre este documento: o termo “administrador” se refere ao usuário que trabalha na empresa que é ou será o responsável por gerenciar as configurações do sistema. Neste documento, ele é quem mexe ou terá as permissões necessárias para conceder ou retirar os acessos dos perfis de acesso.

Obs.: Na Página Inicial padrão, as funcionalidades em caixas que estão desabilitadas aparecem com cor cinza.

2. Acessando o Perfil de Acesso.

Para acessar a tela Perfil de Acesso pelo Menu Principal, siga o caminho:

CRM (ou outro módulo desejado)/Cadastro/Perfil de Acesso.

O sistema mostrará a tela de Perfil de Acesso. Ali, o usuário pode ver uma lista de todos os perfis de acesso O sistema mostrará a tela de Perfil de Acesso. Ali, o usuário pode ver uma lista de todos os perfis de acesso cadastrados e pode adicionar, editar, copiar e remover um perfil de acesso.

3. Cadastro de um Perfil de Acesso.

A tela de cadastro, na hora de adicionar ou editar um perfil de acesso teremos três abas.

3.1. Aba Principal.

Aqui além do usuário dar um nome ao perfil de acesso, ele cuida de coisas relacionadas ao login de acesso dos usuários.

Nome: é o nome que o perfil de acesso tem para saber diferenciá-lo dos outros perfis de acesso. O ideal é ser um nome que indique para que ele é usado. Exemplos: Gerentes, Unidade Rua Direita, Departamento Financeiro, Vendedores – Produto 1, etc. Campo obrigatório.

Senha expira em x dias: aqui se define o tempo, em dias, em que a senha atual vai deixar de valer e o usuário vai ter que cadastrar uma nova senha. Isto é uma ferramenta de segurança digital, pois a senha do usuário pode ser descoberta a qualquer momento. Campo obrigatório, porém o administrador definindo o valor como 0 (zero), o sistema não irá invalidar a senha.

Número mínimo de caracteres para senha:  quando o administrador do sistema definir um número mínimo de caracteres para a senha, o sistema não permite que seja definida uma senha para os usuários deste perfil de acesso com menos caracteres. Campo obrigatório.

Página inicial padrão: este campo contém uma lista de opções de páginas iniciais para quando os usuários deste perfil de acesso entrar no sistema. A opção “(padrão do sistema)”, é a página definida em Parametrizações > Gerais, na aba Gerais. O usuário deste perfil de acesso, pode escolher uma página inicial exclusiva para ele.

Alterar senha no primeiro login:  : o administrador do sistema pode cadastra um usuário para este perfil de acesso e na primeira vez que o usuário tentar entrar no sistema com a senha passada, o sistema pode pedir que o usuário altere a senha para o que ele escolher, sendo mais fácil de lembrar ou que ele ache melhor.

Opção de ir para habilitada no menu:  aqui se define se o usuário terá o recurso de ir para alguma parte do sistema, como por exemplo os detalhes de uma ocorrência específica.

3.2. Aba Controles.

Esta aba define se o usuário só poderá ver as informações tendo alguns critérios, como:

  • o seu Grupo de Usuários;
  • Centro de Responsabilidade;
  • e UTBMS em que está alocado.

Nesta aba também é possível habilitar ou desabilitar o acesso aos relatórios

3.3. Aba Permissões.

Esta aba é onde se determina o acesso a cada uma das telas do sistema, inclusive as permissões de cadastrar, editar, copiar e remover determinados registros e outras funcionalidades.

  3.3.1. Filtro por nome.

Este item permite que se faça busca por digitação de alguma permissão especifica.

O campo de texto no topo da tela permite que o usuário possa filtrar as funcionalidades por parte do nome delas. A busca não diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

As colunas da direita mostram os módulos que o sistema tem contratado. A cada linha, uma bola preta indica que aquela funcionalidade está disponível naquele módulo. Já as bolas brancas indicam que a funcionalidade não aparece naquele módulo.

3.3.2. Selecionar Modulo Especifico.

Esse item permite que façamos seleção de um modulo especifico onde poderemos visualizar onde as permissões estarão habilitadas ou desabilitadas.

Obs.: As bolinhas pretas significa ou indica que a permissão esta habilitada no modulo correspondente e as bolinhas brancas significam ou indicam que a permissão esta desabilitada no modulo correspondente.

As bolinhas azuis e asterisco são indicações .

As bolinhas vermelhas são indicações de ações ou permissões especificas.

Para habilitar ou desabilitar a funcionalidade para o perfil de acesso, basta clicar no Check Box ou Caixa de Seleção da linha correspondente.

As colunas da direita mostram os módulos que o sistema tem contratado. A cada linha, uma bola preta indica que aquela funcionalidade está disponível naquele módulo. Já as bolas brancas indicam que a funcionalidade não aparece naquele módulo.

Os botões Selecionar Todos e Remover Todos se alternam. Eles servem para selecionar ou deselecionar os Check Boxes ou Caixa de Seleção daquele nível.

Com são muitas funcionalidades apresentadas na listagem, a tabela tem a opção de contrair e expandir conjuntos de funcionalidade por níveis. Basta clicar no botão “+” para mostrar os itens do conjunto e no botão “–” para esconder os itens daquele conjunto.

Há também os botões Expandir Todos e Contrair Todos no cabeçalho da tabela para expandir e contrair todos os níveis ao mesmo tempo.

Para mostrar apenas as funcionalidades que aparecem em um determinado módulo, basta clicar no nome do módulo entre os botões que estarão em verde no topo da tela.

Há funcionalidades que dependem de certas configurações para serem habilitadas. O ícone de informação na frente do nome da funcionalidade e no lugar do checkbox explica sobre a configuração que ativa a funcionalidade.

Algumas funcionalidades são habilitadas junto com outras automaticamente. O ícone de asterisco em cada funcionalidade informa quais as telas são habilitadas junto com aquela que ele aponta.

4. Aplicando o Perfil de Acesso.

Assim, como acontece com o Perfil de Atendimento, para que o administrador do sistema possa aplicar o perfil de acesso recém-criado para um ou mais usuários, o administrador tem que ter permissão sobre o perfil de acesso criado, no exemplo da imagem a seguir, é o perfil de acesso Gerentes. Também deve-se habilitar o campo Perfil de Acesso sobre a funcionalidade Usuários.

Para ir à tela de cadastros de usuários, acesse no menu, CRM (ou qualquer outro módulo)/Cadastro/Usuários .

O sistema apresenta uma listagem de usuários cadastrados no sistema. A coluna Perfil de Acesso se refere a cada pessoa da lista.

Ao adicionar ou editar um usuário, o formulário tem o campo Perfil de Acesso. Escolhendo o perfil desejado, o usuário adquire a mesma configuração de acesso deste perfil.

E assim, o perfil de acesso passa a valer.

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