Cadastro de Agenda de Disponibilidade
1. Objetivo.
Este documento tem como objetivo a explicação para elaborar o cadastro da agenda de disponibilidade para serviços de assistência técnica, entrega de chaves e o que mais convir ao cliente.
2. Conceito.
A agenda de disponibilidade tem como foco permitir o cliente ou o operador a escolha da data para um determinado agendamento de atividade a ser executada.
3. Cadastro.
1º Passo: Inicialmente, precisamos cadastrar a faixa de horas por usuário, essa configuração permite definir os horários úteis de atendimento de determinado usuário. Siga o seguinte caminho:
CRM > Cadastro > Menu Avançado > Faixa de Horas por usuários
Selecione “Adicionar” para incluir um nova faixa de horas:
2° Passo: Aqui iremos cadastrar o nome da faixa de horas, para que seja possível diferenciá-la posteriormente.
3º Passo: Após salvar a faixa de horas, para editar, basta selecionar o item “Detalhes da Faixa de Hora…” conforme abaixo
4° Passo: Iremos agora cadastrar efetivamente os dias e horário de trabalho do operador. Clique em “Adicionar”
5° Passo: Após clicar, você será redirecionado para a tela de seleção dos dias e horários conforme abaixo:
Dentro de uma mesma faixa de horas, é possível adicionarmos uma série de informações referente a disponibilidade do técnico, essas informações podem ser elencadas no campo “Tipo Hora” conforme abaixo:
6º passo: Para incluir o horário de descanso do operador, basta incluir uma nova faixa de horas na seleção de “Adicionar” conforme abaixo:
Após isso, vamos inserir as seguintes informações: horário, o tipo da hora (como intervalo) e selecionar a informação do descanso e adicionar conforme grifado abaixo.
Nesta etapa, iremos apenas complementar o restante das horas úteis, para finalizar a jornada do respectivo operador.
Toda a jornada ficará registrada de acordo com modelo acima.
7º passo: Iremos incluir agora a respectiva faixa de horas dentro do cadastro do usuário, acessando o caminho a seguir:
CRM > Cadastro > Usuários
Para editar o cadastro do usuário, basta selecionar o ícone de editar que está grifado:
Para incluir, a faixa de horas, dentro do cadastro do operador, o usuário deverá acessar a aba “Faixa de Horas”
Dentro da aba de Faixa de Horas, clique em “incluir”, selecione a faixa de horas cadastrada anteriormente, e clique em incluir e confirmar para concluir a operação:
Importante selecionar a data de início da validade da agenda (não necessariamente é preciso selecionar uma data final, mas caso seja de interesse, já poderá deixar registrado).
8º passo: Para habilitarmos o agendamento para determinado status é necessário seguir o seguinte caminho e clicar em “Editar” no empreendimento desejado:
Ao acessar a página do empreendimento, vá até a aba de “Disponibilidade” grifada abaixo:
Dentro da Aba de “Disponibilidade” vamos inserir uma nova disponibilidade para ser utilizada em uma divisão e solicitação específica. Selecione adicionar, conforme abaixo:
Ao adicionar, você deverá preencher os seguintes campos:
9º passo: Para concluir a configuração da agenda da disponibilidade, iremos agora para o fluxo da solicitação onde a disponibilidade foi cadastrada.
CRM > Cadastro > Fluxo de Operação
Ao editar o status em que o operador/cliente deve visualizar a agenda do técnico, selecionar a seguinte função:
Importante: a função “Permite Reagendamento” deverá estar selecionada para habilitada conforme abaixo, as opções de liberar ou manter o operador atual devem ser avaliadas também.
Verifique também a informação do “Reagendar para quando?” para que definir quais as opções de reagendamento que o operador poderá inserir.
10º passo: Para consultar a grade de atendimento, basta seguir o caminho:
CRM > Funcionalidades > Grade de Agendamento
O administrador será redirecionado para uma página com um calendário, onde poderá selecionar qual o tipo de visualização deseja (mês, semana e dia).
O usuário também pode verificar o agendamento em sua página inicial de Ocorrências:
4. Conclusão.
Essas foram as configurações da agenda de disponibilidade do técnico, caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos procurar.
Importante: Por hora está como não entregável a trava de agendamento D+D, ou seja, não conseguimos bloquear que o cliente agende hoje somente para daqui a alguns dias.