ITIL (Information Technology Infrastructure Library) em português, biblioteca de Infraestrutura de TI, tem como objetivo geral ser um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços. Dentro do sistema Multidados tem a função de calcular a prioridade de uma ocorrência através da urgência e impacto.
Ex.: a área de suporte seta a urgência, a área de desenvolvimento seta o impacto, e isso determina a prioridade.
Antes de tudo será necessário habilitar essa ferramenta para que ela apareça na configuração do Perfil de Atendimento.
Em seguida vá em Cadastros>Service Desk>Perfis de atendimento e selecione as suas prioridades dentro da opção Permissões – Ocorrências>Prioridade/ Impacto/ Urgência.
Não podemos esquecer que os perfis de atendimento podem estar vinculados a vários usuários e habilitando as opções de ITIL, todos os usuários do mesmo perfil terão esta permissão.
Esta tela serve para a configuração de valores (tela de abertura de chamado):
Ocorrência aberta com o cálculo da prioridade já efetuado:
Já haviam sido cadastradas todas as classificações de impacto, urgência e prioridade, e após isso efetuado a abertura do chamado.
Ao selecionar na abertura de um chamado o impacto baixo e a urgência média, o sistema realizou o cálculo da prioridade segundo o quadrante que pode ser visualizado em CONFIGURAÇÕES>SERVICE DESK>GERAL>ABA: ITIL:
B) O SLA do chamado respeita este cadastro da prioridade se:
***Importante: Hoje temos a função Data de Definição do Prazo que sobrepõem o SLA, este campo é geral, e ele fica visível em todas as solicitações.***
Além dos manuais mencionados acima, temos muitos outros disponíveis neste link abaixo:
https://multidadosti.com.br/docs.
Em relação à segurança, recomendamos também a leitura do documento sobre Segurança/LGPD para compreender a Lei 13.709/2018, clicando no link abaixo:
https://multidadosti.com.br/docs/arquivos/8756.