Despesa – Aprovação e Desaprovação de Despesa
Pra que serve? neste manual iremos ver e demonstrar como funciona o processo de Aprovação e Desaprovação de Despesas.
Pré-requisitos: É necessário ter lançado uma Despesa e Lançado horas para que seja possivelmente desaprovadas no futuro, caso não tenha realizado este passo veja aqui como fazer

Aprovaçãosímbolo de aprovação no crachá

Caso já existam despesas lançadas, para aprová-las seguimos os seguintes passos: clique na aba Despesas > Funcionalidades > Aprovações > Foco no Cliente 

Aprovação de despesa foco cliente

Para filtrar as despesas a serem aprovadas existem algumas opções que podem ser utilizadas como, por exemplo:

  • Data: data de lançamento da despesa.
  • Cliente: cliente relacionado ao projeto.
  • Projeto: nome do Projeto.
  • Prestadores de Serviço: prestador designado ao projeto.

 (A partir da versão 2014.05 é possível fazer o filtro através do Responsável pelo Projeto. )

Obs: Verifique se existe mais de um nível de aprovação como está destacado na imagem acima.

Depois de executado o filtro aparecerão às despesas disponíveis para aprovação. Selecione as despesas desejadas e clique em Aprovar Selecionadas.

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Selecione as despesas desejadas e clique em Aprovar Selecionadas.

Significado dos campos:

  • Cobrável: quando a despesa adicional é cobrada do cliente, limitada de acordo com o que está cadastrado no sistema.
  • Narrativa Principal: é a observação feita no momento do cadastro da despesa.
  • Valor Unitário Digitado/ Valor Unitário Cliente: valor digitado ao ser realizado o apontamento de despesas.
  • Qtde.: quantidade de despesas lançadas.
  • Valor Total Digitado: Valor Unitário Digitado vezes a quantidade de despesas.
  • Valor Total Cliente: Valor Unitário Cliente vezes a quantidade de despesas.
  • Observação: campo utilizado para alguma observação feita para o próximo nível de aprovação (Aprovação Foco Profissional).

    ATENÇÃO,  Caso status do reembolso não está sendo alterado para aprovado quando as despesas são aprovadas é devido a uma condição que verifica se o Plano de Contas e o Banco estão sendo fornecidos. Se algum desses campos estiver faltando, o status é definido como “aguardando aprovação”.

Clicando no Izinho serão exibidos os detalhes do Scheduler.

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Ao aprovar as despesas a seguinte mensagem será exibida:

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Depois de aprovada às despesas no Foco Cliente elas devem ser aprovadas no Foco Profissional em Despesas > Funcionalidades > Aprovações > Foco no Profissional.

foco no cliente 

Conforme foi feito o filtro aparecerão às despesas listadas para aprovação final.

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Marque as despesas que devem ser aprovadas e clique em Aprovar Selecionados.

Desaprovação

Depois das despesas aprovadas nos focos Cliente/ Profissional ainda existe a possibilidade de desabilitar a despesa, em Despesas >  Funcionalidades > Desaprovações > Foco no Cliente.

Desaprovação foco cliente

Nos filtros de desaprovação encontramos várias formas de pesquisar os documentos, a opção Responsável pelo Projeto também está disponível na desaprovação de despesas a partir da Versão 2014.05. Para desaprovar clique na despesa desejada e Desaprovar Selecionadas.

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Nesta fase clicando no Izinho serão exibidas mais informações como:

Detalhes do Scheduler – Histórico de Aprovação

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Detalhes do Scheduler – Histórico de Logs: quando não houver Log essa aba irá aparecer vazia.

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Quando houver Log estará preenchida.

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Clicando na Interrogação o gestor poderá enviar um Post-it de dúvida para o prestador de serviço.

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E o prestador receberá como forma de alerta, ou poderá consultar em Início > Post-it.

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Parabéns, você finalizou mais um documento sobre o nosso CRM e já está  Premiociente como realizar Aprovação e Desaprovação de Despesas!

Aproveite que está aqui e de uma olhada em nossos artigos relacionados:

Timesheet – Lançamento de Horas e Despesas

Aprovação de horas Remuneradas – RV02