Preencha a primeira aba (Dados) com o nome do gráfico e os perfis de usuários que poderão visualizar este gráfico, lembrando que todos os prestadores que estiverem vinculados ao (s) perfil (s) habilitado terão permissão para visualizar o gráfico.
Para ter certeza que o usuário tem permissão para visualização de gráficos siga até Cadastros > Prestadores de Serviço > Perfil de Acesso. Na aba permissões habite a opção Dashboard.
Na aba Painéis, estarão disponíveis os módulos que esta funcionalidade atende:
Os seguintes tipos de gráficos:
Obs.: gráficos do tipo Funil e Velocímetro estão disponíveis a partir da Versão 2014.05.
E totalizadores:
Nível: como no exemplo abaixo o Painel foi configurado com apenas dois níveis (o sistema permite até três níveis), quando o gráfico chegar ao nível dois clicando no mesmo um relatório das ocorrências filtradas será aberto.
Importante: A partir da versão 2014.05 se o gráfico selecionado for o Velocímetro não será possível inserir outros níveis no mesmo Dashboard.
Aba Painel:
Nível 1: o nível 1 é exibido assim que se realiza o filtro de data.
Nível 2: o nível 2 é exibido assim que se clica sobre o nível 1, no gráfico ou na legenda afunilando o filtro.
Tipo de data para filtragem:
Segue as opções de filtros relacionados ao módulo Service Desk, por exemplo.
A partir da versão 2017.01 a nomenclatura da opção Movimentação: Horário para Movimentação: Data/ Hora veja exemplo na imagem a seguir:
No exemplo abaixo o painel está configurado para filtrar a data da ultima modificação.
Exemplo com a data filtrada:
Tamanho do Painel: possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico.
Altura da Legenda: possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho da legenda.
Caso o espaço definido não comporte o número de linhas, é acrescentada uma barra de rolagem a legenda automaticamente.
Filtros
Por Painel (fixo): os filtros efetuados nesta tela serão fixos, ou seja, sempre que este painel for exibido os dados serão buscados dentro das condições especificas do filtro.
Por Dashboard (definido no momento da busca de dados): filtro relacionado ao período de data. Existe a opção Data e Início/ Fim, em Data existem alguns filtros pré-definidos nos sistema e na opção Início / Fim o operador que define a data que deseja filtrar.
Importante: elas funcionam separadamente.
Ordenação de painéis: a ordenação de painéis serve para selecionar qual painel deverá aparecer primeiro quando no mesmo Dashboard houver mais de um painel. Para isso clique em Adicionar Painel e no campo Ordenação insira a ordem de visualização.
Primeiro Painel:
Segundo painel:
Exemplo de Dashboards:
Aba Opções: As configurações efetuadas nesta aba se aplicam ao Dashboard, e não aos painéis como as que informadas anteriormente.
Ordenação: mesma função da ordenação de painéis, porém utilizada para visualização dos Dashboards na aba Início do sistema.
Recarregar automaticamente: uma função que quando acionada atualiza os painéis conforme a necessidade.
Exibir em modo quiosque (esconder Menu do Sistema): exibindo sem o Menu do sistema.
Para voltar a navegar pelo sistema sem ter que fechar a tela e abrir novamente, clique no link em destaque na imagem abaixo:
Aba Filtros Adicionais: os filtros habilitados nessa aba poderão ser utilizados em tempo real na visualização do Dashboard. Note que apenas painéis do mesmo módulo do filtro escolhido serão filtrados.
Exemplo de Filtros Habilitados e filtragem efetuada:
Configuração de Relatório:
É possível configurar os campos que deverão ser exibidos no relatório do gráfico. Para configurar siga até Configurações > Service Desk > Listas (ocorrências) na Opção: Lista padrão para Dashboard de Service Desk.
Relatório antes de incluir o novo campo:
Relatório após inclusão do novo campo: