Integração webservices consiste basicamente na chamada de serviços ou informações que vêm de outros sistemas ou páginas da web.
Com esta integração é possível obter informações automaticamente de outros webservices e armazenar dentro da ocorrência no sistema Multidados.
É uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação de aplicações diferentes que permite o envio e recebimento de informações em XML. Permite que plataformas diferentes sejam compatíveis entre si.
Para as empresas, os Webservices podem trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana.
Utilizando a tecnologia WebService, uma aplicação pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens diferentes. Por outras palavras, os WebServices fazem com que os seus recursos estejam disponíveis para que qualquer aplicação cliente possa operar e extrair os recursos fornecidos pelo WebService.
Pela sua portabilidade, já que é um formato que não depende das plataformas de hardware ou de software, um banco de dados pode, através de uma aplicação, escrever em um arquivo XML, e outro banco distinto pode ler então estes mesmos dados. A principal característica do XML é criar uma infraestrutura única para diversas linguagens. Seu propósito é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet e este é o método de envio e recebimento que é utilizado para esta integração.
Na integração simplificada são utilizados parâmetros básicos para o tipo de integração tais como Nome do Cliente, Códigos de Divisão e Solicitação.
Na integração composta são utilizados além dos parâmetros básicos os parâmetros variáveis que são tratados como campos variáveis. Campos variáveis são criados para atender as necessidades do cliente na obtenção de informações de acordo com o tipo de negócio.
Para a implantação são adotadas algumas atividades Pré e Pós integração.
Cadastre o usuário de integração. Este usuário poderá ter um perfil associado ao seu cadastro para visualização de ocorrências que foram geradas. Cadastre um usuário de integração conforme imagem abaixo:
Para integração realize o mapeamento a seguir considerando os campos ou nome dos parâmetros:
Acesse o sistema para obter a URL de integração a ser informada para o integrador.
Acesse o sistema para obter a lista de operações de integração a ser informada ao integrador. Para a página de teste estamos considerando a operação DadosServiceDesk e seus parâmetros.
As listas podem ser consultadas em:
Na tela, clique na view para visualizar os detalhes.
Exemplo:
Clique em Dados Cliente para visualizar a tela abaixo:
As informações da direita estão relacionadas diretamente ao módulo DadosCliente e informa os valores que são informados na coluna Função e seus Parâmetros (leitura de logs).
A ordem de envio da informação é importante e pode indicar se o dado está sendo enviado corretamente. Um exemplo seria um registro de erro de indicando que o campo CODIGO não pode ser RITA DE CASSIA SILVA ABREU FERNANDES. Neste exemplo fica claro que ele está lendo a próxima coluna que é o nome do cliente e não a coluna correta que é de CODIGO.