Pra que serve? Neste manual iremos ver como realizar a configuração da opção de Kanban ( Task manager ) no nosso sistema, diferente do manual Quadros Kanban – Scripts ( focado na instalação dessa opção no vmulti ), este manual de configuração irá focar em como configurar o Kanban para ser utilizado no sistema em seu dia-a-dia.
Pré-requisitos: É necessário ter realizado a configuração dos scripts no sistema anteriormente para que o sistema Kanban esteja habilitado, caso não tenha realizado este passo, clique aqui e veja o manual anterior.
Os Quadros Kanban são dividos em 2 subgrupos no nosso sistema:
Siga para CRM > Cadastro > Menu Avançado > Kanban, nesta tela será mostrado os Quadros Kanban cadastrados no sistema, como nenhum foi configurado não irá te resultar nenhum.
Nesta tela é possível Adicionar um Novo Quadro, editar Quadros previamente cadastrados e inativar Quadros existentes.
ATENÇÃO: Caso os status que você deseja não estejam listados, se faz necessário verificar se os mesmos estão definidos para apenas fluxo de operação, para isso, acesse: CRM > CADASTRO > STATUS, clique no lápis para edição do mesmo e nas abas selecione fluxo, você verá um campo chamado “disponibilidade do status no sistema”, basta tirar de apenas fluxo e colocar em normal.
Ao clicar em adicionar, seremos redirecionado à tela de cadastro.
Na aba “Quadro”, preenchemos o nome do quadro e o campo “ativo”. Além disso, selecionamos os perfis de acesso que poderão visualizar este quadro.
Na aba “listas”, configuraremos as opções de cada lista Kanban. Cada quadro poderá ter até 6 listas.
Para cadastrar listas, é necessário digitar um nome para a mesma e adicionar status a ela clicando em “+ Status”.
Uma modal será aberta para que possamos escolher quais status fazem parte desta lista.
Nesta lista, podemos buscar por status específicos:
Um status não pode estar em mais de uma lista de um quadro agrupador.
É possível selecionar uma cor de fundo para a lista, na exibição do quadro.
Caso não seja selecionada nenhuma cor, exibiremos um cinza padrão.
Os quadros de fluxo são configurados através do cadastro de fluxos de operação.
CRM > Cadastro > Fluxo de Operação.
Ao editar o Fluxo QA, caso o usuário tenha permissão para editar o kanban, será exibido o check box “Fluxo controlado por Kanban”
Ao selecionar esta opção e salvar o fluxo, as opções de kanban aparecem na tela
O Status inicial deve ser um status Kanban, ao tentar removê-lo
Ao atingir o limite de listas e tentar adicionar mais uma, o seguinte alerta aparece na tela:
Ao selecionar também a opções de “permite fluxo automático”, a exibição da tela fica da seguinte maneira:
Caso o usuário não tenha permissão para editar kanban, o checkbox “Fluxo controlado por Kanban” não será exibido e o ícone do kanban não irá funcionar para alterar os status kanban
Atenção: Caso o usuário não tenha permissão para editar kanban, mas tenha permissão para editar fluxos e o fluxo seja um fluxo kanban, ele não poderá alterar o status inicial do fluxo, mas poderá alterar todas as outras opções de fluxo como antes.
Será exibido o seguinte alerta caso o usuário não possa alterar fluxos kanban:
As outras funcionalidades do fluxo continuam funcionando normalmente:
Ao final, sua última etapa do fluxo deve estar desse, jeito informando que o Status Kanban está ativo.
Pronto, finalizamos mais um manual! Agora você já sabe como configurar devidamente o Kanban no seu fluxo e utiliza-lo da melhor forma!
Prossiga lendo os artigos relacionados à ferramenta Kanban:
Quadros Kanban – Implantação
Quandros Kanban – Como Usar