O Portal tem como finalidade simplificar as ações dos usuários dentro do sistema. Outro objetivo é exibir de forma simples e direta, diversos indicadores de suas operações e deveres de seus subordinados configurados dentro do sistema.
Ele oferece um novo visual e com auto – ajustável para ser visualizado em smartphones ou tablets. Este novo ambiente não substituirá por completo o sistema atual, o portal poderá apresentar as mesmas funcionalidades existentes no sistema, mas de forma simplificada e rápida de realizar.
No Portal diversas funcionalidades serão incluídas, atualmente há disponível o cadastro da Proposta de Projeto.
O cadastro de Proposta de Projeto tem como objetivo simplificar a inclusão de um novo projeto, enquanto no sistema atual precisamos ir a diversas telas para cadastrar um cliente, preencher diversos campos em Projetos, Contratos, Budget, a nova tela em quatro passos simples e diretos completaremos toda essa rotina.
Conheça as telas em detalhes
Lista de Projetos
Ao acessar o módulo de gestão de Módulos > Gestão de Projetos > Propostas, conseguirá visualizar toda a lista de projetos existente no sistema.
Nesta tela estarão disponíveis as opções Buscar ou Nova Proposta que será vinculada a um Projeto já existente.
Importante: para que esta ferramenta funcione normalmente algumas informações devem estar configuradas no sistema convencional, caso contrário não sairá da primeira página e ficará aparecendo à seguinte tela que informa o que deve ser configurado.
Para que essa mensagem não fique aparecendo, é necessário fazer a configuração da proposta em Configurações > Projetos > Configurações Propostas Projetos.
Na aba Texto de Impressão campo Contrato será inserido o texto de um Pré Contrato:
Na aba Itens da Proposta de Projeto de Projeto selecione os campos conforme demonstrado no exemplo a seguir:
É importante ressaltar que:
– os campos Categorias, Status Financeiro e Status do Projeto são campos de preenchimento obrigatório.
– o campo Trabalhando através de, sempre será do tipo Project.
1. Projeto
Neste primeiro passo da criação do projeto é necessário informar apenas o Nome do Cliente, ou selecioná-lo caso já exista na base.
Escolha a Tabela de Preço de base para estimar os valores que trabalhará neste projeto.
Nome do Contato, e-mail e telefone de quem está negociando no cliente.
Caso selecione o cliente, estes campos (Contato, e-mail e telefone) virão preenchidos automaticamente.
E por fim o Nome do Projeto.
2. Negócio
Na aba Negócio, descreva o objetivo do projeto no campo descrição e informe as formas de cobrança que esta tratando com o cliente, se o projeto é ou não cobrável e qual o tipo de cobrança.
– Mensalidade: É um valor que será cobrando mensalmente até o final do contrato.
– Evento: Serão criados eventos de pagamentos planejando as datas que serão faturadas.
– Por Hora: todas as horas apontadas neste projeto como cobrável serão faturadas.
– Reembolso de despesas: todas as despesas apontadas neste projeto serão reembolsadas pelo cliente. – Franquia: Será cobrado um valor mensal ao cliente e caso ele exceda este valor, cobra-se o excedente.
Itens de Vendas
São itens negociados/prometidos ao cliente de uma maneira ampla, diferente de produto, serviço, pessoa. É agrupado para atingir um objetivo, exemplo:
– Item de Venda: Consultoria técnica, e na tela de alocação adicionará os itens para atingir este objetivo, no caso um profissional qualificado.
– Item de Venda: Instalação de um servidor, na tela de alocação adicionará os itens para atingir este objetivo, no caso um produto (o servidor) + o serviço de instalação ou horas de um profissional.
– Item de Venda: Módulo de Projetos, na tela de alocação adicionará os itens para atingir este objetivo, no caso um produto (o módulo) + um profissional de implantação e suas regras de despesas caso tenha negociado com o cliente.
A intenção é ter uma maneira simples e outra detalhada de montar a proposta ao cliente. Portanto o cliente poderá apenas adicionar os itens de venda, não alocar nenhum recursos e já ter uma proposta rápida para apresentar ao cliente. Poderá ter os itens de vendas, detalhá-los na parte de Alocação ou até trabalhar com os valores, analisar margens de lucro etc., utilizando o Budget atual.
3. Alocação
Com os itens de vendas adicionados, podemos detalhá-los com a inclusão de recursos para atingir/ justificar os itens de venda. Atualmente existem apenas dois tipos, Despesa e Categoria. Futuramente será possível adicionar Produtos e Serviços.
4. Faturamento
Faturamento é a aba onde será informado o planejamento de cobrando deste projeto. Na aba inicial foram determinados quais os tipos de cobrança. Dependendo da cobrança selecionada, esta tela de faturamento oculta ou exibi informações relevantes para faturar o cliente.
– Mensalidade: Qual o valor da mensalidade e se cobra o mês cheio.
Mês cheio significa que independente do contrato iniciar no meio o no final do mês a cobrança vai ser total, desmarcando a opção o sistema fará um rateio, valor mensal/30 e multiplica-se pela quantidade de dias do inicio do faturamento até o final o mês.
– Parcelado: Fará o planejamento informando uma data prevista para faturar e qual valor a ser faturado.
– Horas e despesas: Serão cobradas todas as horas e despesas aprovadas como cobrável dentro do projeto.
– Franquia: Informará o valor mensal da franquia, o valor hora caso tenha excedentes e umas regras de aviso que a franquia esteja próxima a estourar.
Após salvar automaticamente será aberta uma tela com o contrato pronto para impressão.
O texto pode ser formatado e redigido como queira através da configuração informado na pagina 1 deste documento.