O Timesheet da MultidadosTI (@multidadosTI) permite fazer lançamento de horas trabalhadas em cada tarefa de projetos ou serviços pelos colaboradores ou terceiros. Esses lançamentos podem ser feitos de várias formas diferentes como (lançamento manual, lançamento por scheduler, cronômetro e etc.). Pode-se também limitar períodos em que cada colaborador pode fazer apontamentos. Essas horas poderão ser aprovadas ou reprovadas por vários níveis de hierarquia. A qualquer momento, as pessoas que tiverem as devidas permissões poderão visualizar essas horas utilizando vários filtros e agrupamentos disponibilizados pelo sistema.
Cadastro de Novo Projeto, Cadastro de Tabela de Preço.
Agora, ciente do que é necessário estar atento conforme as informações acima, vamos colocar a mão na massa!
Para fazer o lançamento de horas, vamos para Timesheet > Funcionalidades > Calendário, Clique no horário do lado esquerdo superior para indicar o começo da carga horária e clique novamente no lado esquerdo inferior para indicar o fim da carga horária, como mostra a imagem abaixo.
Feito isso, será aberto uma tela (Realizando Lançamento). Veja na próxima imagem.
Como esse lançamento está sendo feito pelo próprio prestador de serviço, o sistema carregará automaticamente o nome dele. Agora vamos inserir os seguintes dados.
Essa escolha é importante, pois o cliente em questão pode ter mais de um projeto.
Agora para finalizar, basta clicar no botão Salvar.IMPORTANTE: Apontamentos por cronômetro, quando existe um cronômetro em aberto, a tela do calendário não permite realizar outros lançamentos enquanto o cronômetro não for finalizado.
Ufa, pareceu complicado quando começou, mas na verdade foi mais simples do que parece, não acha? Vamos verificar agora a aprovação desse apontamento.
Agora feito o lançamento de horas conforme o item 5.1 desse manual, voltaremos para o calendário, onde mostra qual status ou situação está o lançamento de horas. Imagem abaixo.
Veja que o lançamento de horas, ou se preferir Timecard, está na cor amarela.
Isso quer dizer, que está aguardando aprovação ou aprovado somente no Foco Profissional. Vamos explicar melhor mais adiante.
Para fazer esta aprovação ou mudança de status, você terá por padrão dois focos, aprovação das horas com Foco no Cliente e com Foco no Profissional. Siga para:
Mas antes de vermos as horas em fase de aprovação, segue abaixo uma rápida explicação dos campos que encontrará.
Para fazer as aprovações ou mudança de status temos que seguir para Timesheet > Funcionalidades > Aprovações > Foco no Cliente ou Foco no Profissional.
Foco no Cliente: Neste item temos o sub item Filtro de Aprovações de Horas-Foco Cliente, onde existem vários filtros, que auxiliam na busca ou consulta de alguma aprovação de horas.
Feito a seleção dos filtros agora basta clicar no botão Filtrar.
Obs.: Necessariamente não é preciso selecionar ou inserir informação em todos os filtros, basta selecionar alguns deles como a data por exemplo para ser feito o filtro de alguma aprovação.
Exemplo: neste caso usaremos o filtro data, selecionando uma data inicial e a data final.
Siga para Timesheet > Funcionalidades > Aprovações > Foco no Cliente.
Teremos logo abaixo o resultado do filtro utilizado.
Aqui você pode ativar a opção Selecionar Todos para aprovar todas as horas exibidas conforme os filtros ou clicar no lado esquerdo de cada lançamento para aprovar apenas as horas que desejar. Ou se preferir pode exportar para excel e imprimir um relatório. Mas antes de falarmos sobre a aprovação, vale destacar alguns pontos importantes conforme a imagem acima.
No calendário, o apontamento ficará na cor verde quando for aprovado no Foco Cliente. Se o mesmo for aprovado apenas no Foco Profissional sua cor permanecerá amarela. Dessa forma, você saberá visualmente que o lançamento não foi aprovado no Foco Cliente ou em todos os seus níveis, sendo assim ele ainda está em fase de aprovação.
Assim que realizar a aprovação, vá para Timesheet > Funcionalidades > Calendário, lá você verá que a cor do lançamento passou de amarelo para verde.
Obs.: Na imagem abaixo, foi feita aprovação no Foco no Cliente.
A aprovação nesse foco é bem parecida com a aprovação no Foco Cliente. Você pode ativar a opção Selecionar Todos para aprovar todas as horas exibidas conforme os filtros ou clicar no lado esquerdo de cada lançamento para aprovar apenas as horas que desejar. Ou se preferir, pode exportar para excel e imprimir um relatório.
Siga para Timesheet > Funcionalidades > Aprovações > Foco no Profissional, ao filtrar as horas nesse foco você ainda poderá definir se o prestador de serviço será remunerado ou não e também a quantidade de horas a serem remuneradas.
Pronto! Finalizamos mais essa etapa. Agora veja abaixo mais algumas dicas importantes!
Temos todos os manuais citados acima e muitos outros disponíveis neste link https://multidadosti.com.br/docs
Sobre segurança, recomendamos também a leitura do documento Segurança/ LGPD, para entendimento da Lei 13.709/2018 clicando no link abaixo. https://multidadosti.com.br/docs/arquivos/8756