Pagamento de Prestadores e Demonstrativo de Pagamento

Pra que serve? O objetivo desse manual é gerar título de pagamento do prestador para quitação no sistema e disponibilizar o demonstrativo de pagamento de cada prestador, com todos os detalhes dos valores pagos.

Pré-requisitos: É necessário ter já cadastrado um prestador de serviços para que possa colocá-lo na folha de pagamento, além disso é recomendável que veja estes artigos que possam te ajudar futuramente:

Para habilitar o fechamento pagamento, siga o procedimento padrão em Timesheet > Cadastro > Perfil de Acesso e entre no perfil desejado e clique em editar, vá até a aba Permissões, vá na barra de pesquisa e digite Fechamento, desça até visualizar a aba de Pgto. Prestadores e ative as opções Executar Fechamento e Gerenciar Fechamento para estar habilitando a funcionalidade no Timesheet, veja melhor com os prints abaixo.

Caminho

Selecione o perfil que deseja e clique em editar

Na aba Permissões, digite fechamento e ative as seguintes opções.

O Fechamento estará disponível no Menu em: Timesheet > Funcionalidades > Pgto. Prestadores > Executar fechamento.

Detalhes para Exibição Correta dos Prestadores de Serviço no Relatório.

Para exibição correta do relatório, os prestadores dever ter em seu cadastro as informações abaixo:

  • Na aba Contas e Financeiro: Aceita Lancto financeiros deve estar selecionado.
  • Exibir prestador no Relatório: o prestado de serviço precisa ter a flag Nota Fiscal marcada na aba Dados Negociação (Pessoa Jurídica) e estar vinculado a uma Modalidade de Contratação, caso contrário o mesmo será exibido no relatório. Os valores são calculados de acordo com as regras da modalidade de contratação e os valores cadastrados na aba Contas & Financeiro.
  • Aba Dados Negociação (Pessoa Física):

Tipo de Título deve estar selecionado em uma das opções.

Modalidade de contratação dever estar selecionado em uma das opções.

  • Impostos: Não existe regra para controle de retenção de impostos.
  • Bonificação: para o cálculo de horas para bonificação, é necessário que no cadastro do prestador esteja marcado a flag Recebe Bonificação, informar a quantidade de horas mínimas, para calcular o valor da hora bonificada na aba Contas e Financeiro. Sé serão contabilizadas horas externas, ou seja, horas de projetos internos ou marcada como hora adicional serão descartadas para o cálculo.

Para que seja realizado o cálculo das horas do prestador, as mesmas devem estar aprovadas.

  • Plano de Contas: caso o cliente utilize o módulo financeiro Client, será necessário selecionar um Plano de Contas para o correto funcionamento e pagamento do prestador.
  • Configuração do Sistema: em configurações > Timesheet > Parametrizações > Geral,na aba Dados Padrão selecione a opção Operação Financeira Padrão e configure com a opção desejada.

Dia de pagamento padrão para prestadores.

Este campo é obrigatório para gerar a data de vencimento do título a pagar no sistema Client, o campo está disponível no cadastro de prestadores Timesheet > Cadastro > Prestadores de Serviço no editar do Prestador siga até a aba Dados Negociação (Pessoa Física).

Em seguida vá para aba Dados Negociação (Pessoa Jurídica)

Também é possível realizar uma configuração padrão de dia de pagamento para todos os prestadores, para isso cá em Timesheet > Parametrizações > Geral na aba Dados Padrão estão disponíveis as opções:

  • DIA DE PAGAMENTO PADRÃO PARA PRESTADORES: caso o cadastro de prestadores nas abas Dados Negociação Pessoa Física e Jurídica o campo Dia de Pagamento 1 não esteja preenchido, este valor será tratado como padrão.
  • DIA DE PAGAMENTO PADRÃO DO PRESTADOR: caso seja dia fixo, este dia será utilizado para pagamento do prestador ou quitação de conta corrente. Caso seja útil, vamos utilizar o valor selecionado como dias úteis na data para pagamento do prestador ou quitação de conta corrente.

Detalhes de exibição do relatório.

Abaixo vamos detalhar cada ícone que traz os detalhes dos valores de Custo total, Valor Fatura, Valor a Pagar, Impostos, Benefícios e Descontos.

  • i azul, ao passar o mouse: Resumo do prestador: Informa modalidade e o tipo de lançamento do prestador.
  • Detalhes dos impostos relacionados ao pagamento do prestador: O campo Base do Cálculo é a referência de valor para os impostos, cada imposto possui a margem percentual para facilitar o cálculo.
  • Quando trabalhado com Detalhes descontos e Benefícios ativos e algum desconto ou benefício possuir a opção “Não Considerar Base Calculo Imposto”,
  • TIPO (beneficio) e este campo T = O valor não pode ser somado na base de cálculo para os impostos.
  • TIPO (desconto) e este campo T = O valor não pode ser descontado na base de cálculo para os impostos.
  • Detalhes do Custo total: Mostra detalhadamente todas as horas trabalhadas, Horas Internas, Externas, Adicionais e Bonificadas
  • Hora Externa: a bonificação é tratada pela hora externa, para lançar hora adicional.
  • Detalhes descontos e Benefícios: Mostra itens que compõem o valor total de desconto e benefícios, quando a opção HABILITA IMPORTAÇÃO DETALHE BENEFICIO E DESCONTO está marcada em Configurações de Timesheet > Geral > Outros.
  • Detalhes valor fatura: O valor é composto a partir do Custo total + impostos que somam – impostos que descontam.
  • Detalhes valor a pagar: O valor é composto a partir do Custo total – impostos que descontam – desconto do cadastro.
  • Fechar Selecionados: Realiza o Fechamento de Pagamento do prestador (que estiver selecionado), neste processo será gerado o título a pagar no sistema, que estará disponível para quitação.
  • Enviar e-mail para prestadores selecionados: Ao selecionar a opção envio de e-mail, quando o fechamento for realizado será enviado também um e-mail informando que o demonstrativo de pagamento está disponível, assim o mesmo poderá consultar seu demonstrativo de pagamento e anexar a Nota Fiscal.

Consultar ou cancelar fechamento de pagamento.

O relatório está disponível em Timesheet > Funcionalidade >Pgto. Prestadores > Gerenciar Fechamento. Nesta tela o filtro de pesquisa possui o campo Anexo NFe, conforme mostra a imagem abaixo. Selecionando este filtro é possível filtrar apenas registros que possuam ou não Anexo NFe, que é feito pelo prestador através do Demonstrativo de pagamento.

  • Visualização do Demonstrativo de Pagamento: Ao clicar, será aberta uma nova página com o Demonstrativo de pagamento do respectivo prestador de serviço.

X Não possui NFe anexada.

Possui NFe anexada: Ao clicar é possível fazer o download do arquivo para visualização. Posicionando o mouse sobre o ícone é possível ver o nome e extensão do arquivo, como na imagem abaixo.

  • Botão Cancelar Selecionados: Cancela todos os Fechamentos selecionados e remove também o título no sistema Vmulti (Client).
  • Botão Enviar E-mail: Envia novamente e-mail aos prestadores selecionados informando a disponibilidade do Demonstrativo de pagamento.
  • Opção Enviar e-mail para prestadores selecionados: Ao cancelar os fechamentos selecionados envia e-mail a cada prestador, informando seu cancelamento. Caso o título tenha sido quitado no sistema Vmulti (Client), será exibida uma mensagem informando que o registro não poderá ser cancelado devido sua quitação/pagamento.

Demonstrativo de Pagamento (Padrão).

O demonstrativo de pagamento apresenta todos os valores, com detalhes para o pagamento do prestador de serviço, inclusive detalhes das horas trabalhadas no período. Nesta tela também é possível incluir/anexar a Nota Fiscal eletrônica (NFe).

Para acessar vá em Timesheet > Indicadores > Relatórios > Demonstrativo de Pagamento. É possível utilizar o filtro detalhes do filtro de pesquisa.

Visualização do demonstrativo de pagamento.

Abaixo imagem do demonstrativo completo, com detalhes dos Timecards neste período. O detalhamento do demonstrativo é variável, de acordo com os recebimentos do prestador, que é definido na Modalidade de Contratação e Cadastro do prestador.

Fechamento de Pagamento/ Demonstrativo de Pagamento.

Os campos abaixo são correspondentes:

CAMPOS DE FECHAMENTO DE PAGAMENTO

Valor Fatura

Valor a Pagar

CAMPOS DO DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

Valor da Nota Fiscal

Valor para Pagamento

  • Custo Total: Todas as regras da modalidade exceto o campo Considerar Desconto (mesmo que este esteja habilitado).
  • Valor da Nota Fiscal: (Valor Total + Débito de Banco de Horas + Crédito de Banco de Horas + Horas Extras).
  • Impostos: São calculados a partir do Valor da Nota Fiscal.
  • Valor para pagamento: (Valor da Nota Fiscal – Impostos – Descontos do cadastro do prestador).

Finalizamos mais um manual, chegando aqui e tendo feito todos os passos, você já está ciente de como executar o pagamento de prestadores e visualizar demonstrativo de pagamento!

Aproveite e de uma lida nesses artigos importantes referente a pagamento de prestador!

Timesheet – Aprovação de Horas

Timesheet – Lançamento de Horas e Despesas

OC#111959 – Mensagem enviada ao realizar o Fechamento do Prestador

Atualmente temos uma mensagem apenas para fechamento do fixo e fechamento das horas extras. Precisamos que o sistema ofereça mensagens separadas para cada fechamento.

Já existe um controle exclusivo para a CBYK que eles conseguem fazer dois fechamentos por mês, um de hora fixa e outra de hora extra.

Após o fechamento um e-mail é enviado. Ele querer tem uma mensagem exclusiva para os de horas extras. Neste caso não precisa de GETDesvsOC, vamos usar a configuração existente hoje dessa regra exclusiva para eles.

Os Email Mensagens das horas Extras, apareceram junto com os das Horas Normais.

Ao fechar as horas Extras, com a flag de envio de Email habilitado, é enviado o email corretamente.