ATENÇÃO: Este POST é da área de desenvolvimento, com o intuito de tornar público conhecimentos, regras, dicas sobre essa ferramenta. Isso não deve ser passado para clientes. As Informações daqui podem ser usadas para criar manuais, vídeos entre outras focado na apresentação para o cliente.
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Isso não deve ser passado para clientes. As Informações daqui podem ser usadas para criar manuais, vídeos entre outras focado na apresentação para o cliente.
O módulo de cobrança surgiu em um processo para uma empresa de call center. Utilizando as ferramentas que já existiam dentro do CRM foi montada a solução de cobrança, que funcionava utilizando as funcionalidades de importação de ocorrências e o fluxo de operações para fazer o atendimento.
O processo de trabalho era da seguinte forma: o usuário importava os inadimplentes no importador de ocorrências, que em seguida eram distribuídas para os operadores que executavam o trabalho de ligar, e negociar com os clientes. Um outro arquivo de importação servia para atualizar o status dessas ocorrências encerrando a cobrança pois o mesmo já havia quitado suas dívidas, o que para o CRM era apenas um status diferente que encerrava o processo.
Essa solução foi oferecida para os nossos clientes de construção civil e a ferramenta foi evoluindo para não usar mais o mecanismo de importação e realizar uma integração com o parceiro ERP Mega.
Como funciona o módulo de cobrança integrado ao mega
O ERP Mega já contém um processo chamado de fase de inadimplência onde a empresa pode configura-lo a sua maneira e quando um cliente estiver com alguma parcelas em atraso essas fases de inadimplências geram ocorrências de log dentro do próprio Mega. Configurando essas ocorrências para integrar com o CRM, faz com que o sistema da Multidados identifique que aquele cliente e aquele contrato estão inadimplentes.
Após o recebimento dessa integração a ocorrência vinda do mega é clonada para uma outra ocorrência dentro do CRM, dessa forma surge a ocorrência que chamamos de Ocorrência de contrato.
Um outro processo começa! O sistema da Multidados contém uma rotina diária de atualização dessas ocorrências de contrato utilizando a API de Extrato do Mega, nesta ação o CRM registra as parcelas atrasadas e informações de valores, tipo de receita, data de vencimento, quantidade de dias em atraso entre outras, com isso os usuários que irão trabalhar na negociação com esses clientes tenham a informação de maneira rápida e a mesma possa ser usada para avisos por e-mail, SMS e Whatsapp.
104689 – Melhoria na atualização das ocorrências que houveram renegociações.
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