O que são os Layouts de Email?
Layouts de Email funcionam como templates, você pode cadastrá-los e os utilizar como corpo principal de um email ser enviado.
Você pode definir as regras que farão com que o email somente seja enviado em algumas circustâncias ou cenários específicos
Como podem ser usados os Layouts cadastrados?
Caso em Servicedesk > Parametrizações > Geral > Regras para E-mail a configuração “Layout será validado por” esteja selecionada a opção “Empreendimento”, o Layout será usado somente caso o cliente para qual foi aberta a ocorrência esteja no projeto com o mesmo empreendimento definido na regra desse Layout. O mesmo para divisões. Somente respeitará a Divisão pré-definida no Layout.
O Evento de disparo do email será feito ao movimentar a Ocorrência.
Como funcionam as regras do Tipo de Email?
É possível definir regras dentro de um Layout.
Ao selecionar o Tipo de Email, a lista de Configurações disponíveis irá apresentar as opções de acordo. Será possível adicionar a variável %corpo_mensagem% para resgatar o corpo do email configurado nessa mensagem ou status.
Selecionando o Tipo de Email como Status, as regras do Layout serão as mesmas definida no Status escolhido.
Selecionando o Tipo de Email como Mensagem, a regra será baseada na mensagem escolhida. Você pode cadastrar mensagens em CRM > Parametrizações > Email Mensagens.
Selecionando o Tipo de Email como Todos, ambas as configurações ficarão disponíveis. Não sendo necessário cadastrar mensagens adicionais.
Cadastrando Layouts de Email
Em CRM > Cadastro > Menu Avançado > Layout de Email você pode cadastrar e editar as regras dos templates.
Exemplos de utilização de templates em alguns cenários
Primeiro cenário: Regra e Mensagem configurado direto no template.
Adicionado a regra “Teste Regra Empreendimento 3” no status “ENVIA SIMULAÇÃO AO CLIENTE – E-MAIL”
Teste de Ocorrência com um projeto vinculado ao empreendimento selecionado no template.
Ao movimentar a ocorrência para o status configurado com a regra, o e-mail é enviado.
Segundo Cenário: Regra e Mensagem configuradas nos details do template
Regra
Mensagem
Movimentando a OC novamente para o status configurado. O template é carregado corretamente.
Template configurado com a regra DIVISÃO
Primeiro Cenário: Regra “Projetos” e a Mensagem “abertura-para-area” configurada no template.
As mensagens funcionam como eventos. Você pode configurá-las em CRM > Parametrizações > Email Mensagens
No teste atual, o email será enviado ao abrir uma Ocorrência na Divisão “PROJETOS“.
Segundo Cenário: Regra e Mensagem configurada na aba de configurações adicionais do layout
Regra
Mensagem
Após abrir OC
Email enviado
Email enviado com a variável %corpo_mensagem% preenchida com o corpo email configurado na mensagem.
Funcionalidade OC#105799
No recurso do template de e-mail foi notado que o FROM não foi planejado. No momento o sistema parece estar pegando a configuração padrão, seja ela do email do status ou do email mensagem.
Se o from for preenchido, ele deve substituir o padrão, porém se um trim deste campo retornar uma string vazia, mantenha o padrão. É possível deixar o campo em branco para usar o valor padrão do email mensagem ou do cadastro de email do status.