Layout de E-mail

O que são os Layouts de Email?

Layouts de Email funcionam como templates, você pode cadastrá-los e os utilizar como corpo principal de um email ser enviado.
Você pode definir as regras que farão com que o email somente seja enviado em algumas circustâncias ou cenários específicos

Como podem ser usados os Layouts cadastrados?

Caso em Servicedesk > Parametrizações > Geral > Regras para E-mail a configuração “Layout será validado por” esteja selecionada a opção “Empreendimento”, o Layout será usado somente caso o cliente para qual foi aberta a ocorrência esteja no projeto com o mesmo empreendimento definido na regra desse Layout. O mesmo para divisões. Somente respeitará a Divisão pré-definida no Layout.
O Evento de disparo do email será feito ao movimentar a Ocorrência.

Como funcionam as regras do Tipo de Email?

É possível definir regras dentro de um Layout.
Ao selecionar o Tipo de Email, a lista de Configurações disponíveis irá apresentar as opções de acordo. Será possível adicionar a variável %corpo_mensagem% para resgatar o corpo do email configurado nessa mensagem ou status.
Selecionando o Tipo de Email como Status, as regras do Layout serão as mesmas definida no Status escolhido.
Selecionando o Tipo de Email como Mensagem, a regra será baseada na mensagem escolhida. Você pode cadastrar mensagens em CRM > Parametrizações > Email Mensagens.
Selecionando o Tipo de Email como Todos, ambas as configurações ficarão disponíveis. Não sendo necessário cadastrar mensagens adicionais.

Cadastrando Layouts de Email

Em CRM > Cadastro > Menu Avançado > Layout de Email você pode cadastrar e editar as regras dos templates.

Tela de Listagem de Layout de Email
Tela de cadastro de template Layout

Exemplos de utilização de templates em alguns cenários

Primeiro cenário: Regra e Mensagem configurado direto no template.

Adicionado a regra “Teste Regra Empreendimento 3” no status “ENVIA SIMULAÇÃO AO CLIENTE – E-MAIL

O conteúdo do campo “Corpo” será incluído no lugar da variável %corpo_mensagem%

Teste de Ocorrência com um projeto vinculado ao empreendimento selecionado no template.

Aberta a Ocorrência 6027 que será operada e irá entrar no status configurado anteriormente

Ao movimentar a ocorrência para o status configurado com a regra, o e-mail é enviado.

Email com o conteúdo configurado no status e o corpo do Layout

Segundo Cenário: Regra e Mensagem configuradas nos details do template

Dessa vez o status será configurado nas mensagens adicionais desse layout. O mesmo para as regras. O layout continuará respeitando a regra principal e também aceitará as demais regras e configurações adicionais.

Regra

A regra anteriormente testada, está agora na aba de Regras adicionais.

Mensagem

Movimentando a OC novamente para o status configurado. O template é carregado corretamente.

Narrativa da Ocorrência.
Novamente o corpo retorna o resultado esperado.

Template configurado com a regra DIVISÃO
Primeiro Cenário: Regra “Projetos” e a Mensagem “abertura-para-area” configurada no template.

Agora utiliza uma mensagem de um evento como gatilho para enviar o email. E a regra de envio como ao entrar em uma Divisão

As mensagens funcionam como eventos. Você pode configurá-las em CRM > Parametrizações > Email Mensagens

Essa será a mensagem utilizada nesse teste. É uma mensagem de evento de abertura de Ocorrência.

No teste atual, o email será enviado ao abrir uma Ocorrência na Divisão “PROJETOS“.

Abrindo uma OC na Divisão “Projetos“, o email é disparado. A variável %corpo_mensagem%, é substituído pelo corpo do email configurado na Mensagem

Segundo Cenário: Regra e Mensagem configurada na aba de configurações adicionais do layout

Regra

Mensagem

Após abrir OC

Email enviado

Email enviado com a variável %corpo_mensagem% preenchida com o corpo email configurado na mensagem.

Funcionalidade OC#105799

No recurso do template de e-mail foi notado que o FROM não foi planejado. No momento o sistema parece estar pegando a configuração padrão, seja ela do email do status ou do email mensagem.

Se o from for preenchido, ele deve substituir o padrão, porém se um trim deste campo retornar uma string vazia, mantenha o padrão. É possível deixar o campo em branco para usar o valor padrão do email mensagem ou do cadastro de email do status.