ATENÇÃO: Este POST é da área de desenvolvimento, com o intuito de tornar público conhecimentos, regras, dicas sobre essa ferramenta. Isso não deve ser passado para clientes. As Informações daqui podem ser usadas para criar manuais, vídeos entre outras focado na apresentação para o cliente.
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Isso não deve ser passado para clientes. As Informações daqui podem ser usadas para criar manuais, vídeos entre outras focado na apresentação para o cliente.
O Gerador de Mailing e foi criado em 2018 para atender uma customização de um o cliente Plaenge.Seu propósito inicial era gerar campanhas de envio de e-mail avançadas para Clientes, porém como seu escopo é maleável, basicamente filtrar Clientes e abrir ocorrências, é possível também utilizar qualquer funcionalidade do CRM relacionada a ocorrências, desde que seja configurado os fluxos e ações desejadas.
Após melhorias, hoje também é executar filtros a nível de projetos para gerar as novas ocorrências se relacionando a entidade Projetos (Contratos Mega) ao invés do escopo original de Clientes, gerar arquivos .CSV e automatizar a filtragem para disparos automáticos.
Exemplos de casos de uso
As parametrizações do Gerador de Mailing podem ser realizadas em “CRM > Parametrizações > Clientes”.
Na aba Configurações temos duas configurações possíveis, Selecionar manualmente itens do Mailing que apresenta checkboxs na tabela de resultado da filtragem, forçando que o usuário selecione os Mailings que vão gerar ocorrências, e Gerar Mailing por que vai alterar o foco do Gerador de Mailing, gerando ocorrências olhando para a entidade Clientes ou Projetos, alterar essa configuração abre um alerta de confirmação avisando que a lista será trocada, cancelando o valor antigo retorna.
Na aba Filtros é possível parametrizar os filtros apresentados no formulário do Gerador de Mailing, esses filtros são importados das chamadas addFiltrosDef em Servicedesk_Defs.class.php permitindo uma filtragem avançada no escopo Servicedesk e não apenas Cliente, logo ao gerar novos filtros para essa tela deve seguir o padrão.
Na aba Listas é possível parametrizar os campos que serão apresentados na tabela de resultados da filtragem, nessa aba há uma peculiaridade, há duas listas de campos, Gerador de Mailing (Clientes) e Gerador de Mailing (Projetos), sendo que as duas estão no HTML mas uma é oculta de acordo com a configuração da primeira aba “Gerar Mailing por”. Desta forma não corremos risco de sobrescrever as parametrizações do cliente, embora ao alterar pela primeira vez os campos da lista deverão ser configurados novamente.
Há uma outra situação que impacta a parametrizações dos campos do Gerador de Mailing, que é a relação entre as entidades Clientes e Projetos / Telefones / Endereços. Quando selecionamos campos de Telefones e Endereço, o DQuery faz um JOIN com as tabelas CLIENTE_TELEFONES e CLIENTE_ENDERECO, e como um cliente pode possuir N fones e endereços, isso pode duplicar as linhas na tabela quebrando a contagem total, pois a mesma vai olhar para a Primary Key da entidade como UNIQUE, não gerando na grid o tanto de linhas necessárias para apresentar todos os registros.
Quando o Gerador de Mailing está configurado com o foco voltado aos clientes isso também é possível com campos de projeto, mas não o inverso, pois um cliente pode possuir N projetos, embora um projeto só possua um cliente principal. Uma solução possível seria gerar a DEF de um campo do tipo lista e buscar todos os fones, endereços ou projetos de forma unificada.
Para utilizar o Gerador de Mailing acesse “CRM > Funcionalidades > Gerador de Mailing”.
Ao abrir a tela, o formulário com os filtros de busca parametrizados vão ser apresentados, é possível filtrar pelos termos inseridos ou o inverso, marcando a checkbox Diferente de. Se não houver nenhum filtro de data ligado o sistema vai inserir uma data limite automaticamente por questão de performance, pois dependendo da base muitos resultados vão ser retornados.
Então após a filtragem, os resultados serão apresentados de acordo com o foco configurado, os campos inseridos na lista e a filtragem realizada.
Gerar Mailing
Para gerar as ocorrências do mailing, clicar no botão “Gerar Mailing” apresentado, uma modal será aberta para preenchimento de informações pertinentes como a Campanha, Divisão, Solicitação, Origem e Descrição.
Após confirmar importação uma nova janela será aberta mostrando o resultado das aberturas, se não acusar erro as ocorrências serão criadas normalmente.
Gerar CSV
Ao clicar no botão “Gerar CSV (Excel)” uma modal será apresentada possibilitando o download do arquivo.
Automatizar Mailing
Ao clicar no botão “Automatizar Mailing” a seguinte modal será apresentada, onde é possível cadastrar uma regra de automação, inserindo o nome, se está ativa e selecionando ou criando um template para as ocorrências, onde são definidas informações como Divisão, Solicitação, Descrição e etc.
FAQ
Um FAQ foi gerado no breadcrumb da tela apresentando regras de negócio e outras informações pertinentes a funcionalidade ao usuário, acesse “Ações > FAQ” e a modal será apresentada.
49875 – Manual inicial da ferramenta
77634 – Automatização no Gerador de Mailing
87422 – Implementação do Gerador de Mailing por projetos
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