Como usar

Pra que serve?  Este manual tem como foco demonstrar a utilização do Kanban no sistema.

Pré Requisitos: É necessário que tenha realizado a instalação dos scripts e ter configurado o Kanban no sistema anteriormente, caso não tenha realizado nenhum desses passos, dê uma olhada neles e depois volte aqui.

Quadros Kanban – Implantação

Quadros Kanban – Configuração

Movimentação por Quadros Kanban

Siga para CRM > Funcionalidades > Atendimentos > Quadros Kanban
Nesta pagina você poderá visualizar a movimentação dos seus quadros, aqui é basicamente onde você irá gerencia-los.

Regras Gerais de Movimentação

Ao mover um cartão de uma lista para outra, iremos verificar se a lista de destino possui apenas 1 status cadastrado. Se este for o caso, será feita uma tentativa de movimentação automática para este status.

Caso a lista possua mais de um status cadastrado, será aberta uma nova janela na tela de movimentação de ocorrência da OC movimentada.

Se houver uma falha na tentativa de movimentação automática, a mesma tela de movimentação de OC será exibida após o alerta do motivo de erro na tela:

Seleção do quadro de visualização

Através do Menu de Ações da página e selecionando “Lista de Quadros”, será exibida uma nova tela para seleção do quadro kanban.

Atenção: São exibidos apenas os quadros aos quais o perfil de atendimento dá acesso. Esta informação é realizada no momento de cadastro do quadro. Quadros de fluxo são exibidos para todos os perfis.

Também é possível definir um Quadro Inicial, que será exibido sempre que o usuário acessar a tela de Quadro Kanban.

Caso o usuário selecione um outro quadro em “Lista de Quadros” essa informação ficará salva na sessão e o quadro inicial só voltará a ser exibido se o usuário voltar a selecioná-lo em “Lista de Quadros” ou relogar no sistema.

Tela de Movimentação de Ocorrência com Kanban

Com a implementação do Kanban, quando uma ocorrência for editada, será validado se aquela ocorrência pertence a um quadro Kanban e poderá ser exibido o mini kanban, uma outra forma de visualização da seleção de status.

Quando o mini Kanban será exibido?

O mini kanban será exibido quando:

  • A OC estiver em um fluxo controlado por Kanban E estiver em um status do fluxo que seja ‘STATUS KANBAN’, ou;
  • A OC estiver em um status que pertence a um quadro kanban agrupador de status E já tiver sido movimentada por um quadro kanban, ou;
  • A OC estiver sendo movimentada por um quadro agrupador de status, ou;
  • A OC estiver sendo movimentada por um quadro kanban derivado de um fluxo agrupador de status E esteja em um status do fluxo que seja ‘STATUS KANBAN’.

Se nenhuma dessas condições for verdadeira, a ocorrência será exibida com o layout padrão do sistema.

Qual quadro Kanban será mostrado em uma OC?

Se a OC tiver fluxo vinculado, vamos verificar se este fluxo é controlado por kanban. Se for, mostramos o mini kanban deste fluxo, caso contrário, a exibição será a padrão do sistema.

Se a OC não tiver fluxo vinculado e estiver sendo movimentada pela tela de atendimentos por Quadros Kanban, exibiremos o quadro de movimentação.

Caso contrário, será exibido o último quadro pelo qual a OC foi movimentada.

No entanto, será possível trocar o quadro da ocorrência ao clicar sobre o nome do quadro no mini kanban.

Atenção: Essa opção esta disponível apenas para OCs que não tenham fluxo vinculado.

Se o status atual da ocorrência pertencer a mais de um quadro, será exibido um menu dropdown com as opções de quadros que podem ser escolhidos.

Mini Kanban de OC’s com fluxo vinculado

Em mini kanbans de fluxos controlados por kanban, não haverá a opção de mudança de quadro, pois isso implicaria em alteração de fluxo da OC.

Serão exibidas as listas (STATUS KANBAN do Fluxo) pelas quais a OC já passou. Depois, um menu com os status passíveis de seleção (Próximo Passo), e na sequência, as listas pelas quais a OC ainda não passou.

Se a OC não estiver em um STATUS KANBAN do fluxo, será exibida a tela sem o mini kanban.

OC’s que não podem ser movimentadas por quadro Kanban

Nos casos listados abaixo, a operação será cancelada. Ou seja, o card será retornado à lista de origem e a popup para edição de ocorrências NÃO será exibida.

Ocorrências que possuem aprovações pendentes ou ocorrências encerradas não podem ser movimentadas por quadro kanban. Os seguintes alertas serão exibidos na tela caso haja a tentativa de movimentá-las.

Quando a lista de destino não tiver status disponíveis para seleção na ocorrência sendo movimentada, a operação será cancelada e o seguinte aviso será exibido.

Outras falhas na movimentação de ocorrências

Outros motivos podem fazer com que a movimentação automática de ocorrência falhe. Nestes casos, um alerta de erro será exibido e o popup na tela de editar ocorrência será exibido.

Um exemplo disto é quando a ocorrência possui campos adicionais de preenchimento obrigatório.

Informações técnicas do código

Criação de tabelas e campos

Foram criadas as tabelas KANBAN, KANBAN_LIST, KANBAN_LIST_DET e KANBAN_PERFIS.

A tabela KANBAN armazena as informações do quadro. A KANBAN_LIST armazena as informações das listas e, por fim, a KANBAN_LIST_DET, armazena os status presentes em cada uma das listas.

Na tabela KANBAN há o campo ID_FLUXO, este campo, quando preenchido, evidencia que este quadro kanban foi cadastrado por fluxo. Em quadros cadastrados pela tela de cadastro de Quadros Kanban, o ID_FLUXO será nulo.

Foi inserido o campo FLUXO_KANBAN na tabela HD_FLUXOS. Este campo é o que armazena se um fluxo é controlado por Kanban ou não.

Alteração em funcionalidades pré-existentes

Foram feitas alterações no cadastro de fluxos para implementar o controle por Kanban.

Foi necessário realizar alterações no arquivo ‘servicedesk/admin/hd_fluxos.php’ para inserir o novo checkbox e no arquivo ‘cadastros/md_inc/hd_fluxos/hd_fluxos_v1.js’ para implementar as ações necessárias para controle do cadastro de fluxo kanban e também para alterar a função que salva o formulário.

No arquivo ‘servicedesk/includes/classes/Servicedesk_Fluxos.class.php’ foi adicionado o campo fluxo_kanban no retorno das informações do fluxo e a função saveFluxo foi alterada para salvar também as informações do Kanban. Adicionei transação à função para garantir que todos os dados sejam gravados corretamente.

No arquivo ‘ config/config.ini’ foi adicionada a variável numeroListasKanban que controlará o limite de listas que cada quadro Kanban poderá ter e também a variável layoutKanbanCard que definirá o layout de exibição do card kanban.

Arquivo criados

Foi criada a pasta ‘cadastros/kanban/’ que recebeu os arquivos responsáveis pelo cadastro do quadro Kanban

A classe Kanban.class foi adicionada ao sistema e centraliza todas as ações necessárias para o funcionamento do Kanban.

Comentários inseridos no código

Todas as alterações feitas em arquivos pré-existentes no sistema, foram comentadas com o código desta OC 77795.

Pronto! finalizamos o manual de como usar o Kanban, caso você tenha visto os outros dois manuais e este aqui, você já estará pronto para utilizar tudo que esta ferramenta oferece de melhor!

Prossiga lendo os artigos relacionados a ferramenta Kanban:

Quadros Kanban – Implantação

Quadros Kanban – Configuração