Implantação

Pra que serve? Neste manual iremos ver como realizar a implantação do sistema Kanban ( Task Manager ) no sistema Vmulti! O Kanban permite ter uma administração melhor de suas OC’s deixando-as facilmente visíveis e mais fácil para visualiza-las com detalhamento de chamados e outras informações adicionais. Neste documento iremos dar mais foco em como realizar a implementação dessa configuração no sistema rodando os scripts, se você não é um desenvolvedor eu recomendo chamar um!

Pré-requisitos: Muita atenção, ter permissão e conhecimentos para rodar os scripts no sistema.

Configurações Necessárias Lista de Controle 1

Iremos realizar configurações no arquivo config.ini para parametrizar o número de listas do Kanban.

No config.ini foi criada a variável ‘numeroListasKanban’, esta variável recebe, por padrão, o valor 6 (seis).

Isso limita o número de listas que o cliente poderá criar no quadro Kanban, caso seja necessário liberar mais do que 6 (seis) listas, devemos alterar o número no config.ini. Caso o cliente tenha um config próprio, é nele que devemos fazer a alteração.

Numero Lista Kanban

Layout do Card Kanban

A variável layoutCardKanban foi criada para definir qual dos dois layouts serão exibidos no sistema do cliente.

Layout Card Kanban

Caso esta variável não tenha sido definida ou esteja sem valor, adotaremos o layout padrão. O layout padrão também será adotado quando o valor “padrao” (sem acento) estiver definido. Qualquer outro valor definirá o layout “opcional” para o card kanban.

Layout Padrão e Layout Opcional

Parametrização de Lista de Cartão Kanban

Definimos uma série de campos iniciais para serem exibidos no cartão kanban, para exibirmos um layout equilibrado desde o primeiro acesso à página.

As informações a serem exibidas podem ser parametrizadas em CRM > Parametrizações > Listas > Ocorrências  > Cartão Kanban

01

Atenção: Alguns campos tem um lugar fixado para exibição no cartão dependendo do layout escolhido. É o caso do número da OC no layout padrão e do Status da OC no layout Opcional.

Os campos que podem ser exibidos no cartão kanban são limitados. Serão passíveis de seleção os campos das listas “Quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “O Quê?”.

Caso seja necessário adicionar novos campos à essa lista, favor solicitar ao desenvolvimento que adicione à DEF do campo o valor: ‘sessao_campo’ => ‘card_kanban’

Parametrização de Visualizações

Em CRM > Parametrizações > Gerais > Visualização > Quadros Kanban é possível definir se o título dos campos deve aparecer no card ou não.

Atenção: Essa configuração não estará disponível no primeiro momento de testes interno (LAWPS). Se for necessário esconder os títulos, essa configuração deve ser feita pelo banco
UPDATE CONFIGURACAO SET KANBAN_SHOW_LABELS = ‘F’

02

Com descrição e Sem descrição

Criação das tabelas e campos específicos

É necessário rodar os scripts para que sejam criadas novas tabelas e campos específicos do cadastro kanban.

Scripts

Concessão de permissão de acesso

Para que os itens de acesso estejam visíveis, é necessário que se tenha habilitada no banco de dados uma client_var com o nome “habilita_quadro_kanban” e que esteja com o valor igual  “T”.

O menu para acesso à funcionalidade estará desabilitado, será necessário conceder acesso a esta tela através do cadastro de “Perfil de Acesso”

( CRM > Cadastro > Menu Avançado > Kanban )

Kanban Block

CRM > Funcionalidades > Atendimentos > Quadros Kanban

Quadro Kanban Block

CRM > Cadastro > Perfil de Acesso

Escolher Usuario no Perfil de Acesso

Na aba Permissões, buscar por Kanban’, ativar o checkbox de habilitado e clicar em salvar

Perfil de Acesso

Com o checkbox ativo, este usuário irá conseguir usar o Kanban problemas!

Prossiga lendo os artigos relacionados a ferramenta Kanban:

Quadros Kanban – Configuração

Quandros Kanban – Como Usar