Pra que serve? Neste manual iremos ver como realizar a implantação do sistema Kanban ( Task Manager ) no sistema Vmulti! O Kanban permite ter uma administração melhor de suas OC’s deixando-as facilmente visíveis e mais fácil para visualiza-las com detalhamento de chamados e outras informações adicionais. Neste documento iremos dar mais foco em como realizar a implementação dessa configuração no sistema rodando os scripts, se você não é um desenvolvedor eu recomendo chamar um!
Pré-requisitos: Muita atenção, ter permissão e conhecimentos para rodar os scripts no sistema.
Iremos realizar configurações no arquivo config.ini para parametrizar o número de listas do Kanban.
No config.ini foi criada a variável ‘numeroListasKanban’, esta variável recebe, por padrão, o valor 6 (seis).
Isso limita o número de listas que o cliente poderá criar no quadro Kanban, caso seja necessário liberar mais do que 6 (seis) listas, devemos alterar o número no config.ini. Caso o cliente tenha um config próprio, é nele que devemos fazer a alteração.
A variável layoutCardKanban foi criada para definir qual dos dois layouts serão exibidos no sistema do cliente.
Caso esta variável não tenha sido definida ou esteja sem valor, adotaremos o layout padrão. O layout padrão também será adotado quando o valor “padrao” (sem acento) estiver definido. Qualquer outro valor definirá o layout “opcional” para o card kanban.
Definimos uma série de campos iniciais para serem exibidos no cartão kanban, para exibirmos um layout equilibrado desde o primeiro acesso à página.
As informações a serem exibidas podem ser parametrizadas em CRM > Parametrizações > Listas > Ocorrências > Cartão Kanban
Atenção: Alguns campos tem um lugar fixado para exibição no cartão dependendo do layout escolhido. É o caso do número da OC no layout padrão e do Status da OC no layout Opcional.
Os campos que podem ser exibidos no cartão kanban são limitados. Serão passíveis de seleção os campos das listas “Quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “O Quê?”.
Caso seja necessário adicionar novos campos à essa lista, favor solicitar ao desenvolvimento que adicione à DEF do campo o valor: ‘sessao_campo’ => ‘card_kanban’
Em CRM > Parametrizações > Gerais > Visualização > Quadros Kanban é possível definir se o título dos campos deve aparecer no card ou não.
Atenção: Essa configuração não estará disponível no primeiro momento de testes interno (LAWPS). Se for necessário esconder os títulos, essa configuração deve ser feita pelo banco UPDATE CONFIGURACAO SET KANBAN_SHOW_LABELS = ‘F’
É necessário rodar os scripts para que sejam criadas novas tabelas e campos específicos do cadastro kanban.
Para que os itens de acesso estejam visíveis, é necessário que se tenha habilitada no banco de dados uma client_var com o nome “habilita_quadro_kanban” e que esteja com o valor igual “T”.
O menu para acesso à funcionalidade estará desabilitado, será necessário conceder acesso a esta tela através do cadastro de “Perfil de Acesso”
( CRM > Cadastro > Menu Avançado > Kanban )
CRM > Funcionalidades > Atendimentos > Quadros Kanban
CRM > Cadastro > Perfil de Acesso
Na aba Permissões, buscar por Kanban’, ativar o checkbox de habilitado e clicar em salvar
Com o checkbox ativo, este usuário irá conseguir usar o Kanban problemas!
Prossiga lendo os artigos relacionados a ferramenta Kanban:
Quadros Kanban – Configuração
Quandros Kanban – Como Usar