Service Desk – Importação de Clientes

Pra que serve? Este manual tem como objetivo demonstrar como importar uma lista de dados do cliente em lote para o sistema VMulti utilizando nossos templates pré-criados.

Pré-requisitos: Não haverá pré-requisitos para este manual, mas tenho um lembrete pra você: se algum cliente já existir no sistema, algum dado pode ser atualizado conforme o preenchimento do template, caso não exista, ele será importado com as informações preenchidas.

Importação de dados do cliente por lote

Image 23

A importação de dados de cliente por lote ou importação massiva serve para inserir e atualizar vários registros de uma vez, pode ser usado para passar clientes de uma base para outra caso precise realizar uma manutenção geral, ter um backup nunca é demais!

Acesso o caminho CRM > Integração de dados > Importação > Clientes conforme demonstrado no print abaixo.

CRM Integração de Dados Importação Clientes

Ao acessar a aba Clientes você irá se deparar com a página com as seguintes informações:
Download do arquivo template (excel): aqui será possível baixar o arquivo template em formato excel a onde será preenchido as informações na tabela com os dados dos clientes.
Usuário: Informe usuário
Senha: Informe senha.
Vincular o Cliente a Empresa: Selecione a empresa ou cliente já pré-cadastrada no sistema anteriormente que será vinculada com a tabela de informações.
Updolad do arquivo CSV: aqui será a onde o template em excel será upado.
Nº da linha inicial para importação: no template do excel a primeira linha será a 3º linha pois as outras duas primeiras contém informações sobre a planilha, então preencha este campo com o numero 3.
Nº da linha Final para Importação: insira a linha final que o sistema deve computar do template.

Overview

Ciente disso iremos baixar o template em arquivo excel, clique em Download do arquivo template conforme demonstra a seta em vermelho no print acima.

Baixou Template
Caso utilize o Chrome, o arquivo mostrá que foi baixado em uma barra interior no navegador.

Ao abrir o template você irá visualizar a versão mais recente do documento contendo as colunas com quais informações devem ser preenchidas.
Colunas destacadas em vermelho são colunas obrigatórias a serem preenchidas, colunas destacadas em azul são colunas opcionais.

Ao abrir o arquivo você se depará com as tabelas do excel no topo do documento informando o tipo de informação que será necessário para preencher o documento, calma que iremos fazer tudo isso juntos!

Excel 0

Antes de especificar os campos que existem para ser preenchidos, eu te recomendo estar com os dados dos seus clientes em mãos, caso você não se lembre como fazer isso eu recomendo que leia este manual de Cadastro de Cliente, lá você irá ver o caminho certo (  Projetos > Cadastro > Clientes ) para visualizar seus clientes já cadastrados e as informações sobre os mesmos, sorte sua que estou com o link aqui em mãos hein!

Com as informações do seu cliente em mãos ( que eu espero que você esteja ) vamos começar a falar sobre os campos a serem preenchidos:

Excel 1

  • CODIGO: Insira o código do seu cliente.
  • NOME: Insira o nome do seu cliente.
  • NOME_FANTASIA: Insira o nome fantasia do seu cliente.
  • CNPJ_CPF: Insira o CPF ou CNPJ do seu cliente.
  • INSCRIÇÃO_ESTADUAL: inscrição Estadual ou Registro Geral do cliente ( IE / RG ).

Excel 2

  • JURIDICA_FISICA: Se o cliente é pessoa cliente física ou jurídica, insira F para física ou J para jurídica.
  • INSCRICAO_MUNICIPAL: Numero da inscrição municipal do cliente.
  • NOME_DA_CATEGORIA: Nome da categoria relacionada ao cliente.
  • IDENTIFICACAO_CATEGORIA: Nome de identificação dada a categoria.
  • MOEDA: Nome da moeda utilizada pelo cliente, exemplo: Real.
  • COD_MOEDA: Codigo da moeda, exemplo: RS$ U$

Excel 3

  • TELEFONE: Número do telefone do cliente.
  • DDD: Número do DDD do cliente.
  • TELEFONE_CELULAR: Número do celular do cliente.
  • FAX: Número do Fax do cliente.
  • E_MAIL: Email do cliente.
  • WEBSITE: Insira o website do cliente caso exista.

Excel 4

  • OBSERVAÇÃO: Espaço para inserir uma observação sobre o cliente
  • COD_ENDEREÇO: Como mostrado no print, se o campo de endereço estiver preenchido, este campo se torna obrigatório, preencha-o com o código de endereço do cliente. 
  • ENDEREÇO: Insira o endereço do cliente.
  • BAIRRO: Insira o bairro do cliente.
  • NUMERO: Numero da residencia do cliente.
  • CEP: Insira o CEP do cliente, lembre-se que o formato a ser usado é esse aqui: 00000-000

Excel 5

  • CIDADE: Insira a cidade do cliente.
  • ESTADO: Insira o estado do cliente.
  • COMPLEMENTO: casa, apartamento, prédio empresarial etc.
  • DATACADASTRO: Data do cadastramento do cliente no sistema.
  • DATAANIVERSARIO: Data do aniversario do cliente, lembre-se de comprar o bolo quando a data estiver próxima.
  • ESTADO_CIVIL: Estado civil do cliente.

Excel 6

  • NOME_MAE: Insira o nome da mãe do cliente.
  • NOME_PAI: Insira o nome do pai do cliente.
  • NOME_CONJUGE: Insira o nome do cônjuge do cliente.

Pronto! Feito o preenchimento das tabelas você estará com o seu template de clientes pronto para realizar o upload, para realizar o upload do documento você irá precisa salvar o arquivo em formato CSV ( igual demonstra na imagem abaixo ).

CSV

Apos salvar seu belíssimo template.csv volte para página de upload, caso você tenha fechado o caminho é o mesmo, CRM > Integração de dados > Importação > Clientes.

Ao abrir a página você irá ver a opção de subir o arquivo em CSV pro sistema, clique na opção e selecione o template.csv que acabamos de criar e salvar e depois cliquei em importar dados.

Vale lembrar: antes de importar, insira no campo “Nº da linha inicial para Importação” o número da linha correspondente ao primeiro registro que deseja importar/atualizar informações. E no
campo “Nº da linha final para importação”, digite o número da última linha a qual você preencheu. Dessa forma, nenhum dado se perderá e o sistema atuará somente nas informações relevantes, economizando o tempo de processamento e evitando mensagens de erro (de linhas vazias e campos padrão do template).

” Nº da linha inicial para importação: no template do excel a primeira linha será a 3º linha pois as outras duas primeiras contém informações sobre a planilha, então preencha este campo com o numero 3.
Nº da linha Final para Importação: insira a linha final que o sistema deve computar do template. “

Overview 2

Ao clicar em importar Dados, e se tudo der certo também, você será redirecionado para uma página informando que a importação foi um sucesso!

Linha 3

Verificado

Caso você clique em Importar Dados e se depare com a seguinte imagem de erro, significa que tem algo de errado ai:

Erro

O erro irá aparecer na página demonstrando o que foi inserido erroneamente na tabela do template, no caso na Linha 3, inseri propositalmente de forma errada o CNPJ do cliente e na Linha 4, não inseri nenhuma informação na template. Assim ele retorna como se toda a tabela da linha 4 está configurada de forma errada demonstrando todos os possíveis erros que você pode encontrar ao preencher sua tabela.Cancel

Com seu template importado com sucesso, você poderá visualiza-lo na aba de Clientes em Projetos > Cadastro > Clientes, e lá estará os clientes que você subiu pro sistema com sucesso!

Clientes

Viu, nem doeu né? você realizou mais um de nossos manuais com sucesso!Innovation
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