O objetivo desse manual é demonstrar como efetuar o pagamento dos produtos cadastrados em um determinado status. Essa modalidade está integrada com o sistema ERP. |
Configurações
Em Cadastro > Service Desk > Perfil de Atendimento, habilite as opções de visualização dos produtos de acordo com a regra de cada operador. Fluxo de operação Status Formas de Pagamento – Dados Principais: em Cadastros > Service Desk > Status, no status que será utilizado ou criado para pagamento siga para aba Dados Principais. 1. Esse campo é importantíssimo: O sistema só irá fazer o pagamento em que o código do status for igual a: PAGTO_OP. 2. Criar uma regra de encaminhamento para a divisão: AUDITORIA. 3. Campo adicional criado para informar que esse status tem uma integração com o ERP. – Integração Externa: a próxima aba utilizada é a Integração Externa. Não é obrigatório fazer uma integração externa nesse status, no exemplo utilizado foi adicionada essa opção no cliente para informar ao operador qual o tipo de entrega será realizada (via motoboy ou Correios). Caso seja necessário, siga os seguintes passos:
Status Enviar ao Faturamento – Dados Principais: em Cadastros > Service Desk > Status, no status que será responsável pelo faturamento siga para aba Dados Principais.
Ele será responsável por enviar os dados de pagamento da web para o ERP. 2. Regra de encaminhamento: Criar uma regra de encaminhamento para enviar ao Financeiro/Faturamento (ERP). – Integração Externa: Em Cadastros > Service Desk > Status, entre no status responsável pelo faturamento e siga até a aba Integração Externa.
nesse caso: http: /…/webservices/integracao_externa/envio_pedido_erp/envio_pedido_erp.php 5.Parâmetros da Integração: Os parâmetros serão carregador automaticamente ao seleciona-los. A. cod_status_sucesso: FATURA_SUCESSO É o código de um status que deve ser criado para os pagamentos de sucesso. B. cod_status_falha: FATURA_FALHA É o código de um status que deve ser criado para os pagamentos de falha. C. operação: o valor do campo aparece automaticamente. D. url soap: url do ERP que lista a tela “Definições de pagamento e parcela” no momento do pagamento. E. banco: nome do banco.
Realizando Pagamento
Incluir produtos: Está disponível a descrição do produto, valores do mesmo, opções de desconto em dinheiro ou em porcentagem. Clicando no ícone + é possível adicionar o produto escolhido pelo Cliente. Inclusão de Brindes: clique em Incluir Brindes. (essa opção não é obrigatória). Escolha o brinde e a quantidade desejada. 2. Dados do cliente que deverão ser preenchidos. É muito importante que o endereço do cliente esteja preenchido e correto, pois esses dados são utilizados no ERP para entrega da compra. 3. Depois de preenchido os campos, clicar no status Forma de Pagamento. Ao clicar nesse status uma tela será aberta, a primeira aba é chamada Definição de Pagamentos e Parcelas, onde serão preenchidos campos como Tipo de Cartão, Qtde Parcelas, Valor neste cartão e Pagamento Cartão. Essa tela é gerada pelo ERP. Obs.: Existem duas formas de pagamento de cartão, via TEF ou POS. TEF: é um serviço prestado pela empresa Software Express, onde autoriza a compra efetuada pelo cartão de crédito. POS: pagamento via boleto emitido pelo ERP, não faz a integração. A segunda aba que se chama Consolidando dados do pagamento, para adicionar as informações já recolhidas clique no X. Uma nova tela será aberta, adicione os dados solicitados e e clique em Pagamento para finalizar o processo. Em seguida, o sistema irá emitir uma mensagem de sucesso ou erro. Sucesso: Erro: Sigla dos pagamentos: Pagamento realizado com sucesso. Pagamento não realizado ou negado. Ícone exigido pela E-sitef, no caso de gerar erro de comunicação do retorno dos dados. Nesse caso não é possível saber se a compra foi aprovada ou negada, portanto não é permitido que o operador tente realizar o pagamento novamente. No exemplo acima o cliente efetuou a tentativa de pagamento quatro (4) vezes com dois tipos de cartões, somente um pagamento foi aprovado. Se o cliente quiser passar em outro cartão um pagamento que foi negado, o operador deverá retornar a aba de Definições, excluir a linha e escolher uma nova forma de pagamento (outro cartão ou boleto). A partir da versão 2016.05 duas melhorias foram feitas na operação: – Em CRM/ Service Desk > Relatórios > Gerador de Relatórios – Ocorrências (Visualização) está disponível uma coluna chamada Valor dos Produtos onde é contabilizado o total de vendas do colaborador. – Nas Informações da ocorrência a partir dessa versão o campo Vendedor será sempre fixo para o vendedor que finalizou a compra. |