Importação de Timesheet

O objetivo deste manual é demonstrar como é feita a importação de Timesheet.

Para efetuar a importação vá em Serviços > Importações > Timesheet. Na tela que será aberta, existe uma planilha disponível para Download chamada Arquivo Template que será utilizada pra fazer a importação para o sistema.

 

Depois de feito o download da planilha, preencha todas as colunas em vermelho.

 

Como preencher a Planilha de Importação

– CODIGO_AUXILIAR DO PRESTADOR: para encontrar o código auxiliar do cliente vá em Cadastro > Prestadores de Serviço > Prestadores de Serviço, na tabela de prestadores está disponível uma coluna com o código.

 

Caso não esteja disponível selecione o prestador desejado clique em Editar. Na aba Dados Gerais cadastre um código e confirme as alterações.

 

CODIGO_AUXILIAR DO CLIENTE: para encontrar o código do cliente vá em Cadastro > Clientes > Clientes, na tabela de clientes está disponível uma coluna que informa o código.

 

Caso não esteja disponível selecione o cliente desejado clique em Editar. Na aba Dados Principais cadastre um código e confirme as alterações.

 

– CODIGO_PROJETO: para encontrar o código do projeto vá em Projetos > Portfólio Projetos > Todos Projetos, selecione um projeto que esteja vinculado ao cliente que foi selecionado anteriormente, como no exemplo abaixo:

 

Caso essa coluna não esteja disponível, clique em Editar e o topo da tela estará disponível o código do projeto.

 

– DATA_LANCAMENTO: a data será preenchida normalmente, após colocar data informada clique com o botão direito sobre a mesma e seleciona a opção Formatar Célula.

 

Na tela seguinte será feita a seguinte configuração, na aba Número > Personalizado a data será no seguinte formato aaaa-mm-dd (ano, mês, dia).

Para que a importação funcione a data tem que estar exatamente nesse formato, caso contrário dará erro.

 

– CODIGO_FASE: esse campo só será usado quando o projeto for UTBMS. Para encontrar o código fase vá em Cadastro > UTBMS > UTBMS, defina a fase e atividade  que será direcionada essas horas.

 

Exemplo de código UTBMS:

 

COD_ATIVIDADE: para encontrar o código de atividade vá em Desenvolvimento, nesse exemplo existem duas opções Desenvolvimento e Teste Unitário.

 

Iremos utilizar o Desenvolvimento > Relatório para o nosso exemplo, para visualizar o código clique em Editar.

 

– FASE_PROJECT (NOME): este campo será utilizado somente em um projeto do tipo Project.

Em projetos do tipo Project será usado nome ao invés de código. O nome da fase será encontrado em Projetos > Portfólio Projetos > Todos Projetos. No projeto desejado vá em editar e na aba Tarefas estará o pai do projeto, o nome pai do projeto é a Fase.

 

ATIVIDADE_PROJECT (NOME): a atividade de um projeto do tipo Project são todos os filhos da fase, para serão utilizados os nomes dos filhos do projeto, caso exista mais de uma atividade.

 

– HR_INICIO: hora de entrada do prestador (sempre no formato 00:00).

– HR_INICIO_INTERVALO: hora de saída para intervalo (sempre no formato 00:00).

– HR_FIM_INTERVALO: hora de volta do intervalo (sempre no formato 00:00).

– HR_FIM: hora de saída do prestador (sempre em formato 00:00).

– QTDE_HORAS < 24H: esse campo só será obrigatório, caso os campos – HR_INICIO, HR_INICIO_INTERVELO, HR_FIM_INTERVALO, HR_FIM, não estiverem preenchidos.

 

Regra para esse campo:

será colocado um valor hora nesse campo, menor que 24 horas.

– ao importar, o sistema vai pegar à hora inicial padrão do sistema vai colocar como HR_INICIO e a HR_FIM vai somar o valor (hora_sistema + qtde_horas).

 

Caso os campos HR_INICIO, HR_INICIO_INTERVELO, HR_FIM_INTERVALO, HR_FIM forem preenchido normalmente não será preciso preencher o campo QTDE_HORAS < 24H, pois não terá funcionalidade.

 

– COBRAVEL / NÃO COBRAVEL: se os lançamentos são cobráveis ou não, coloque a letra T (para cobrável) e a letra F (para não cobrável).

– % CONCLUIDA: porcentagem do projeto que já foi concluída.

– NARRATIVA_PRINCIPAL: descrição da atividade.

 

Obs.: tudo que for preenchido deverá estar em letra maiúscula.

 

Após todos os campos preenchidos conforme foi explicado salve o arquivo no formato CSV, pois o sistema só aceita esse formato de arquivo.

 

A IMPORTAÇÃO

Para importar o arquivo preenchido e salvo no formato CSV (separado por vírgula), vá em Serviços > Importações > Timesheet. Depois de colocado usuário e senha, selecione o arquivo.

 

– Nº da linha Inicial pra importação: coloque o número da linha em que dever ser iniciada a importação.

– Nº da linha Final pra importação: coloque o número da linha final ou sempre um numero acima da quantidade de linhas importadas para todas sejam importadas.

 

Clique em importar, se tudo sair corretamente a seguinte mensagem aparecerá:

 

Para certificar-se de que a importação realmente foi bem sucedida vá em Timesheet > Calendário e confirme se os dados estão preenchidos corretamente.

 

Valor inserido na planilha de importação:

 

Resultado na importação:

Rolar para cima
Rolar para cima