Esta documentação técnica descreve os passos necessários para integrar o sistema de CRM com o Construtor de Vendas (CV), permitindo o envio de leads para a plataforma CV.
Antes de iniciar a configuração da integração, é necessário garantir que a getDesvOc 182647 esteja ativada no sistema.
É necessário configurar os status de RESERVA e REPASSE com os seguintes códigos para que os respectivos webhooks consigam fazer a movimentação das ocorrências quando os pré-cadastros forem alterados no CV.
É necessário configurar os webhooks no CV para que o CRM seja capaz de receber as atualizações dos pré-cadastros e atualizar as respectivas ocorrências. Para isso, acesse o configurador de webhook no portal do CV acessando: Configurações > Integrações > Webhooks > Configurar
Abaixo, temos a lista dos endpoints que devem ser configurados:
A configuração da integração com o CV deve ser realizada acessando o menu: Pré-vendas > Parametrizações > Integração com Construtor de Vendas
Nesta tela, será necessário fornecer os seguintes dados:
Essas informações são obrigatórias para que o sistema possa se comunicar corretamente com o CV.
Depois de configurar a integração, é necessário definir um status no sistema que será responsável por salvar os dados do lead e enviar para o CV. Esse status deve ser configurado com a integração externa chamada “Pré-Cadastro com Construtor de Vendas”.
Ao configurar essa integração externa, o campo IDOCORRENCIA será preenchido automaticamente e deverá conter o número da ocorrência relacionada ao lead. Essa é a única informação necessário nessa integração externa, pois a partir do IDOCORRENCIA, conseguimos pegar os demais campos.
OBS: Qualquer outro campo que for configurado nessa integração externa será ignorado.
Ao movimentar uma ocorrência para o status configurado, o sistema fará uma verificação para garantir que todos os dados obrigatórios do lead estão preenchidos corretamente.
Caso algum campo esteja ausente ou incorreto, o sistema informará através de uma mensagem na tela do operador e por uma narrativa na ocorrência, especificando os campos que precisam ser corrigidos.
Se todos os campos estiverem corretos, o lead será enviado ao CV. Após, será exibido uma mensagem na tela do operador informando se o pré-cadstro aconteceu com sucesso ou não e os respectivos motivos. Esse retorno também constará na narrativa.
Uma vez que a ocorrência foi movimentada para o status configurado com a integração externa, o lead da ocorrência será enviado para o CV.
Após o envio do lead para o CV, será gerada uma narrativa na ocorrência informando o resultado do envio. Isso inclui tanto mensagens de sucesso quanto de erro. Também será apresentado uma mensagem na tela do operador com a informação do sucesso ou erro.
É possível forçar o envio dos dados do lead para o CV através de um botão existente na tela de atendimento do lead. Esse botão irá exibir a data do último envio do lead (se tiver).
Ao utiliza-lo, o sistema enviar diretamente o lead e ao CV e informará o resultado desse envio nas narrativas do sistema.
O sistema permite adicionar apenas 1 associado por pré-cadastro, conforme limitação imposta pelo CV. É possível buscar ou criar associados.
OBS: Um associado é basicamente um novo cliente vinculado ao pré-cadastro.
Ao buscar ou inserir associados, é obrigatório o preenchimento do campo Tipo de Associado (fiador, testemunha, cônjuge, etc).
Caso esteja faltando algum dado do associado, será informado na narrativa quando o pré-cadastro for enviado ao CV.
Para enviar documentos ao CV, é necessário criar um campo adicional no CRM. O campo deve ser do tipo “Upload de Arquivo” e ter o código “ARQUIVO_CV”.
Durante o desenvolvimento da integração, foi mapeado o envio de apenas 1 anexo por pré-cadastro, mas essa limitação é uma restrição do CRM, não do CV.
No CV, é possível enviar mais de um anexo, mas isso requer que várias requisições sejam feitas em sequência para cada arquivo a ser enviado. Portanto, para enviar múltiplos anexos, deve-se implementar chamadas repetidas para o envio de documentos.
Para enviar o valor da avaliação de um lead, é necessário criar um campo adicional no CRM. O campo deve ser do tipo “Valor Monetário” e ter o código “VALOR_AVALIACAO”.
É possível acompanhar os envios dos leads ao CV através do caminho CRM > Integração de Dados > Auditorias > Construtor de Vendas (Recebimento). Lá será possivel acompanhar informações sobre o envio como o retorno do CV, o dados que foram enviados, quando foram enviados, etc.
O CV permite cadastrar corretores, empreendimentos e profissões. Esses dados são necessários no envio dos leads, sendo obrigatório informar os IDs internos do CV para corretores, empreendimentos e profissões.
Para obter essas informações, existe uma integração de dados que permite buscar esses IDs diretamente do CV e cadastrá-los no CRM.
Na tela de configuração da integração com o CV, existe a aba “Integração de Dados”. Nessa aba, é possível encontrar os botões que realizam a sincronização dos seguintes dados:
Para empreendimentos e profissões, o sistema verifica o código de cada registro. Se o código já existir no banco de dados do CRM, os dados são atualizados. Caso contrário, um novo registro será inserido.
Para ambos, o código que usaremos será o ID do registro lá no CV, por isso essa informação não deverá ser alterada para não impactar o envio dos pré-cadastros
Para os corretores, a sincronização é um pouco mais complexa, pois envolve a criação de perfis de atendimento e acesso ao sistema. As seguintes ações são realizadas:
É possível configurar webhooks para que CRM receba atualizações dos pré-cadastros no CV e modifique as ocorrências conforme necessário. É possível configurar o webhook para receber atualizações das funcionalidades: Pré-cadastro, Repasse e Reserva.
Todas as atualizações recebidas ficarão registradas nas narrativas das ocorrências dos respectivos leads. Além disso, todas ficaram disponiveis para serem consultadas na tela de log de auditoria do sistema externo recebido (CRM > Integração de Dados > Auditorias > Construtor de Vendas (Recebimento))
Na funcionalidade pré-cadastro, o sistema irá apenas pegar apenas a atualização da situação do lead e atualizar na ocorrência. Essa situação ficará disponível para ser usada em dashboards, relatórios, etc.
Na funcionalidade repasse e reserva, além de atualizar a situação do lead, o sistema também movimentará a ocorrência para status pré-definidos. Isso acontecerá a partir do código do status:
Abaixo temos uma tabela que possui todos os campos mapeados na integração com CV e quais são obrigatórios para envio
Qualquer erro ou inconsistência no processo de integração será registrado nas narrativas das ocorrências, permitindo o acompanhamento detalhado.