Integração Construtor de Vendas

Integração com Construtor de Vendas (CV)

Esta documentação técnica descreve os passos necessários para integrar o sistema de CRM com o Construtor de Vendas (CV), permitindo o envio de leads para a plataforma CV.

Pré-requisito

1. Ligar desenvolvimento

Antes de iniciar a configuração da integração, é necessário garantir que a getDesvOc 182647 esteja ativada no sistema.

2. Configurar status

É necessário configurar os status de RESERVA e REPASSE com os seguintes códigos para que os respectivos webhooks consigam fazer a movimentação das ocorrências quando os pré-cadastros forem alterados no CV.

  • Status de RESERVA: LEAD_RESERVA
  • Status de REPASSE: LEAD_REPASSE

3. Configuração dos Webhooks

É necessário configurar os webhooks no CV para que o CRM seja capaz de receber as atualizações dos pré-cadastros e atualizar as respectivas ocorrências. Para isso, acesse o configurador de webhook no portal do CV acessando: Configurações > Integrações > Webhooks > Configurar

Abaixo, temos a lista dos endpoints que devem ser configurados:

URL Funcionalidade
CAMINHO_SISTEMA/webservices/webhooks/cv/pre-cadastro.php Pré-cadastro
CAMINHO_SISTEMA/webservices/webhooks/cv/reserva.php Reserva
CAMINHO_SISTEMA/webservices/webhooks/cv/repasse.php Repasse

Configuração da Integração

1. Acessar a tela de parametrização da integração

A configuração da integração com o CV deve ser realizada acessando o menu: Pré-vendas > Parametrizações > Integração com Construtor de Vendas

2. Informar os dados da API do CV

Nesta tela, será necessário fornecer os seguintes dados:

  • Endpoint da API do CV
  • Token
  • E-mail fornecidos pela plataforma CV

Essas informações são obrigatórias para que o sistema possa se comunicar corretamente com o CV.

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3. Configurar o status para envio de leads

Depois de configurar a integração, é necessário definir um status no sistema que será responsável por salvar os dados do lead e enviar para o CV. Esse status deve ser configurado com a integração externa chamada “Pré-Cadastro com Construtor de Vendas”.

Ao configurar essa integração externa, o campo IDOCORRENCIA será preenchido automaticamente e deverá conter o número da ocorrência relacionada ao lead. Essa é a única informação necessário nessa integração externa, pois a partir do IDOCORRENCIA, conseguimos pegar os demais campos.

OBS: Qualquer outro campo que for configurado nessa integração externa será ignorado.

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4. Validação dos dados do lead

Ao movimentar uma ocorrência para o status configurado, o sistema fará uma verificação para garantir que todos os dados obrigatórios do lead estão preenchidos corretamente.

Caso algum campo esteja ausente ou incorreto, o sistema informará através de uma mensagem na tela do operador e por uma narrativa na ocorrência, especificando os campos que precisam ser corrigidos.

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Se todos os campos estiverem corretos, o lead será enviado ao CV. Após, será exibido uma mensagem na tela do operador informando se o pré-cadstro aconteceu com sucesso ou não e os respectivos motivos. Esse retorno também constará na narrativa.

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Envio dos Leads

1. Execução da Integração Externa

Uma vez que a ocorrência foi movimentada para o status configurado com a integração externa, o lead da ocorrência será enviado para o CV.

Após o envio do lead para o CV, será gerada uma narrativa na ocorrência informando o resultado do envio. Isso inclui tanto mensagens de sucesso quanto de erro. Também será apresentado uma mensagem na tela do operador com a informação do sucesso ou erro.

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2. Forçar envio dos dados via ocorrência

É possível forçar o envio dos dados do lead para o CV através de um botão existente na tela de atendimento do lead. Esse botão irá exibir a data do último envio do lead (se tiver).

Ao utiliza-lo, o sistema enviar diretamente o lead e ao CV e informará o resultado desse envio nas narrativas do sistema.

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Associados

O sistema permite adicionar apenas 1 associado por pré-cadastro, conforme limitação imposta pelo CV. É possível buscar ou criar associados.

OBS: Um associado é basicamente um novo cliente vinculado ao pré-cadastro.

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Regras obrigatórias para associados

Ao buscar ou inserir associados, é obrigatório o preenchimento do campo Tipo de Associado (fiador, testemunha, cônjuge, etc).

Caso esteja faltando algum dado do associado, será informado na narrativa quando o pré-cadastro for enviado ao CV.

Envio de Documentos

Para enviar documentos ao CV, é necessário criar um campo adicional no CRM. O campo deve ser do tipo “Upload de Arquivo” e ter o código “ARQUIVO_CV”.

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Limitações no envio de anexos

Durante o desenvolvimento da integração, foi mapeado o envio de apenas 1 anexo por pré-cadastro, mas essa limitação é uma restrição do CRM, não do CV.

No CV, é possível enviar mais de um anexo, mas isso requer que várias requisições sejam feitas em sequência para cada arquivo a ser enviado. Portanto, para enviar múltiplos anexos, deve-se implementar chamadas repetidas para o envio de documentos.

Envio do Valor da Avaliação

Para enviar o valor da avaliação de um lead, é necessário criar um campo adicional no CRM. O campo deve ser do tipo “Valor Monetário” e ter o código “VALOR_AVALIACAO”.

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Auditoria de Envio

É possível acompanhar os envios dos leads ao CV através do caminho CRM > Integração de Dados > Auditorias > Construtor de Vendas (Recebimento). Lá será possivel acompanhar informações sobre o envio como o retorno do CV, o dados que foram enviados, quando foram enviados, etc.