A Unimed tem um processo complexo em que é gerado um Protocolo ANS que é informado ao cliente pela própria URA, durante o atendimento por telefone.
A URA encaminha dados do paciente para a API e o CRM se responsabiliza por se comunicar com a Unimed Brasil e gerar o protocolo de atendimento. No momento em que o protocolo é gerado, é aberto um chamado no CRM que depois será utilizado pelo agente para tabular o atendimento. O protocolo é devolvido pela API para a telefonia, que o informa ao ao paciente. Uma vez definida a fila para qual será encaminhada a ligação, a telefonia chama uma URL do CRM passando dados importantes como o número chamado e o número do protocolo, que será usado pelo CRM para trazer para a tela o chamado aberto pela API.
Existem duas versões da API URA Protocolo Unimed:
EndPoint:
https:// {CAMINHO_CRM} /webservices/?wsdl
Parâmetros:
Os parâmetros com * são obrigatórios. É importante frisar que é necessária pelo menos uma forma de identificação do cliente, seja pela CARTEIRINHA ou pelo CNPJ_CPF.
Para fazer com que seja aberto chamado em uma Solicitação diferente da padrão, basta informar o código pela API.
Número do Protocolo Unimed no formato string.
Falha: Usuário ou senha inválidos
Falha: Informe o número da carteirinha ou CPF do cliente.
Falha: Houve um problema de comunicação. O Protocolo não foi gerado. Tente novamente mais tarde.
Falha: Numero de carteirinha inválido
Falha: Carteirinha informada é inválida. Informar apenas números
Falha: CPF / CNPJ informado é inválido
Falha: Nenhum cliente encontrado com este CPF.
Falha: Divisão / Solicitação não encontrados.
Falha: Falha ao gerar um novo cliente….
O chamado é aberto no CRM e a ele é atrelado ao PROTOCOLO gerado. Caso o cliente seja gerado pela API, os dados do cliente que forem informados serão utilizados. Se o paciente já existe no CRM e forem informados dados como o e-mail, não será alterado o dado pré existente no CRM.
É necessário encaminhar algumas variáveis por _GET junto à URL do CRM. Além disso, o Agente precisa estar logado no CRM para ter acesso à tela de atendimento.
A URL seguirá o seguinte padrão:
http://{CAMINHO_CRM}?display=portal&m=servicedesk/ocorrencias&a=oco_edit&nomenu=&status_ramal=RECEPTIVO&ddr=UNIMED&UUID={UUID_DA_CHAMADA_TELEFONICA}&protocolo={PROTOCOLO_UNIMED}
display=portal&m=servicedesk/ocorrencias&a=oco_edit&nomenu=&status_ramal=RECEPTIVO&ddr=UNIMED
Estas informações servem para o CRM localizar a página de edição e para informar que é uma chamada receptiva vinda da URA Unimed
ID único da chamada telefônica. Pode ser utilizada posteriormete para localizar gravações e será arquivada no CRM.
&UUID={variável}
Protocolo de atendimento Unimed encaminhado pela API da URA. Ele é utilizado para trazer para o agente o chamado que foi aberto pela API.
protocolo={variável}