Manual de Procedimentos – Portal de Clientes 2.0

Data da Publicação: 04/2024

Sumário
1. Objetivo
2. Pré-Requisitos
3. Configurações
3.1. Parametrizações de Cadastro de Avisos
3.2. Empreendimento
3.3. Aba Entrar em Contato
3.4. Aba Atendimentos
3.5. Aba Consultar Ocorrências
– Aguardando Feedback
– Aguardando Avaliação
3.6. Parametrizações Financeiro
3.7. Parametrizações de Cadastro de Documentos
3.8. Parametrizações de Acompanhe a Obra
3.9. Parametrizações de Vouchers
4. Parametrizações Complementares;
5. Menu personalizado
6. Conclusão
7. Parametrizações Internas
7.1. Ativações de Ícones de Redes Sociais:
7.2. Funções de Cor e Envios Obrigatórios para o Desenvolvimento

 

1. Objetivo

Este documento tem como objetivo, apresentar um tutorial sobre as configurações que podem ser aplicadas ao contratar o Portal de Clientes 2.0 da MultidadosTI. O Portal de clientes da MultidadosTI tem como objetivo, trazer mais facilidade, familiaridade e funcionalidades para o cliente final. Tornando assim, a usabilidade muito mais fluída e intuitiva, permitindo uma comunicação direta e flexível os seus clientes.

2. Pré-Requisitos

Para aplicar as configurações aqui descritas, é necessário:

  1. Possuir um ERP para integração junto ao Portal de Clientes;
  2. Ter completado a implantação do ambiente de produção junto aos nossos consultores;
  3. Possuir um usuário master que esteja habilitado a executar as configurações aqui descritas;
  4. Ter conhecimento do cadastro de fluxos de operação, divisões, solicitações, status e campos adicionais.

3. Configuração

No conteúdo a seguir, será possível visualizar como executar dentro do ambiente do cliente as configurações aplicadas no portal de clientes demonstrado pela MultidadosTI em seu EAD e em sua demonstração comercial.

Comentando sobre as funcionalidades iniciais de nosso Portal de Clientes, é possível visualizar na imagem acima, a tela inicial, quando o usuário acessa o Portal. Veja abaixo a descrição dos itens enumerados na imagem acima:

  1. No momento da implantação do portal de clientes é possível determinar a logo que ficará em exibição, trazendo familiaridade para o portal de clientes e mantendo a identidade visual da marca;
  2. O cliente também consegue visualizar o empreendimento, bloco e unidade da qual está acessando o portal de clientes, para caso tenha mais de uma unidade;
  3. Caso o cliente tenha mais de uma unidade, ele pode facilmente trocar o acesso da unidade dele neste ícone;
  4. O cliente também consegue acessar o seu perfil, visualizando seus dados cadastrais e eventualmente solicitar alterações; Pode alterar a senha de acesso ao portal de clientes e pode sair do portal de clientes;
  5. No canto lateral esquerdo, podemos visualizar o menu de opções personalizáveis (a serem configurados no momento da implantação ou posteriormente) que o cliente poderá acessar.

Ao acessar ao portal de cliente, o cliente final é direcionado para a página de Postagens/Avisos, onde é possível visualizar, todos os avisos cadastrados por parte da empresa, a fim de que o cliente final tenha conhecimento. Sendo assim, veja abaixo, como cadastrar um aviso, no portal de clientes.

3.1. Parametrizações de Cadastro de Avisos

CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Avisos Portal

Ao acessar a tela de configuração de avisos, você poderá visualizar os avisos anteriormente cadastrados (caso tenha) e poderá editá-los. Para adicionar um novo aviso, basta clicar em “Adicionar”.

 

Após isso, você será redirecionado para a tela abaixo:

 

Obs. Todos os campos que estiverem com o ícone “*” são de preenchimento obrigatório, desta forma, atente-se a preenchê-los devidamente.
Preencha os campos acima descritos, sendo:

  1. Título: Nome do aviso que ficará disponível para visualização no Portal;
  2. Ativo: selecione para caso queira que o aviso fique visível para visualização após o cadastro;
  3. Data de Início: É possível configurar um determinado aviso para que fique disponível para visualização em uma data futura;
    I. Seguindo a mesma premissa, a “Data de Fim” serve justamente para determinar um período de visualização para determinado aviso, podendo já programar uma sério de avisos a ficarem disponível no decorrer da semana, mês ou até mesmo o ano.
  4. Empreendimento: Determine a visualização de um determinado aviso, exclusivamente para clientes de um empreendimento específico;
  5. Categoria de Clientes: A categoria do cliente é um campo nativo de integração de seu ERP para o nosso CRM, desta forma, é possível determinar a categoria do cliente e elaborar comunicações específicas para determinados tipos de clientes.
  6. Resumo: Neste campo é possível configurar a exibição de um breve resumo, conforme imagem abaixo:

 

Após a configuração do Resumo, nós iremos diretamente para o Conteúdo aqui é onde iremos complementar as informações disponibilizadas no Resumo, podendo ser um texto mais extenso e informativo. Após isso, incluiremos uma Thumb, uma imagem para complementar o aviso, servido como um recurso visual para as informações inseridas.

Obs: É possível incluir Gifs na Thumb também.

 

Após fazer todo esse processo, salve o seu aviso e conforme as configurações aplicadas de data para visualização e status de ativação do aviso, ele estará disponível para visualização no portal de clientes, como o exemplo abaixo:

Configuração:

 

Resultado: 

3.2. Empreendimento

Para que possamos garantir o funcionamento com excelência da ferramenta, é necessário configurar alguns pontos antes de liberar o acesso aos clientes finais, um deles é as informações inerentes aos empreendimentos.

CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Empreendimento


Ao seguir o descrito o usuário será redirecionado para a aba a seguir:

Importante: O cadastro dos empreendimentos sempre virá a partir da integração de seu ERP, no exemplo acima, estamos integrando em nosso ambiente de demonstração com o ERP de nosso Parceiro, Mega Sistemas.

Ao acessar a página do empreendimento, é possível verificar as informações nativas de integração advindas de seu ERP, caso queira, também poderá complementar algumas informações em nosso CRM ou no seu ERP, veja abaixo um exemplo dessas:

  1. Código do Empreendimento: Campo nativo de integração junto ao EPR;
  2. Empreendimento: Assim como o anterior, este também um campo nativo da integração com o ERP;
  3. Usuário (SPC): Como nosso ambiente de demonstração possuí outros produtos ativados, esta função diz respeito a integração do Módulo de Cobrança, do qual abordaremos em outra ocasião;
  4. Senha (SPC): Assim como mencionado acima, este campo também diz respeito a integração do Módulo de Cobrança, do qual abordaremos em outra ocasião;
  5. Disponibilidade: Está aba diz respeito ao Módulo de Assistência Técnica, e abordaremos as suas funcionalidades em outra ocasião;
  6. Personalize: Assim como a aba anterior, está aba refere-se ao Módulo de Personalize, do qual abordaremos em outra ocasião;

Os campos: CNPJ da Empresa; Total de Unidades; e Total de Unidades no CRM são campos são preenchidos automaticamente no CRM também.

Os demais campos, como: Categoria do Cliente; Nome do Contato; DDD do Contato; Telefone do Contato; e Ramal do Contato são todos editáveis. Após esses campos, seguimos para a parte inferior da tela, onde podemos localizar a descrição do empreendimento.

No campo de Descrição da foto do empreendimento, é possível inserir um texto descritivo (que poderá também ser formatada), é possível inserir imagens e vídeos do Youtube também, como o exemplo abaixo:

Referente a foto do empreendimento, você poderá providenciar uma imagem de acordo com as dimensões sugeridas, isso é:

Obs: A foto do empreendimento é o ícone que ficará disponível para visualização do cliente ao acessar o portal de clientes, na parte superior da tela.

Após todas as configurações serem devidamente incluídas, basta salvar as alterações ao final da página, e essas informações já estarão disponíveis para visualização no portal de clientes.

3.3. Aba Entrar em Contato

A aba de Entrar em contato consiste basicamente em um canal de entrada para captar os chamados abertos pelo cliente final para a empresa. Facilitando assim a triagem das informações e o departamento específico para recepcionar tal atendimento.

Assim como os demais itens do menu principal do portal de clientes, este também poderá ser personalizado de acordo com a estrutura de operação da empresa, mantendo assim a cultura de comunicação e dividindo os assuntos que poderão ser tratados via Portal de Clientes.

Importante que para seguir com a configuração desta função é necessário possuir conhecimento prévio sobre o cadastro de grupos de divisões, divisões, solicitações, fluxos de operação e campos adicionais.

A estrutura da configuração dessa opção consiste em a aba “Entrar em Contato” ser um Grupo de Divisão, as abas que abriram (Assistência Técnica, Relacionamento, Solicitações Diversas) são as divisões de atendimento, que podem ser configuradas no caminho abaixo descrito:

CRM > Cadastro > Divisões

Nesta aba de divisões, é possível verificar todas as divisões cadastradas anteriormente, e incluir uma nova. Ao localizar a respectiva divisão, clique no ícone: e após isso, será possível localizar as configurações da divisão.

Aqui iremos nos atentar ao fato de que, para que esta divisão apareça para o cliente final, dentro do portal de clientes, será necessário selecionar a função abaixo demarcada:

Após selecionar essa função, esta divisão estará disponível para visualização no Portal de Clientes, bem como todas as solicitações que estiverem atreladas à esta divisão.

Após isso, seguir com o cadastro da solicitação, como já é comumente feito, e esta estrutura se transportará como submenu, no portal de clientes.

3.4. Aba Atendimentos

A aba de meus atendimentos é utilizada somente pelo cliente final, para que ele possa acompanhar todos os chamados que abriu, respondê-los e avaliá-los também.

 

 

Para que o cliente possa visualizar determinada informação no andamento de seu chamado é necessário selecionar na operação do chamado, a função abaixo demarcada:

 

Após selecionar, incluir a informação e salvar este atendimento, o cliente já conseguirá visualizar essa informação na aba “Consultar Ocorrências”, conforme a seguir.

3.5. Aba Consultar Ocorrências:

O cliente poderá filtrar os seus atendimentos de acordo com três condicionantes, sendo elas:

 

        1. Categoria do Status: este campo é subdivido em três categorias, sendo:
          a. Em Atendimento: Todos os chamados que estiverem sendo atendidos pela central de atendimento;
          b. Pendente: Todos os chamados que ainda precisam ser atendidos pela central de atendimento;
          c. Finalizada: Todos os chamados encerrados pela central de atendimento;
        2. Data de Abertura: onde será possível buscar todos os chamados abertos em um determinado período;
        3. Ocorrência(s) Número(s): Onde o cliente incluirá o número de seu chamado para ser direcionado diretamente para esse atendimento
          Ao realizar a busca, o cliente poderá visualizar os seus chamados da seguinte maneira:

      E ao selecionar o ícone azul demarcado acima, ele poderá adentrar esse chamado, e comentá-lo caso seja de seu interesse conforme imagem a seguir:

              • Aguardando Feedback:

      Dentro do conceito de atendimento do CRM MultidadosTI, é possível estabelecer a comunicação através dos status “Aguardando Feedback” e “Feedback Retornado”. Veja abaixo uma breve explicação sobre ambos:

      Aguardando Feedback: Está função, dentro da estrutura do CRM, está como um status que não conte contra o SLA determinando para uma respectiva solicitação, uma vez que, entende-se ao selecioná-lo, de que a operação interna já foi realizada, e a empresa neste momento, aguarda o retorno do cliente sobre determinado assunto;
      Para o cliente final, quando a empresa estiver aguardando o feedback dele, ele visualizará essa comunicação na aba abaixo exemplificada.

      Para que o cliente final responda o que lhe fora solicitado, ele selecionará o botão exemplificado abaixo:

      Após isso, ele será redirecionado para a página do chamado, onde ele visualizará a comunicação da empresa e ao selecionar o botão:

      O cliente será redirecionado para a seguinte página:

              • Identificação do Número do Chamado que está sendo respondido;
              • Inclusão do comentário a ser feito, onde o cliente poderá também, formatar a mensagem como desejar;
              • Possibilidade de anexar uma mídia caso necessário. 

      Após a inclusão de todas as informações o cliente irá salvar as alterações ao final da página e assim se encerra essa operação.

      Feedback Retornado: Dentro da estrutura comentada, existe também o Feedback retornado, este status é um status automático de retorno do cliente, voltando para o painel do operador na visão dashboard ou no painel de Ocorrências, no widget abaixo. Neste status, o SLA retorna a contagem, pois entende-se que a empresa deve agir a partir da nova informação dada pelo cliente final.

              • Aguardando Avaliação:

      Realizado o atendimento do cliente, seguindo todas as etapas e devidamente finalizando-o, nosso CRM gera uma avaliação específica de atendimento para que seja atribuída uma nota de satisfação. Para a empresa que possuí o Portal de Clientes será possível que o cliente final visualize os atendimentos que necessita avaliar, na aba abaixo demonstrada.

      O cliente poderá visualizar o nome de quem realizou o atendimento, o tempo total de atendimento e as informações que estão disponíveis para ele visualizar. Para que ele realize a avaliação, basta clicar no ícone abaixo:

      Após isso o cliente será redirecionado para a página de seu atendimento, e selecionar a “Avaliar atendimento” conforme abaixo:

      Muito parecido com o “Aguardando Feedback”, o cliente será redirecionado para a página abaixo:

                    1. Identificação do Número do Chamado que está sendo respondido;
                    2. Atribuição da nota de avaliação do atendimento e inclusão de comentário caso necessário;
                    3. Inclusão de mídia também, caso seja do interesse do cliente;

      Após a inclusão de todas as informações o cliente irá salvar as alterações ao final da página e assim se encerra essa operação.

      3.5. Parametrizações Financeiro

      A aba “Financeiro” de nosso portal de cliente faz conexão direta com as informações advindas de seu ERP, falando sobre nossa conexão oficial com o ERP Sênior-Mega, conseguimos integrar as funções nativas do Portal de Clientes do ERP, sendo elas, as seguintes opções:

                    1. 2ª via de Boleto:
                    2. Antecipação de Parcelas:
                    3. Extrato Financeiro:
                    4. Demonstrativo de Valores Pagos .

            A avaliação de integrações possíveis será feita pelo desenvolvimento e o consultor responsável pelo projeto de implantação. 

          1. Nesta versão, quando o cliente final selecionar uma das opções acima descritas, ele será redirecionado para o portal de clientes Mega Sistemas, e lá, realizará a operação que deseja, devidamente logado em seu usuário e posicionado na opção que desejar.

          1. Há também a possibilidade de tornar essas opções, assim como o atrelá-los a uma solicitação assim como a “Alteração Cadastral” para isso, basta seguirmos o caminho abaixo: 

            CRM > Parametrizações > Portal de Clientes 

       

      Após seguir o caminho acima indicado, o usuário poderá visualizar novamente a tela de parâmetros avançados do Portal de Clientes, nas opções indicadas abaixo, é possível selecionar qual Divisão e Solicitação a demanda financeira será encaminhada uma vez que o cliente a selecionar, isso o direcionará para a tela de abertura de chamado com todas as informações parametrizadas para constar lá, exemplo, campos adicionais etc.

      As opções disponíveis na tela acima independem das funcionalidades nativas do seu portal de clientes do ERP uma vez que serão abertas demandas internas para o atendimento de cada uma dessas demandas.

      Após salvar essas configurações, quando o cliente final selecionar uma dessas opções, ele automaticamente irá abrir uma demanda para o departamento responsável.

      3.6. Parametrizações de Cadastro de Documentos

      Na aba de documentos é onde a empresa poderá anexar todos os documentos pertinentes ao contrato do cliente, para que ele consiga acessá-los e baixos futuramente conforme a sua necessidade.

      Para cadastrar novos documentos, antes, precisamos cadastrar a categoria do respectivo documento, sendo assim, retornarmos ao sistema e seguimos o caminho abaixo descrito:

      CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Categorias

      Ao acessar essa página, o usuário poderá visualizar as categorias já configuradas e incluir novas:

      Para inserir uma nova categoria, o usuário deverá clicar na opção “Adicionar”, ao acessar, ele será direcionado para a seguinte tela:

                    1. Código: Nesta opção será possível atribuir um código em específico para a categoria, seja ele alfanumérico ou alfabético;
                    2. Nome da Categoria: Atribua um nome para a respectiva categoria, o ideal é que o nome e o tipo de cadastro (item a seguir), façam alusão um ao outro (este item é de preenchimento obrigatório)
                    3. Tipo de Cadastro: Dentro do tipo de Cadastro temos algumas opções das quais a categoria poderá ser aplicada, veja abaixo essas opções:

      Ativo: Se essa categoria ainda está em utilização ou não.

      Após criado a categoria, iremos fazer o upload do documento em questão.

      CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Documentos

      Após seguir o caminho acima exemplificado, o usuário será redirecionado para a página abaixo:

                    1. Documentos do Contrato Mega: Como nossa base padrão está integrada com o EPR Mega Sistemas, conseguimos através de integração elencar os tipos de documentos advindos do ERP, sendo assim, é importante determiná-los ao fazer um novo upload;
                    2. Empreendimento: É possível fazer upload massivamente um documento para todos os clientes que tiverem contrato em um respectivo empreendimento;
                    3. Bloco: É possível fazer upload massivamente um documento para todos os clientes de um bloco específico de um respectivo empreendimento;
                    4. Unidade: É possível fazer upload massivamente um documento para todos os clientes que forem proprietários/tenham acesso exclusivo no portal de clientes a uma determinada unidade;
                    5. Final da Unidade: É possível fazer upload massivamente um documento para todos os clientes de uma determinada prumada em um determinado empreendimento, comumente utilizado para plantas baixas;
                    6. Cliente: É possível fazer upload um documento exclusivamente para um cliente,
                    7. Categoria de Cliente: Seguindo a configuração anteriormente feita, podemos atribuir alguns documentos para uma determinada categoria de clientes

      Após preencher todas as informações e selecionar qual tipo de documento do contrato (Mega) se refere esse documento, uma caixa de upload do arquivo surgirá, selecione o arquivo e salve a operação no canto inferior direito da tela.

      Após isso, o documento cadastrado estará disponível para visualização dos usuários permitidos a visualizar.

      Importante!
      Para os clientes que possuírem a integração com plataformas de assinatura contratada, é possível incluir o CRM Multidados como visualizador da assinatura e após a conclusão do processo de assinatura, o upload do documento será feito respectivamente para o cadastro do signatário.

      Para maiores informações, entre em contato com o nosso comercial.

      3.7. Parametrizações de Acompanhe a obra

      Dentro da aba de Acompanhamento de obra é possível atualizar e manter visível para o cliente o andamento da construção de seu e-mail.

      Para promover o pleno funcionamento desta função, é necessário inicialmente, parametrizar a categoria dos itens que estão exemplificados no item 1 da imagem acima, é necessário seguirmos com a configuração da Categoria do respectivo item, igualmente ao que instruímos no item de Documentos. Veja abaixo novamente as instruções de configuração:

      CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Categorias

      Ao acessar essa página, o usuário poderá visualizar as categorias já configuradas e incluir novas:

      Para inserir uma nova categoria, o usuário deverá clicar na opção “Adicionar”, ao acessar, ele será direcionado para a seguinte tela:

                    1. Código: Nesta opção será possível atribuir um código em específico para a categoria, seja ele alfanumérico ou alfabético;
                    2. Nome da Categoria: Atribua um nome para a respectiva categoria, o ideal é que o nome e o tipo de cadastro (item a seguir), façam alusão um ao outro (este item é de preenchimento obrigatório)
                    3. Tipo de Cadastro: Dentro do tipo de Cadastro temos algumas opções das quais a categoria poderá ser aplicada, veja abaixo essas opções:

                   4. Ativo: Se essa categoria ainda está em utilização ou não.

      A partir disso, esses itens cadastrados como categoria, estarão disponíveis para visualização no caminho a seguir:

      CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Empreendimentos

      Ao acessar essa página, será possível visualizar todos os empreendimentos integrados a partir de seu ERP, a atualização das informações dos empreendimentos poderá variar de acordo com o seu ERP e o laudo de integração estipulado por nossa equipe técnica.

      Já conhecemos essa tela, de acordo com o que foi apresentado nas configurações do empreendimento, para inclusão das informações/descrição do empreendimento.
      Agora, iremos editar o empreendimento de preferência, e iremos nos direcionar à aba “Acompanhamento de Obra”.

                    1. Categoria: Fases de construção a serem cadastradas de acordo com o que for medido na execução da obra;
                    2. %de Andamento da Obra: Porcentagem de evolução de execução de acordo com a medição da obra;
                    3. Ordem de Importância: de acordo com o item que for sendo atualizando, o sistema, para a exibição no portal de clientes, sempre exibirá do menos executado para o mais executado;

      Após inserir as informações do andamento da obra, o próximo passo é seguir com o cadastro das imagens da atualização.

              • Mês: Escolha dentre os 12 meses a qual esta imagem se refere;
              • Ano: Informe o ano que se refere essa medição;
              • Arraste e Solte: O usuário poderá arrastar e soltar mais de uma imagem dentro dessa caixa para fazer um upload mais rápido;
                Após a inclusão de imagens também é possível incluir vídeos para tornar mais interativa a navegação do cliente final dentro do CRM.
              • Mês: Escolha dentre os 12 meses a qual este vídeo se refere;
              • Ano: Informe o ano que se refere essa medição;
              • ID do vídeo: Para que seja possível anexar um vídeo é necessário que o vídeo esteja postado no Youtube, para que possamos providenciar a exibição online.

      Acima também podemos visualizar algumas sobre o vídeo em questão.

      Importante!
      Será exibida dentro do Portal de Clientes, somente o histórico das últimas 3 atualizações do andamento de obra, subentende-se que para os clientes que façam a atualização mensal, os últimos 3 meses.

      3.8. Parametrizações de Vouchers

      Dentro de nosso portal de clientes, a fim de que seja possível o reforço da marca e promover o entretenimento do cliente com um clube de vantagens, é possível cadastrar alguns vouchers para utilização.

      CRM > Cadastro > Portal de Clientes > Vouchers 

      Após seguir o caminho acima descrito, o usuário será redirecionado para a seguinte tela:  

                    1. Código: Código que será atribuído ao voucher, a fim de facilitar a pesquisa; 
                    2. Nome: Nome que será atribuído ao voucher, Exemplo: “Voucher MultidadosTI”; 
                    3. Empreendimentos: A quais empreendimentos este voucher estará disponível para resgate; 
                    4. Categorias de Clientes: A quais categorias de cliente este voucher estará disponível para resgate; 
                    5. E-mail de Contato: Para caso algum cliente final queira resgatar o voucher e falar com algum responsável da loja em questão; 
                    6. Telefone de Contato: Para caso algum cliente final queira resgatar o voucher e falar com algum responsável da loja em específico; 
                    7. Data de Início: Data de início da vigência do Voucher; 
                    8. Data de Fim: Data final da vigência do Voucher; 
                    9. Tipo de Voucher: Onde é possível determinar se este é um voucher de resgate único ou de múltiplos resgates: 

                    1. Único: Neste modelo, o voucher será um único código a ser resgatado uma única vez; 
                    2. Múltiplos: Nesta opção, o usuário poderá subir uma lista de vouchers para resgate, onde ao resgatar um voucher, ele não poderá ser resgatado por outra pessoa, e seguirá o próximo voucher da lista 

      Para incluir a lista de vouchers, deverá providenciar um arquivo CSV (separado por vírgulas) em Excel para fazer o upload no sistema, informe a partir da linha “1” a listagem de vouchers conforme abaixo:  

      Ao salvar, o arquivo, selecione no tipo de documento a seguinte opção:  

      Ao salvar o arquivo, retorne ao sistema, e dirija-se a opção “Importar CSV” conforme a imagem abaixo:  

                    1. Clique para selecionar o arquivo salvo no formato “CSV”; 

                    1. Selecione o arquivo; 

                    1. Salve o arquivo; 

      Após salvar o arquivo, o sistema irá fazer a contagem de quantos vouchers foram informados no arquivo; 

      Ao clicar em “Visualizar Vouchers” também é possível visualizar quais os vouchers estarão disponíveis para resgate no Portal, como uma dupla conferência:

      Ativo: Informar se o Voucher está ativo para ser resgatado, isso irá influenciar em sua exibição no Portal de Clientes´; 

      Voucher:  Caso tenha selecionado a opção de “Tipo de Voucher: Único” neste campo o usuário irá informar o nome do voucher a ser resgatado

      Observação: Neste campo, é possível informar uma observação sobre o voucher a ser resgatado pelo cliente, caso tenhas regras ou condições específicas; 

                    1. Foto do Voucher: Respeitando os tipos de arquivos e as dimensões sugeridas, para tornar a visualização dos ícones mais coerente com a ferramenta.  

                    1. Adicionar Imagem: insira a imagem desejada.  

      Após inserir todas as informações acima descritas, salve a configuração no canto esquerdo inferior da tela, e o voucher em questão estará disponível para resgate por parte do cliente final.  

      4. Parametrizações Complementares

      O usuário caso queira também poderá aplicar configurações avançadas em sua base 

                      1. Habilita vouchers no portal de Clientes: Ao selecionar essa opção, o usuário poderá selecionar se essa aba irá abrir no portal de clientes, sim ou não;

                      1. Habilitar documentos no portal de clientes: Assim como a opção acima, selecionar essa opção permitirá que a aba de Documentos apareça no Portal de Clientes sim, ou não;

                      1. Habilitar acompanhamento de obras no portal de clientes: Novamente, assim como as opções acima, ao selecionar essa opção, o usuário habilita a visualização da aba em questão.

                      1. Título da opção de Voucher no Menu: Ao incluir informações nesse campo, ele irá aparecer no seguinte local indicado abaixo:

      5.Mensagem Superior na tela de Vouchers: Ao inserir informações neste campo, ele preencherá na tela de vouchers como um aviso ou instrução para o resgate do voucher;

      5. Menu Personalizado.

      Conforme mencionado anteriormente o menu lateral do Portal é plenamente personalizável a partir das configurações iniciais, e nessa tela iremos verificar qual o nível de personalização dá árvore de menu.

      CRM > Parametrizações > Portal de Clientes – Menu Personalizado.

      Ao acessar o caminho acima descrito, o usuário será redirecionado para a seguinte tela:

                    1. Árvore do Menu: Escolha nessa página a aba em específico que se deseja personalizar;
                    2. Editar Árvore: Personalize as informações das quais se deseja alterar;
                    3. Nome: Altere o nome da opção;
                    4. Ícone: Selecione dentro de uma cartela de mais de 1000 ícones o que mais faça sentido para a sua aba no portal de clientes;
                    5. URL: Faça a referencia da aba nativa do portal de clientes da qual se deseja redirecionar o usuário final;
                    6. Abrir em uma nova aba: Selecione se deseja ao acessar essa opção, o usuário será redirecionado para uma outra aba no navegador.

      6. Conclusão

      Essas são todas as parametrizações possível de serem efetuadas para o pleno funcionamento do portal de clientes da MultidadosTI. Caso sinta necessidade, acesse também o nosso curso no EAD, onde demonstramos praticamente todos os parâmetros detalhados ao decorrer deste documento. 

      Se caso ainda sentir alguma necessidade de acompanhamento para os parâmetros a serem efetuados, entre em contato com o nosso comercial através dos canais disponíveis no link abaixo e solicite uma consultoria. 

      *Fale Conosco

       

      7. Parametrizações Internas

      O texto a seguir refere-se a parametrizações internas a serem ativadas por parte do suporte/desenvolvimento MultidadosTI. Para que os clientes solicitem essas ativações, deverão abrir um chamado junto aos responsável na MultidadosTI para devida configuração. 

      7.1. Ativações de Ícones de Redes Sociais:

      O Portal de Clientes 2.0 possuí como função nativa a conexão para redirecionamento às redes sociais dos clientes, eles por sua vez, ficarão disponíveis para visualização no rodapé do Portal.

      Para cadastrar os links de redes sociais, é necessário ativar o desenvolvimento da OC 106598.

      Após a ativação da OC indicada acima, basta inserir o link na variável INI de rede social condizente com a rede social que deseja ser exibida. Veja os exemplos abaixo: 

          • instagram_link_portal
          • facebook_link_portal
          • linkedin_link_portal
          • youtube_link_portal
          • pinterest_link_portal
          • tiktok_link_porta

      Após toda a configuração a visualização dos ícones das redes sociais ficará da seguinte forma: 

      Visão Desktop:

      Versão Mobile:

      7.2. Funções de Cor e Envios Obrigatórios para o Desenvolvimento:

      No PDF a seguir encontram-se as orientações sobre as cores do Portal de Clientes 2.0, que deverão obrigatoriamente ser encaminhadas a MultidadosTI para finalização do Projeto de instalação do Portal.