Para realizar o cadastro do SMTP, primeiramente você deverá solicitar algumas informações para o TI da empresa que está recebendo a implantação.Após coletar esses dados acesse o seguinte caminho no sistema: CRM > PARAMETRIZAÇÕES > E-MAIL SMTP
Clique no botão “+adicionar”
Nesta tela, você terá algumas opções como:
Após preencher todos os dados, clique em “incluir“ para cadastrar a caixa de email.
O que é o imap? É a caixa de e-mail que será responsável pela recepção dos emails.
Para cadastrar o imap, seguiremos o mesmo caminho do SMTP: CRM > PARAMETRIZAÇÕES > E-MAIL SMTP
Primeiramente, precisamos entender como funciona essa abertura e o que se faz necessário para o total funcionamento da solução.Como funciona? Antes de iniciar essa configuração se faz necessário abrir uma ocorrência para que nosso suporte configure um cron (consulta_mails.php), assim que este cron estiver configurado no ambiente, vamos para o próximo passo.
Parametrizações para que as ocorrências possam ser abertas por email, para isso, acesse: CRM > Parametrizações > Geral > Aba Abertura de Ocorrência por E-mail.
Entendendo as flags dessa tela:
– Habilita abertura de ocorrências por email: esta flag permitirá que o sistema abra ocorrências a partir de um email enviado do cliente;– Permite cadastrar novo cliente a partir do e-mail remetente caso não exista cliente ou contato: esta flag permitirá que o sistema crie um cliente caso o remetente do email não esteja cadastrado em nenhum cliente;– Código do Cliente padrão para triagem de ocorrências abertas por e-mail: É obrigatório informar um cliente padrão caso a flag acima esteja habilitado;– Exibir mensagem padrão: “Responda acima desta linha. Não altere o Assunto”: Desabilitar o template padrão de cabeçalho;– Exibir histórico de conversa no e-mail de resposta: Anexa o histórico da conversa por email;– Reabrir ocorrências encerradas na movimentação por E-mail: Quando uma ocorrência é encerrada e o cliente enviar um novo email nessa conversa, a ocorrência é reaberta automaticamente;– Quando ativada, a ocorrência não mudará para o status de “lida” automaticamente: Ocorrência não faz a movimentação do status.
Para que o cliente mande um e-mail através da caixa cadastrada e nosso CRM automaticamente abra uma ocorrência com o conteúdo deste email, vamos precisar já ter previamente cadastrado uma divisão e uma solicitação, pois a configuração a seguir será através da solicitação.Então vamos lá, acesse: CRM > Cadastro > Solicitações.Clique em “enviar” para aparecer todas as solicitações ou utilize os filtros para encontrar a desejadaApós localizar, clique no lápis para realizar a edição da mesma, conforme print abaixo:
Agora, dentro da solicitação, logo no “cabeçalho” você verá algumas abas, selecione a opção “Abertura por E-mail”:
Pronto, agora que já sabe todas as opções basta configurar de acordo com as orientações acima e clicar no botão “salvar”
Vamos entender agora como funciona as interações entre empresa e cliente, lembrando que essas interações podem ser:
Certo, já sabemos os tipos de interações que temos, vamos aprender a configura-la. Para isso se faz necessário ter status configurados para essas ações (podendo ou não estar em fluxo de operação), porém, vamos entender a fundo como funciona.
Vamos configurar então, inicialmente, um disparo de email unilateral, para isso, acesse: CRM > CADASTRO > STATUS
Escolha o status que você deseja e clique no lápis para realizar edição:
O que são os Layouts de Email?
Layouts de Email funcionam como templates, você pode cadastrá-los e os utilizar como corpo principal de um email ser enviado.Você pode definir as regras que farão com que o email somente seja enviado em algumas circustâncias ou cenários específicos
Como podem ser usados os Layouts cadastrados?
Caso em Servicedesk > Parametrizações > Geral > Regras para E-mail a configuração “Layout será validado por” esteja selecionada a opção “Empreendimento”, o Layout será usado somente caso o cliente para qual foi aberta a ocorrência esteja no projeto com o mesmo empreendimento definido na regra desse Layout. O mesmo para divisões. Somente respeitará a Divisão pré-definida no Layout.O Evento de disparo do email será feito ao movimentar a Ocorrência.
Como funcionam as regras do Tipo de Email?
É possível definir regras dentro de um Layout.Ao selecionar o Tipo de Email, a lista de Configurações disponíveis irá apresentar as opções de acordo. Será possível adicionar a variável %corpo_mensagem% para resgatar o corpo do email configurado nessa mensagem ou status.Selecionando o Tipo de Email como Status, as regras do Layout serão as mesmas definida no Status escolhido.Selecionando o Tipo de Email como Mensagem, a regra será baseada na mensagem escolhida. Você pode cadastrar mensagens em CRM > Parametrizações > Email Mensagens.Selecionando o Tipo de Email como Todos, ambas as configurações ficarão disponíveis. Não sendo necessário cadastrar mensagens adicionais.
Caso durante os testes, apresente o seguinte erro:
Cadastrando Layouts de Email
Em CRM > Cadastro > Menu Avançado > Layout de Email você pode cadastrar e editar as regras dos templates.
Exemplos de utilização de templates em alguns cenários
Primeiro cenário: Regra e Mensagem configurado direto no template.
Adicionado a regra “Teste Regra Empreendimento 3” no status “ENVIA SIMULAÇÃO AO CLIENTE – E-MAIL”
Teste de Ocorrência com um projeto vinculado ao empreendimento selecionado no template.
Ao movimentar a ocorrência para o status configurado com a regra, o e-mail é enviado.
Segundo Cenário: Regra e Mensagem configuradas nos details do template
Regra
Mensagem
Movimentando a OC novamente para o status configurado. O template é carregado corretamente.
Template configurado com a regra DIVISÃOPrimeiro Cenário: Regra “Projetos” e a Mensagem “abertura-para-area” configurada no template.
As mensagens funcionam como eventos. Você pode configurá-las em CRM > Parametrizações > Email Mensagens
No teste atual, o email será enviado ao abrir uma Ocorrência na Divisão “PROJETOS“.
Segundo Cenário: Regra e Mensagem configurada na aba de configurações adicionais do layout
Após abrir OC
Email enviado
Email enviado com a variável %corpo_mensagem% preenchida com o corpo email configurado na mensagem.
Funcionalidade OC#105799
No recurso do template de e-mail foi notado que o FROM não foi planejado. No momento o sistema parece estar pegando a configuração padrão, seja ela do email do status ou do email mensagem.
Se o from for preenchido, ele deve substituir o padrão, porém se um trim deste campo retornar uma string vazia, mantenha o padrão. É possível deixar o campo em branco para usar o valor padrão do email mensagem ou do cadastro de email do status.