Pra que serve? Este manual serve para demonstrar para o cliente como cadastrar um projeto Budget. O Budget significa orçamento e pode ser utilizado por qualquer departamento que deseja manter controle de rentabilidade do projeto. Ele permite que o Gerente de Projetos realize um orçamento prévio, podendo obter um melhor planejamento, estimativa, orçamento e controle dos custos.
Pré-requisitos: este manual não possui pré-requisitos ( talvez uma xícara de café quente ).
Para estar realizando o cadastramento do budget clique em Projetos > Cadastros > Listar Todos. Você pode adicionar um novo projeto ou editar um existente. Quando clicar na aba Budget você verá um resumo do projeto.
Em Recursos Humanos Solicitados – Adicionar Linha ( exemplificado na imagem abaixo )
O exemplo acima esta preenchido da seguinte forma: foi selecionada a categoria do prestador, neste caso cadastramos duas: GERAL e LIDER DESENVOLVIMENTO.
A partir da versão 2020.04.3 podemos escolher qual será o prestador do projeto através do ícone de pessoas ao lado de Selecione, e a seguinte tela será aberta.
E também na versão 2020.04.3 a Data Inicial e a Data Final aparecem lado a lado, assim não precisa clicar em Configurações avançadas para o detalhamento da data.
( imagem abaixo )
Foi indicada a quantidade de horas que este prestador irá atuar no projeto, e depois qual o custo que ele gera. No caso acima o prestador com categoria de GERAL gera um custo de R$200,00, no entanto o gerente do projeto esta vendendo os serviços dele por R$250,00, com é gerado um retorno de 25%.
Depois de preenchido o Cadastro de RH, não se esqueça de salvar.
Clicando em Despesas serão mostradas apenas as despesas cadastradas previamente para o projeto. O gerente de projetos tem autonomia para definir os valores relacionados à despesa.
Ele define o valor unitário, o valor máximo cliente e prestador, bem como se há limites de valores, se cobrável e reembolsável para o prestador.
A parte do cadastro de eventos serve exclusivamente para incluir Eventos que irão acontecer no projeto e quer orçar seu valor dentro dos custos do projeto.
É um campo simples, onde será incluído o nome do evento, a data de previsão e o valor.
Nesta tela, temos as seguintes informações complementares.
Obs: Ao clicar em uma versão não será possível alterar a versão anterior, criando uma nova versão o sistema obriga a alteração de versão. Exemplo: Versão: vs 001 para vs 001-1.
A versão antiga poderá ser visualizada conforme mostra a imagem abaixo:
Obs: As solicitações de recursos somente são enviadas ao RH após gerar contrato.
Existem dois tipos de margem no Budget: Vendida e Projetada.
Exemplo: Foi informado para o cliente que precisaria de 10 recursos, no entanto foram alocados apenas três que executariam o trabalho dos 10, ou seja, você estará aumentando ainda mais a sua margem de lucro.
Em resumo, a margem vendida quando configurada para ser fixa, serve para dar uma base à margem projetada (em relação aos custos e valores que o projeto terá), mas deve-se levar em consideração que o que você esta projetando esta dentro do valor determinado na margem vendida ou se corre o risco de prejuízos. Exemplo:
Vendida
Custo
Lucro
Prejuízo
R$100.000,00
R$50.000,00
50%
Nenhum
Projetada
R$40.000,00
60%
R$60.000,00
40%
10% com base na vendida
Ou seja, inicialmente foi projetado que teria um custo de R$50.000,00, mas o projeto foi realizado gastando R$40.000, portanto a margem aumentará para 60%, ou projetado que teria um custo de R$50.000,00, mas o custo do projeto foi de R$60.000, portanto a margem diminuirá para 40%.
O conceito de custo no budget é um custo de referência (não obedece ao custo real do prestador) e ele não pode ser alterado. Ao final do projeto você terá a análise de onde impactou as diferenças.
O correto é você utilizar um custo médio por categoria (tabela de preço) prevendo modificações posteriores. No budget você irá alterar apenas o preço de venda.
Quando é gerada uma versão do budget sem as despesas, você só conseguirá lançar até a data final da versão anterior (caso ela tenha despesas). Este problema emite a seguinte mensagem no lançamento: LANÇAMENTO DE DESPESA: DATA EXPIRADA.
Quando a despesa é de reembolso ela não pode alterar a margem do budget. Pois o dinheiro vai entrar e sair.
Aproveite que esta aqui e de uma olhada nesses artigos relacionados:
Manual Projeto – Budget do Projeto