Pra que serve? Este manual serve para demonstrar para o cliente como cadastrar um projeto Budget. O Budget significa orçamento e pode ser utilizado por qualquer departamento que deseja manter controle de rentabilidade do projeto. Ele permite que o Gerente de Projetos realize um orçamento prévio, podendo obter um melhor planejamento, estimativa, orçamento e controle dos custos.
Pré-requisitos: este manual não possui pré-requisitos ( talvez uma xícara de café quente ).
Cadastramento de Budget
Para estar realizando o cadastramento do budget clique em Projetos > Cadastros > Listar Todos. Você pode adicionar um novo projeto ou editar um existente. Quando clicar na aba Budget você verá um resumo do projeto.
- Resumo do Projeto – Informa sobre as inclusões realizadas pelo gerente em relação aos recursos necessários para o projeto, bem como as despesas disponíveis, serviços e eventos.
Adicionar Grupo de Recursos Humanos
Em Recursos Humanos Solicitados – Adicionar Linha ( exemplificado na imagem abaixo )
- Selecionar a categoria do prestador, o período em que o mesmo estará alocado no projeto e quantidade de horas que irá trabalhar.
- O campo “R$ Custo/Hora” será preenchido de acordo com o valor informado no cadastro de categorias. Todavia se o gerente quiser estipular um valor diferente de venda dessas horas, o mesmo poderá incluir um valor diferente no campo “R$ Venda/Hora”.
- Será mostrada a diferença em R$ do Custo e da Venda, bem como sua porcentagem.
O exemplo acima esta preenchido da seguinte forma: foi selecionada a categoria do prestador, neste caso cadastramos duas: GERAL e LIDER DESENVOLVIMENTO.
A partir da versão 2020.04.3 podemos escolher qual será o prestador do projeto através do ícone de pessoas ao lado de Selecione, e a seguinte tela será aberta.
E também na versão 2020.04.3 a Data Inicial e a Data Final aparecem lado a lado, assim não precisa clicar em Configurações avançadas para o detalhamento da data.
( imagem abaixo )
Foi indicada a quantidade de horas que este prestador irá atuar no projeto, e depois qual o custo que ele gera. No caso acima o prestador com categoria de GERAL gera um custo de R$200,00, no entanto o gerente do projeto esta vendendo os serviços dele por R$250,00, com é gerado um retorno de 25%.
Depois de preenchido o Cadastro de RH, não se esqueça de salvar.
Despesas do Projeto
Clicando em Despesas serão mostradas apenas as despesas cadastradas previamente para o projeto. O gerente de projetos tem autonomia para definir os valores relacionados à despesa.
Ele define o valor unitário, o valor máximo cliente e prestador, bem como se há limites de valores, se cobrável e reembolsável para o prestador.
Eventos
A parte do cadastro de eventos serve exclusivamente para incluir Eventos que irão acontecer no projeto e quer orçar seu valor dentro dos custos do projeto.
É um campo simples, onde será incluído o nome do evento, a data de previsão e o valor.
Detalhes do Projeto
Nesta tela, temos as seguintes informações complementares.
- Tabela de referencia: é a tabela de referência que já foi cadastrada inicialmente no projeto, se este projeto emitira nota de debito, com informações das suas despesas.
- Versão: é onde se define que define qual a versão atual, para cada alteração de budget será necessário atribuir uma nova versão.
Obs: Ao clicar em uma versão não será possível alterar a versão anterior, criando uma nova versão o sistema obriga a alteração de versão. Exemplo: Versão: vs 001 para vs 001-1.
A versão antiga poderá ser visualizada conforme mostra a imagem abaixo:
- A Visualiza a versão antiga, quando criada uma nova versão esta não poderá ser editada, ficando apenas para consulta.
- B Mostra as versões atribuídas ao projeto.
- C Mostra o status em que se encontram as versões, neste caso NOVA VERSÃO significa que foi gerada uma nova versão.
Obs: As solicitações de recursos somente são enviadas ao RH após gerar contrato.
- Tipo de Margem: em Tipo de Margem, poderá definir se é do tipo Margem Vendida ou Margem Projetada. (Bem como outras opções que podem ser cadastradas em: Cadastro > Tabelas Auxiliares > Tipo de Margem).
- Overhead: o campo Overhead corresponde às despesas gerais de uma empresa, nele você pode selecionar as despesas tanto como porcentagem como em valores.
- Impostos: os impostos devem ser previamente cadastrados, e os mesmos poderão ser utilizados a fim de obter um melhor retorno do orçamento.
- Desconto comercial: no desconto comercial, podemos cadastrar um desconto para o cliente no pagamento do projeto. Tanto em percentual, quanto em valor real.
Margem de Budget
Existem dois tipos de margem no Budget: Vendida e Projetada.
- Margem Vendida: a margem vendida é aquela que vai ser apresentada para o cliente. Por exemplo: foi vendido um Projeto para um cliente por R$100.000,00(considerando tenha sido definido inicialmente que a Margem vendida não pode ser alterada como na figura abaixo). Sendo que seu custo foi de R$50.000,00 o que irá gerar uma margem de 50%. Portanto, a margem de venda do Projeto será fixa.
- Margem Projetada: Já na margem projetada, (onde são controlados os gastos do Projeto), tudo que for incluso (tais como recursos e despesas) poderá gerar variação da margem. Visto que este cálculo está relacionado aos gastos que você terá no projeto e não diretamente a margem de venda do projeto.
Exemplo: Foi informado para o cliente que precisaria de 10 recursos, no entanto foram alocados apenas três que executariam o trabalho dos 10, ou seja, você estará aumentando ainda mais a sua margem de lucro.
Em resumo, a margem vendida quando configurada para ser fixa, serve para dar uma base à margem projetada (em relação aos custos e valores que o projeto terá), mas deve-se levar em consideração que o que você esta projetando esta dentro do valor determinado na margem vendida ou se corre o risco de prejuízos. Exemplo:
Vendida |
Custo |
Lucro |
Prejuízo |
R$100.000,00 |
R$50.000,00 |
50% |
Nenhum |
Projetada |
Custo |
Lucro |
Prejuízo |
R$50.000,00 |
R$40.000,00 |
60% |
Nenhum |
Projetada |
Custo |
Lucro |
Prejuízo |
R$50.000,00 |
R$60.000,00 |
40% |
10% com base na vendida |
Ou seja, inicialmente foi projetado que teria um custo de R$50.000,00, mas o projeto foi realizado gastando R$40.000, portanto a margem aumentará para 60%, ou projetado que teria um custo de R$50.000,00, mas o custo do projeto foi de R$60.000, portanto a margem diminuirá para 40%.
Custo Prestador
O conceito de custo no budget é um custo de referência (não obedece ao custo real do prestador) e ele não pode ser alterado. Ao final do projeto você terá a análise de onde impactou as diferenças.
O correto é você utilizar um custo médio por categoria (tabela de preço) prevendo modificações posteriores. No budget você irá alterar apenas o preço de venda.
Despesas
Quando é gerada uma versão do budget sem as despesas, você só conseguirá lançar até a data final da versão anterior (caso ela tenha despesas). Este problema emite a seguinte mensagem no lançamento: LANÇAMENTO DE DESPESA: DATA EXPIRADA.
Quando a despesa é de reembolso ela não pode alterar a margem do budget. Pois o dinheiro vai entrar e sair.
Você acaba de finalizar mais um de nossos manuais, parabéns!
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