Este Manual (MN) Personalize, tem como finalidade a demonstração e configuração do módulo Personalize, onde os clientes poderão realizar as personalização da unidade de empreendimentos recém adquirida.
Para habilitar o personalize, se faz necessário algumas configurações que serão apresentadas a seguir. A cada personalização será aberta uma ocorrência, para abrir uma ocorrência se faz preciso o cadastro de uma divisão e o cadastro de uma solicitação.
Para cadastra uma divisão, precisamos ir para CRM>Cadastro>Divisões, clique no botão Adicionar divisão, para que se abra tela de cadastro.
Nesta tela temos duas abas Dados Gerais e Chat.
Clique no botão Salvar.
Para cadastra uma solicitação, precisamos ir para CRM>Cadastro>Solicitações, clique no botão Nova Solicitação, para que se abra tela de cadastro.
Nesta tela temos quarto abas Dados Principais, Permissões, Chat e Chat Bot.
Para cadastra um Campo Adicional Clientes, precisamos ir para CRM>Cadastro>Menu Avançado>Campos Adicionais> Clientes, clique no botão Nova Campo Adicional, para que se abra tela de cadastro.
Clique no botão Gravar.
Importante!!! * Os códigos para cadastro dos Campos Adicionais para Personalize precisam ser estes, 1° campo adicional habilita_personalizacao e 2° campo adicional segunda_personalizacao, muita atenção na hora de digitação destes códigos. não pode conter espaço em branco, no começo do código e no final dele, não pode ser usar caracteres especiais.*
Neste item veremos um passo a passo de cada configuração do Personalize. Sendo elas Bloco, Empreendimentos, Forma de Pagamento, Personalização da Planta, Plantas, Tipologias, Unidades e Vouchers.
Acessando CRM>Cadastro>Personalize.
1° Passo Bloco: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Bloco. Abre a tela de Inclusão do cadastro de Blocos dos Empreendimentos. Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastrados os blocos dos empreendimentos (torres), com o cadastro é bem simples, defina um código do bloco*, um nome do Bloco*, associando a um Empreendimento* e ativar o bloco. Como na imagem abaixo.
Assim que feito o cadastro, clique no botão azul Incluir.
2° Passo Empreendimentos: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Empreendimento. Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastrados os novos empreendimentos, nesta tela teremos quarto abas sendo elas Principal, Personalize, Acompanhamento da obra e Cadastro de documentos, nestas abas faremos algumas definições de itens importantes relacionados a valores e pagamentos das customizações.
a. Código do Empreendimento*: Aqui temos que definir um código para nosso empreendimento.
b. Empreendimento*: Aqui temos que definir um nome do empreendimento que vamos cadastrar.
c. Usuário (SPC): Aqui inserimos um o usuário fornecido pelo serviço de proteção ao credito.
d. Senha (SPC): Aqui inserimos a senha fornecida ou usada pelo serviço de proteção ao credito.
e. Categoria do cliente: Aqui selecionamos a categoria que o cliente foi cadastro.
f. CNPJ da Empresa: Aqui inserimos o CNPJ da Empresa.
g. Nome do Contato: Aqui inserimos o nome do contato.
h. DDD do Contato: Aqui inserimos o DDD do telefone do contado.
i. Telefone do Contato: Aqui inserimos o número do telefone do contato.
j. Ramal do Contato: Aqui inserimos o ramal do telefone do contato no caso quando o telefone for fixo comercial e possua um ramal.
k. Total de Unidades Mega: Aqui inserimos o número de unidade vendidas que estão integradas ao Mega.
l. Total de Unidades CRM: Aqui inserimos o número de unidade vendidas que estão integradas ao CRM.
m. Total de Estoque: Aqui inserimos o número de unidade ainda disponíveis.
n. Descrição da foto do empreendimento: Aqui inserimos as fotos e alguma descrição referente ao empreendimento.
a. Taxa da Empresa (%):Aqui inserimos a taxa que a empresa irá aplicar na venda das unidades.
b. Taxa da Construtora (Item Padrão) (%): Aqui inserimos a taxa que a construtora irá aplicar na prestação de serviços por unidades.
c. Taxa Opcional (Item Opcional) (%): Aqui inserimos a taxa que será aplicar na prestação de serviços opcionais por unidades.
d. Imposto (%): Aqui inserimos a taxa de imposto que será aplicar na prestação de serviços e na venda das unidades.
Obs.: Existem três taxas que podem ser configuradas, Taxa da empresa, da construtora, taxa opcional e imposto. A taxa da construtora refere-se aos produtos padrões da unidade e a taxa opcional refere-se aos produtos opcionais (produtos que não são padrões).
e. Escolha da planta?: Aqui selecionamos a planta referente as unidades que serão vendidas.
Obs.: A opção “Escolha da Planta?” permite que o cliente (o contato) realize a escolha de plantas associadas a um empreendimento, bloco e unidade.
f. Personalização da planta?: Aqui selecionamos a personalização da planta referente as unidades que serão vendidas.
Obs.: A opção “Personalização da planta?” permite que o cliente (o contato) realize a personalização da planta que ele escolheu, alterando itens padrões, escolhendo outros tipos de pisos, etc…
g. Permite escolher e personalizar a planta simultaneamente?: Aqui selecionamos a permissão de escolha e personalização da planta simultaneamente referente as unidades que serão vendidas.
h. Solicitação da personalização: Aqui selecionamos qual personalização da planta estará disponível para o empreendimento.
Obs.: Quando o cliente (o contato) realizar a escolha de uma planta, será aberta uma ocorrência no sistema com a opção de planta que ele escolheu para futuros tratamentos. Aqui será definido em qual divisão e solicitação essa ocorrência será aberta.
i. Forma de Pagamento: Aqui selecionamos as formas de pagamento que serão aceita e estarão disponíveis para aquisição de unidades dentro do empreendimento.
Nesta aba inserimos as imagens do acompanhamento dos serviços que estão sendo executadas dentro do empreendimento, sendo está feita dia a dia, mês a mês e ano a ano.
Nesta aba inserimos as documentações que ficara disponível para o cliente após aquisição da unidade do empreendimento. está definida por categoria, como as copias de planta de hidráulica, elétrica, etc…
Assim que feito o cadastro, clique no botão verde Salvar.
3° Passo Forma de Pagamento: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Forma de Pagamento. Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastrada as formas de pagamento que estarão disponíveis para negociação da aquisição da unidade e personalização da mesma.
a. Descrição: Aqui temos que definir um nome para forma de pagamento, como cartão de debito, credito, vale, outros, pagamento online e boleto bancário.
b. Código: Aqui temos que definir um código para forma de pagamento.
c. Ativo: Aqui temos que ativar ou não a forma de pagamento.
d. Categoria: Aqui selecionamos a categoria que a forma de pagamento está sendo cadastrada.
e. Dias do Vencimento: Aqui inserimos a data ou datas de vencimento as parcelas.
Obs.: O campo “Dias do Vencimento” permite escolher dias de vencimento para o pagamento em boleto. Isso possibilita ao cliente (o contato), no momento de finalizar a personalização, escolher em qual dia do mês ele deseja realizar o pagamento das parcelas. Lembrando que temos que separa os dias por vírgula. Exemplo: 5, 10, 15, 20, 25 etc…
f. Máximo de parcelas: Aqui inserimos a quantidade máxima de parcelamentos.
g. Parcela inicial de juros: Aqui inserimos a parcela inicial que pode ter ou conter os juros.
Obs.: O campo “Parcela inicial de juros” informa a parti de qual parcela terá a taxa de juro embutido no valor.
Exemplo: A partir 12, já irá conter a taxa de 10% de juro incluída em cima do valor da parcela.
Assim que feito o cadastro, clique no botão Incluir.
4° Passo Personalização de Planta: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Personalização de Planta . Aqui selecionamos a planta da unidade, onde o cliente poderá fazer as personalizações que disponíveis dentro da unidade adquirida.
Exemplos: instalação de pisos, revestimentos, pinturas etc…
a. Planta atual: Selecionamos a planta que estará disponível da unidade do empreendimento.
b. Botão Adicionar Ambiente: Este item faz adição de cada ambiente da unidade. Como na imagem abaixo.
c. Botão Adicionar Crédito: Este item disponibiliza credito para o cliente usar como quiser em personalizações dentro unidades.
d. Botão Adicionar Débito: Este item faz adição dos débitos que são inseridos dentro da personalização que o cliente faz. Os valores são debitados ou subtraídos do credito que for adicionado.
Obs.: temos os botões Recarregar e Replicar Personalização, o botão Recarregar faz atualização dos itens que foram inseridos de cada ambiente adicionado, o botão Replicar Personalização faz uma cópia de todos os itens que foram inseridos dentro dos ambientes adicionado de uma personalização da planta para outra.
Veja a imagem abaixo.
Aqui temos um detalhamento de um ambiente Quarto 1 Dormitório, onde inserimos 4 itens para personalização.
5° Passo Planta: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Planta. Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastradas as plantas dos blocos(torres) de cada empreendimento, com o cadastro é bem simples, defina um Código *, um Nome *, um Empreendimento*, Ativo para ativar a planta, inserir uma Descrição e uma Observação. Como nas imagens abaixo.
6° Passo Tipologia: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Tipologia . Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastradas as tipologias das plantas das unidades de cada empreendimento, com o cadastro é bem simples, defina um Código*, um Nome*, uma Planta*, inserir uma Descrição e uma Imagem da Planta. Como nas imagens abaixo.
7° Passo Unidade: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Unidade. Clique no botão +Adicionar, aqui será cadastrada as quantidades de unidades de empreendimento, com o cadastro é bem simples tendo duas abas Gerais e Planta-Unidade-Tipologia.
Na aba Gerais defina um Código da Unidade*, um Numero de Unidade*, uma Empreendimento*, Bloco*, Ativo para ativar a planta e selecionar a Tipologia Padrão. Como na imagem abaixo.
Na aba Planta-Unidade-Tipologia, Clique no botão +Adicionar, aqui será associar as unidades de empreendimento com uma planta e uma tipologia, com a seleção bem simples, defina uma Planta* e uma Tipologia*.
Obs.: A aba Planta-Unidade-Tipologia somente estará disponível após que clique no botão salvar ou botão salvar e continuar editando da aba Gerais. Conforme a imagem abaixo. Tendo esse aviso (Este cadastro estará disponível após salvar o cadastro principal) no topo aba.
8° Passo Vouchers: Acessando CRM>Cadastro>Personalize>Vouchers. Clique no botão +Adicionar Voucher, aqui será cadastrado os vouchers de descontos das plantas das unidades de cada empreendimento, com o cadastro é bem simples, defina um Código, um Desconto Total (0 á 100%), uma inserir uma Observação e o Ativo para ativar. Como na imagem abaixo.
Temos todos os manuais citados acima e muitos outros disponíveis neste link. https://multidadosti.com.br/docs
Sobre segurança, recomendamos também a leitura do documento Segurança/ LGPD, para entendimento da Lei 13.709/2018 clicando no link. https://multidadosti.com.br/docs/arquivos/8756