Para acessá-los vá em Projetos > Relatórios > Relatórios.
Gráfico Estimativa de Término
Projetos > Relatórios > Relatórios > Gráfico Estimativa de Término
Definição: Método utilizado para analisar o desempenho do projeto através da comparação entre valores planejados e agregados e os custos reais incorridos na execução do trabalho em um determinado momento do projeto.
Valores:
ONT/BAC – Orçamento no Término (Custo Previsto) / Budget at Completion:
Horas alocadas x Custo hora do prestador
Soma de todas as alocações.
CR/ AC – Custo Real/ Actual Cost, até o momento:
É o total da multiplicação do custo horas dos prestadores e das horas já apontadas.
VA/ EV – Valor Agregado/ Earned Value % Conclusão do Projeto ():
O projeto tem um tempo previsto para ser concluído, já foram lançadas metade das horas que tinham previstas. A conclusão ainda está em 20% e restam apenas 50% do tempo pra fazer 80% do trabalho, o relatório mostra em quanto tempo e custo terão para finalizar o trabalho.
Exemplo: é lançado mais horas e consequentemente terá mais custo.
ENT/ EAC – Estimativa ao Término/ Estimated at Completion:
Será concluído com este total de custo.
Esta previsão é calculada em cima da porcentagem (VA/ EV – Valor Agregado/ Earned Value % Conclusão do Projet).
IDC/ CPI – Índice de Desempenho/ Cost Performance Index:
É a razão entre o custo previsto e o custo real do trabalho realizado, considerando a data de status.
Se o IDC for menor que um, indica que o custo real está acima do orçamento.
Se o IDC for maior que um, indica que o custo real está abaixo do orçamento.
Tempo:
Total de horas alocadas.
Total de horas que já foram lançadas.
Previsão do total de horas que precisam ser apontadas para finalizar o projeto.
Esta previsão é calculada em cima da porcentagem (VA/ EV – Valor Agregado/ Earned Value % Conclusão do Project).
Razão entre o tempo previsto e o tempo de trabalho realizado, considerando a data de status.
Se o IDC for menor que um, indica que o tempo trabalhado está acima dói previsto para o total de horas alocadas.
Se o IDC for maior que um, indica que o tempo trabalhado está abaixo do previsto pra o total de horas alocadas.
Gráfico Avançado do Projeto
Projetos > Relatórios > Relatórios > Gráfico Avançado do Projeto
Este relatório terá o gráfico, o número de horas previstas e horas realizadas do projeto.
Obedece a aba tarefas e funciona apenas para projetos tipo Project.
Painel de Projetos
Projetos > Relatórios> Painel de Projetos
Horas x Budget
As horas realizadas x horas previstas.
Horas realizadas é a mesma quantidade no Project e no Budget.
Horas x Project/ BPO
Trarão dados apenas se o projeto for do tipo Project. É referente à aba Tarefas do projeto, coluna de horas realizadas, somará todas as horas realizadas e todos os processos dentro dela. Passando o cursor por cima do gráfico conforme a figura abaixo o gráfico informará se existe Project ou não.
Análise de Término
Prazo do ENT previsto no EVA realizado. Passando o cursor por cima do gráfico como na figura abaixo ele informará se existe cronograma associado ou não no projeto.
Despesas x Budget
Despesa realizada pelo previsto do ultimo budget.
Ocorrências (SLA)
Sinaliza SLA de resposta estouradas que não estão encerradas.
Prazos de Eventos
Sinaliza atraso de eventos.
Vermelho: evento atrasado.
Amarelo: evento a 10 dias do atraso de vencimento.
Verde: sem atraso.
Importante ressaltar que quando clicado em cima de um sinalizador, automaticamente será aberto o projeto na aba respectiva em que foi clicado.
Relatório de Cronograma Project
Projetos > Relatórios > Relatórios > Relatório de Cronograma Project
Nesse relatório serão visualizadas todas as tarefas do sistema, inclusive se está sendo realizada em seus prazos, demonstrando datas, duração e horas previstas do que foi Orçado e Realizado.
Dashboard (Cronograma Financeiro)
Projetos > Relatórios > Relatórios > Dashboard (Cronograma e Financeiro)
A partir da Versão 6.0.1 os campos de horas foram modificados de decimal para hora e ao passar o mouse por cima dos títulos principais é possível visualizar uma caixa explicativa.
– Horas:
> Realizadas (CR) – Horas apontadas
> Planejadas (ONT) – Horas estimadas no budget
> Ept Real – Diferença entre orçado e o realizado
– Planejado:
> Inicio – Data inicial prevista no budget a partir da primeira alocação e a última alocação de categoria.
> Fim – Data final prevista no budget a partir da primeira alocação e a ultima alocação da categoria.
– Custo:
> IDC (Índice de Desempenho) – Mostra a Porcentagem de conclusão das atividades, para avaliar se a conclusão de dará dentro do custo previsto ou não.
> VC – Quanto gastou em valores no projeto.
– Prazo:
> IDP (Índice de desempenho) – Mostra a porcentagem de conclusão das atividades, em relação às horas (tempo).
> VP – Quanto gastou de horas.
– Outros:
> Status do Projeto – status do projeto.
> Custo Planejado – custo total planejado no budget.
> Valor Planejado – valor total planejado no budget (faturamento total).
> Custo Real – total de horas apontadas pelo prestador X valor hora cliente prestador.
> Valor/ Horas Planejadas – média de quantidade de horas estimadas no budget.
> Valor/ Horas Realizadas – horas realizadas.
> Líder – responsável pelo projeto.
Clicando no ícone Mostrar gráfico, que está presente em cada projeto serão exibidos os gráficos abaixo:
Dashboard Financeiro
Projetos > Relatórios > Relatórios > Dashboard Financeiro
– Contrato: é a primeira versão criada no budget.
– Receita Real: é o que o projeto recebeu até o momento, com base nos eventos.
– Receita Projetada: é o que o projeto falta receber ainda, também com base nos eventos.
Relatório Franquia Cliente/ Projeto
Projetos> Relatórios > Relatórios > Relatório Franquia Cliente/ Projeto
Este relatório trará os dados das horas lançadas, porcentagem de utilização e valores referentes ás franquias, separados por cliente e projeto. Porém, funcionará apenas se houverem franquias cadastradas no sistema.
Relatório PMO (Gestão Operacional)
Projetos > Relatórios > Relatórios > Relatório PMO (Gestão Operacional)
Este relatório mostra os dados do projeto de uma forma menos abrangente, porém bem eficiente para o gerenciador de nível operacional. Nele serão visualizadas as principais informações dos projetos de forma rápida e simples. Ele mostra quando começa e termina o projeto, se o rendimento está positivo ou negativo, quais ações devem ser tomadas de acordo com as informações primárias aqui apresentadas.
Descrição do procedimento
Os dados serão apresentados de acordo com o filtro aplicado.
Requisitos mínimos
É necessário que haja projetos cadastrados para gerar o relatório.
– CR – Centro de responsabilidade que esta sendo utilizado no projeto.
– Cód. Projeto – Código do projeto informado no momento do cadastro do projeto.
– Projeto – Nome do projeto do cliente informado no momento do cadastro do projeto.
– Gerente do Projeto – Responsável pelo projeto informado no momento do cadastro dos dados do projeto na aba dados do projeto.
– Data Início – Data inicial para dar início do projeto, data de abertura cadastrada na aba Dados, no cadastro do projeto.
– Data Fim – Data final para encerramento do projeto data de fechamento cadastrado na aba Dados, no cadastro do projeto.
– Evolução Realizada – O quanto de evolução teve o projeto em relação à total das previsões feitas para conclusão do trabalho, dados são apresentados apenas para projetos do tipo Project.
– Valor Receita Venda – Valor total de venda, quantidade de horas multiplicadas por valor da hora vendida.
– Valor Receita Projetado – Valor de faturamento projetado no budget.
– Valor Receita Real – Valor real calculado de acordo com os valores lançados e aprovados.
– Fluxo Receita Caixa Atual – Balanço feito e mostrado em fluxo de caixa, valor do faturamento considerando custos e despesas lançadas.
Relatório PMO (Venda, Projetado, Real)
Projetos > Relatórios > Relatórios > Relatório PMO (Venda, Projetado, Real).
O Relatório PMO demonstra a negociação de seus projetos junto ao cliente, sua situação no momento (Real + Projeção) e o Fluxo de Caixa atual (valores que já recebeu e pagou).
Com essas informações Gerentes e Diretores terão uma visão completa dos valores que foram realizados na venda, analisar o momento atual e o que já foi recebido e pago de cada projeto. Mostra o primeiro Budget aprovado e o ultimo Budget aprovado (status em verde, gerado contrato).
O Relatório possui 4 grupos de informações que são os seguintes:
Venda (Versão 1 do Budget): Os dados informados neste grupo vêm do primeiro Budget aprovado (gerado Contrato), o primeiro budget da lista, independente do número de budget cadastrado.
Projeto – Nome do projeto
> Receita – Cálculo da primeira versão do Budget. Na aba dados no cadastro de projetos no modulo de budget, tem a opção de marcar se no budget o sistema deve verificar se o total R$ eventos = total $ horas + total R$ despesas, caso a opção estiver marcada a receita consiste apenas na somatória de eventos. Se a opção estiver desmarcada a receita consiste na somatória dos eventos + horas + despesas.
> Custo – Cálculo da primeira versão do budget, resultado é calculado das horas cobráveis + horas cobráveis + despesas reembolsáveis.
> Valor Bruto – Calculo de receita – custo.
Projetado (Última versão do Budget): Os dados informados neste grupo vêm do último Budget do projeto aprovado (gerado Contrato e status em verde), isso pode ocorrer quando há uma renegociação com o cliente e houve novos valores, caso não exista repete-se os valores da primeira versão.
> Receita – Calculo da primeira versão do Budget. Na aba dados no cadastro de projetos no modulo de budget, tem a opção de marcar se no budget o sistema deve verificar se o total R$ eventos = total $ horas + total R$ despesas, caso a opção estiver marcada a receita consiste apenas na somatória de eventos. Se a opção estiver desmarcada a receita consiste na somatória dos eventos + horas + despesas.
> Custo – Calculo da ultima versão do budget, resultado é calculado das horas cobráveis + horas cobráveis + despesas reembolsáveis.
Real (custo real + Projeção): Comparamos a receita do Projetado com o custo realizado até o momento junto com um calculo de Projeção detalhado no relatório.
> % – Porcentagem das horas restantes previstas no Budget.
Base de Calculo: Total de Horas Remuneradas * 100 / Total horas previstas Budget.
Exemplo: Qtd Horas total = 100 horas previstas no Budget. Horas lançadas e aprovadas = 25, ou seja, irá mostrar 75% de horas restantes.
> Custo – Resultado do custo e calculado: horas lançadas pelo Timecard como remuneradas e não canceladas + despesas com status aguardando reembolso, e reembolso + porcentagem do custo projetado.
Fluxo de Caixa Atual: Exibimos tudo que já recebeu ou está para liberado receber (tramite de faturamento) na coluna Receita e todo custo realizado até o momento.
> Receita – É a soma dos eventos liberados na aba eventos no cadastro do projeto + eventos faturados da ultima versão do projeto
> Custo – Custos com despesas cadastradas pelo prestador.
Este relatório se encontra dentro da Aba Projetos > Relatórios em uma das opções do campo Visualização.
É possível realizar filtros para reduzir o número de projeto, visualizado apenas pelo cliente desejado, Filial, Área e/ou Equipe, Projeto de um Prestador Responsável especifico entre outras opções.
O Filtro de Data busca os projetos iniciados no período informado.
*Todos os dados apresentados nos relatórios, são mostrados de acordo com o filtro aplicado no momento da busca.
Relatório PMO (Análise do Lucro líquido atual)
Projetos > Relatórios > Relatórios > Relatório PMO (Análise do Lucro líquido atual)
Este relatório mostra de forma consolidada os valores negociados inicialmente na abertura do projeto e o seu momento atual. Um status atual da saúde financeira do seu projeto focado no lucro líquido.
> Centro de Responsabilidade: centro de responsabilidade em que o projeto foi incluído.
> Cliente: Nome do Cliente definido no cadastro do Projeto.
> Projeto: Nome do Cliente definido no cadastro do Projeto.
> Data Abertura: data em que o foi dado entrada no projeto.
> Data Encerramento: data que foi encerrado o projeto.
> Visão: descrição de valores.
Descrição das Colunas
> Coluna Venda: dados da primeira versão do Budget que foi gerado contrato.
> Coluna Planejado: dados da ultima versão do Budget que foi gerado contrato.
> Receita: valor da receita bruta no Resumo do Projeto.
> Imposto: somas dos impostos incluídos no projeto com código de NFE diferente de 04.
> Overhead: valor Overhead no Resumo do Projeto.
> Custo: custo cobrável de Recursos Humanos no Resumo do Projeto.
> Despesa: o valor é retirado do campo Custo de Despesa e se refere aos valores das despesas cobráveis.
> LAIR: lucro antes do IR, é a subtração de todos os campos descritos acima.
> IR + CSLL: Soma dos impostos incluídos no projeto com código NFE igual 04.
> Lucro Líquido: calculado da seguinte maneira, LAIR (IR + CSLL).
> Coluna Realizado: dados da ultima versão do Budget que foi gerado contrato.
> Coluna Saldo: os cálculos dos valores são – (Planejado – Realizado).
Relatório de Desempenho Comercial
Projetos > Relatórios > Relatórios > Relatório de Desempenho Comercial
Este relatório é baseado na movimentação do Status Financeiro do Projeto. Todos os Filtros são respeitados, o resultado do relatório é baseado em datas do tipo Mês e Ano, ou seja, independente do dia que foi realizado o filtro o resultado será retornado dentro deste mês e ano e com o Status da Ultima Movimentação.
O objetivo do relatório é demonstrar mensalmente, quantas propostas foram elaboradas no mês, quais foram aprovadas ou não, e demais movimentações.
> Código do Projeto: Código do Projeto conforme seu cadastro.
> Projeto: Nome do Projeto definido em seu cadastro.
> Horas Vendidas: Horas apontadas nos Recursos em Budget de Projeto campo “Qtd. Horas Finalização”.
> Faturamento Total: Faturamento total do Projeto como no Resumo de Projeto.
> Custo Total: Custo total é a soma dos (Custos de Recursos Cobráveis + Despesas não Cobráveis).
> Lucro: Lucro é baseado na Subtração do (Faturamento Total – Custo Total).
> Rentabilidade (%): A Rentabilidade (%) é Baseada no calculo (Lucro / Faturamento Total) * (100).
> Status: Status Financeiro atual do Projeto.
> Prestador Responsável: Prestador Responsável é definido no Cadastro de Projetos em Prestador de Serviço Responsável.
> Justificativa: Justificativa é apresentada quando o projeto foi selecionado com Status Financeiro Não Aceito, que neste caso, é um Campo Obrigatório no cadastro de Projeto quando selecionado.
> Mês: Mês é utilizado como agrupador do relatório, ou seja, todos os resultados estão agrupados pelo Mês – Ano de movimentação do Status Financeiro.