Para iniciar a abertura de um novo projeto entre no módulo de Projetos > Cadastro > Projeto – Incluir Novo.
Ao clicar, o sistema irá te mostrar a página abaixo contendo as opções para a realização do cadastro de um novo projeto.
(siga os passos destacados em vermelho)
* Dica importante para facilitar o cadastro do projeto:
-Código do projeto: campo onde será informado o código do Projeto, no exemplo acima o Código de Projeto Personalizado está ativo, significa que o código será gerado automaticamente no padrão personalizado do sistema.
* Essa opção é habilitada em Timesheet > Parametrização > Geral > na aba Dados Padrão.
Se o campo HABILITA PADRÃO PERSONALIZADO DE CÓDIGO DE PROJETO estiver ativo é possível informar um padrão para código de projeto.
Um opcional também é a SIGLA INICIAL CÓDIGO DE PROJETO, pois quando o padrão personalizado de código de projeto está ativo, a sigla padrão deve ser informada para gerar os códigos sequenciais dos projetos no máximos de cinco caracteres.
( siga o caminho abaixo destacado em vermelho )
Ao clicar, o sistema irá demonstrar a página a baixo, vá na aba Dados Padrão e realize o passo a passo indicado ( em vermelho )
Exemplo:
– Nome do Projeto: campo onde se define o nome do Projeto.
– Apelido: campo onde se define o apelido do Projeto.
– Cliente: cliente que o projeto será vinculado.
– Empresa Vinculada: empresa que o projeto será vinculado.
– Centro de Responsabilidade: Define o centro de responsabilidade que o projeto deverá pertencer, essa lista respeita a opção Empresa Vinculada.
– Moeda: a moeda utilizada para cobrar os valores referentes ao projeto.
– Tabela de Preço: para que o projeto busque valores para serviços, honorários e despesas deverão ser criados uma Tabela de Preço ou buscar uma tabela de referência.
– Categoria: pode-se vincular o projeto a uma categoria pré-definida antes da criação do projeto.
–Todos visualizam este projeto? : deve ser ativado de acordo com a permissão de acesso aos usuários.
– Trabalha com Service Desk: essa opção possibilita que o projeto seja visualizado pelo Service Desk.
– Trabalha apenas internamente: esta opção se enquadra apenas para prestadores que realizam um projeto dentro da sua empresa, onde não existe a necessidade de visitar o cliente. Nessa opção o projeto aparece no Service Desk, mas não aparece para o Contato de Cliente abrir ocorrência (utilizado para Service Desk).
– Data de abertura e data de encerramento: permite que seja definida uma data de abertura e encerramento para o projeto.
Obs.: para bloquear lançamentos financeiros o status deverá estar fechado.
– Cobrável: se o projeto é cobrável ou não.
– Recebe Horas de Coordenação: esta opção deve ser marcada quando o coordenador do projeto for receber um valor diferente.
– Regra: a regra está vinculada com a marcação de horas de coordenação, ela deve ser cadastrada previamente.
– Projeto Interno: para projetos realizados dentro da empresa, significa que o valor hora lançados pegará do horas internas (utilizado para Timesheet).
– Trabalhado através de: aqui estará disponível a opção de qual meio será utilizado para trabalhar no projeto, UTBMS ou Project.
– Tipo de Horas: aqui existe a opção de escolher entre um projeto de horas fechadas e um projeto de horas abertas.
* Horas Fechadas – é estipulado um valor de total de horas e a mesma não pode ser alterada.
*Horas Abertas – horas abertas podem ser alteradas durante o projeto, caso ultrapasse o tempo estimado.
– Idioma principal e secundário: qual será o idioma principal e secundário do projeto.
– Classes: se o projeto for UTBMS pode ser adicionada uma classe previamente cadastrada.
– Status Financeiro: define se o projeto está aberto, fechado e outras opções a serem escolhidas.
– Status do Projeto: pode ser escolhido um status previamente cadastrado para demonstrar como está o projeto.
– Status Comercial: esse campo deve ser previamente cadastrado com os status referente à “área comercial” da empresa, ou seja, o projeto está vendido ou está em negociação, entre outras opções.
Depois do Projeto criado e salvo estarão disponíveis várias abas como veremos abaixo.
Para acessar os Dados Complementares do projeto que você cadastrou agora, acesse o caminho Projetos > Cadastro > Projeto – Listar Todos
Ao clicar, o sistema irá te mostrar a página abaixo, onde você irá encontrar as opções (destacadas em vermelho )
– Comercial: o prestador que iniciou o projeto.
– Sócio Originador: o sócio que iniciou o projeto.
– Gerente de Serviços: o prestador de serviço que será responsável pelo projeto.
– Gerente de Projetos: o sócio que será responsável pelo projeto.
– Aceita Hora Adicional: se o projeto for de horas fechadas e esta opção estiver marcada ele aceita a inserção de horas adicionais.
– Aprovação do Cliente: se o cliente for aprovador de horas dos prestadores alocados em sua empresa, selecionar essa opção.
- Estado e cidade: estado e cidade onde será executado o projeto.
– Módulo Budget: opções a respeito do módulo budget.
– No Budget, o sistema deve verificar se o Total R$ Eventos = Total R$ Horas + Total R$ Despesas: caso essa caixa não esteja selecionada ao realizar os lançamentos no budget ele não fará verificações do total dos valores descritos ao lado. Com isso os valores de parcelas poderão ser diferentes deste total.
– Não exibir alocações no Hunting: Com esta opção marcada, os prestadores não serão alocados no banco de opções de hunting.
– Campos Adicionais: esses campos podem ser criados anteriormente, para serem preenchidos com as informações que o cliente achar necessário.
– Contatos do Projeto: nesse campo clicando em incluir podem ser inseridos os contatos responsáveis pelo projeto, com os campos Nome, Função, E-mail, Telefone e etc.
A aba Dados do Contrato é muito importante para o cadastro de um Novo Projeto, ela se divide em parte inicial, Financeiro, Dados da fatura e Dados da Nota Fiscal.
– Descrição: nesse campo deverá ser colocado um nome para o contrato.
– Nº do Contrato: O número de contrato é criado automaticamente na sequência do ultimo contrato criado caso seja selecionada a opção Gerar Número Sequencial, do contrário terá de ser preenchido manualmente.
Financeiro
– Dia Pagamento: campos referentes à data vencimento da parcela existem as opções Dia Pagamento ou Vencimento.
– Dia Faturamento: dia em que será faturada a Nota Fiscal.
– Vencimento: esse campo só será utilizado se a opção Dia Pagamento for Vencimento. Serve para pagamentos A Vista, Duas Parcelas ou A Vista Padrão.
– Operação Financeira: somente para pagamentos simples.
– Tipo Título: os tipos de títulos devem ser cadastrados previamente,dentro de Despesas > Cadastro > Prestadores de Serviço no perfil do prestador desejado, vá à aba Dados Negociação (Pessoa Física) > Tipo de Título.
– Família de Contas: a família de contas deve ser selecionada de acordo com os planos de contas já cadastrados anteriormente em Despesas > Cadastros >Menu Avançado > Famílias
Ao clicar, o sistema irá te mostrar a tela abaixo a onde você terá as opções ( destacas em vermelho ) de adicionar ou editar famílias, no exemplo abaixo estaremos demonstrando a opção de editar.
– Data de Cadastro: onde será inserido o dia de cadastro da fatura.
– Validade: a data de validade do contrato.
– Data de Início do Serviço: onde é incluída a data de início do serviço.
– Data de Início do Faturamento: é a data que se dará início ao faturamento.
– Modalidade de Contrato: a modalidade de contrato disponibiliza cinco opções – contrato por hora; por despesas; por eventos; por valor fixo e por franquias. É possível selecionar mais de uma opção ao mesmo tempo exceto a opção Franquias, pois o sistema não permite que seja selecionada com outra modalidade.
– Faturamento Internacional: marcar essa opção caso o faturamento seja para empresa fora do país.
– Relaciona Horas Avulsas/ Relaciona Despesas Avulsas: marcando essa opção, na fatura estará relacionado às horas e despesas avulsas.
– Narrativa da Fatura: neste campo será colocada a narrativa da fatura.
– Incluir Taxa Administrativa: essa taxa é um valor que pode e/ ou não ser cobrado no contrato.
– Incluir Taxa Administrativa Extra: valor extra cobrado pela taxa administrativa.
– Categoria: qual a categoria da fatura.
– Regras: regra pré – cadastrada de valores a acrescentarem ou diminuírem dos prestadores.
– Serviço: qual o serviço a ser prestado.
– Quantidade de Serviço: é a quantidade desse serviço.
– Plano de Contas: selecionar o plano de contas previamente cadastrados que será utilizado no projeto.
– Endereço de Faturamento, Cobrança e Entrega:
nesses campos será incluído o endereço para faturamento, cobrança e entrega que devem ser cadastrados anteriormente, no cadastro de cliente (Despesas > Cadastros > Clientes ( em editar ou novo usuário ) aba Dados Administrativos).
– Natureza da Operação: qual será a operação: Prestação de Serviços, revenda.
– Código Serviço NF-e: código previamente cadastrado, com os códigos de serviço do seu município.
– Código de Tributação do Município: qual o código de tributação do município.
– ISS Retido: sim ou não.
– Código Município Tributado: códigos específicos por município, que devem constar na NF.
– Operação Fiscal: qual tipo de operação está sendo realizado
.
– Tipo de Cálculo: como os impostos devem aparecer na NF.
Após realizar este passo a passo você terá conseguido cadastrar um novo projeto em nosso sistema VMulti.
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